domingo, 5 de março de 2023

atividade adaptada para pessoa em defasagem de aprendizagem série/ano.

 

1-   Leia o texto poético!

A chácara do chico bolacha!

  Na chácara do chico bolacha

O que se procura

  Nunca se acha!

Quando chove muito

O Chico brinca de barco

Porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,

Chico trabalha com enxada

E logo se machuca

E fica de mão enxada.[...]

(Cecilia Meireles. Ou isto ou aquilo. RJ. Ed. Nova Fronteira, 1997.

1-    2-  REESCREVA O TEXTO poético!

Na chácara do chico bolacha

------------------------------------------------------------------------------------------------

O que se procura

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nunca se acha!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando chove muito

--------------------------------------------------------------------------------------------------

O Chico brinca de barco

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Porque a chácara vira charco.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando não chove nada,

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Chico trabalha com enxada

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E logo se machuca

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E fica de mão enxada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3-Preencha as lacunas com as palavras que faltam de acordo com o texto acima!

Na -------cara do ---------ico bola-----a

O que se ----------cura

Nunca se a--------a!

Quando --------ove muito

O ------ico --------inca de barco

Porque a -------ácara vira  ------arco.

Quando não --------ove nada,

--------ico  -----aba------a com em-----ada

E logo se ma--------uca

E fica de mão em-------ada.

2-     Leia!

ALFABETO MAIÚSCULO!

O alfabeto maiúsculo é uma das formas de escrever as letras. Ou seja, em uma mesma frase, podemos usar letras maiúsculas ou minúsculas. As maiúsculas são usadas no início de frases. Por exemplo: O menino está feliz. ou A criança está brincando.

São empregadas para nome próprio (pessoas ou animais). Por exemplo: Pedro caiu.” ou A menina se chama Marina. Como você vê, o nome próprio sempre terá a inicial maiúscula, independente que esteja ou não em uma frase, e independente de que posição ocupe na frase. A mesma regra vale para as iniciais de nomes de países, estados e cidades, já que são nomes próprios.

A B C D E F G H I J K L  M N O P Q R S T  U V  W X Y

3-   4-   Escreva as vogais que faltam

------ B C D --------- F G H ----------J K L M N --------- P Q R S T  ----------V  W X Y Z.

 

5 -O alfabeto minúsculo é usado na maioria das palavras de uma frase. O alfabeto maiúsculo é usado nas iniciais de frases, de nomes próprios (pessoas ou animais, países, estados e municípios), em siglas, depois de pontos finais, continuativos e exclamativos. Todas outras palavras usamos as letras minúsculas.

Observação: Alguns nomes podem  confundir no uso de um ou outro nome. Então, observe que se usa minúsculas em:

·        dias, meses e estações do ano

·        fulano, sicrano e beltrano

·        formas de tratamento

·        adjetivos pátrios.

4-    6- complete com as consoantes que faltam!

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z.

A ----------------------------------------- e --------------------   i  ------------------------------ o ------------------------------- u -----------------------------------------v

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ATIVIDADE COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.

 

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- Separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- Responda sim ou não!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

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10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?

 

visioconstrução no processo de escrita.

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- RESPONDA SIM OU NÃO!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?


jogos que contribuem para a formação cidadã.

 jogos cooperativos 

dança das cadeiras;

jogo de memoria sensorial🦙

caça ao tesouro;👪

o que letra  A B?✍

contação de Histórias. ( fábulas) 𞄺🦇

adivinhações 🐂🐃 qual a diferença?



segunda-feira, 17 de outubro de 2022

substantivos

 

Escola:

Professora; Ana Maria de Jesus.

Turma/série: 5º ano.

Aprendente: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SUBSTANTIVOS

Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Substantivo

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).

Substantivos simples

  • casa;
  • amor;
  • roupa;
  • livro;
  • felicidade.

Substantivos compostos

  • passatempo;
  • arco-íris;
  • beija-flor;
  • segunda-feira;
  • malmequer.

Substantivos primitivos

  • folha;
  • chuva;
  • algodão;
  • pedra;
  • quilo.

Substantivos derivados

  • território;
  • chuvada;
  • jardinagem;
  • açucareiro;
  • livraria.

Substantivos próprios

  • Flávia;
  • Brasil;
  • Carnaval;
  • Nilo;
  • Serra da Mantiqueira.

Substantivos comuns

  • mãe;
  • computador;
  • papagaio;
  • uva;
  • planeta.

Substantivos coletivos

  • rebanho;
  • cardume;
  • pomar;
  • arquipélago;
  • constelação.

Substantivos concretos

  • mesa;
  • cachorro;
  • samambaia;
  • chuva;
  • Felipe.

Substantivos abstratos

  • beleza;
  • pobreza;
  • crescimento;
  • amor;
  • calor.

Substantivos comuns de dois gêneros

  • o estudante / a estudante;
  • o jovem / a jovem;
  • o artista / a artista.

Substantivos sobrecomuns

  • a vítima;
  • a pessoa;
  • a criança;
  • o gênio;
  • o indivíduo.

Substantivos epicenos

  • a formiga;
  • o crocodilo;
  • a mosca;
  • a baleia;
  • o besouro.

Substantivos de dois números

  • o lápis / os lápis;
  • o tórax / os tórax;
  • a práxis / as práxis.

 

 Resolução Nº 4, do Conselho Nacional de Educação, de 13 de julho de 2010, estabelece as Diretrizes Nacionais da Educação Básica, no parágrafo 3º, art.43, capítulo 1 , define as questões de gênero, entre outras, como componente integrante dos PPPs escolares. 

portanto, essas questões precisam ter um olhar diferenciado, centralizado na pessoa, bem como no seu contexto social.

Não basta somente olhar!

É imprescindível um acompanhamento minucioso, organizado e o que é mais importante, ouvir a criança, deixá-la se expressar e buscar contribuir através do processo educativo curricular. Porque somente através do processo de construção do conhecimento se poderá fazer mediações e intervenções.

Através de um conjunto de dispositivos se pode refletir as questões de gênero na escola buscando a lógica das experiencias colocando o fazer e o agir da criança em primeiro lugar. Contudo, deve-se tomar cuidado com ações estereotipadas eivadas de hipóteses e ''achismos '' que dificultam a construção dos processos identitários. 

domingo, 28 de agosto de 2022

PLANO DE AÇÃO PARA A SEMANA DA PÁTRIA DE ACORDO COM A BNCC

 

PLANO DE AÇÃO PARA SEMANA DA PÁTRIA

Escola: ----------------------------------------------------------------

Turma:-----------------------------------------------------------------

Turno: -------------------------------------------------------------------------

Período: --------------------------------------------------------------------

Professor (a) -----------------------------------------------------------------

Período: --29-/-08- /--a-07/09/2022

Plano de ação de acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular).


COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

LÍNGUA PORTUGUESA:

Ø  Reconstrução das condições de produção e recepção de textos;

Ø  Estratégias de leitura;

Ø  Revisão de texto;

Ø  Decodificação / Fluência de leitura.

HISTÓRIA:

Ø  As tradições orais e a valorização da memória.

GEOGRAFIA:

Ø  Gestão pública da qualidade de vida

MATEMÁTICA:

Ø  Medidas de comprimento, área:

Ø  Ampliação e redução de figuras poligonais em malha quadriculada, reconhecimento de congruências e da proporcionalidade dos lados correspondentes.

CIÊNCIAS:

Ø  Impactos ambientais

 

HABILIDADES:

LÍNGUA PORTUGUESA: EF15PO01, EF15PO02, EF15PO05

HISTÓRIA: EF05HI07, EF05HI09

GEOGRAFIA: EF05GE12

MATEMÁTICA: EF 05MA16, EF 05MA18, EF 05MA19

CIÊNCIAS: EF05CI02BA, EF05CI03BA, EF05CI05BA

 

PRÁTICAS DE LINGUAGENS

Ø  LÍNGUA PORTUGUESA:

Oralidade; Leitura /escuta compartilhada e autônoma;

Ø  HISTÓRIA:

Registros histórias linguagens e culturas,

Ø  GEOGRAFIA:

Naturezas, ambientes e qualidade de vida.

Ø  MATEMÁTICA:

Grandezas e medidas, geometria.

Ø  Energia e matéria

 

 

COMPETENCIAS ESPECIFICAS

LÍNGUA PORTUGUESA:1-2-3-5-7

HISTÓRIA:1-2-3-4-5-6

GEOGRAFIA: 3-5-6-7

MATEMÁTICA: 1-2-3-4-5-6-7-8

CIÊNCIAS -2-3-4-6-8

 

METODOLOGIA:

LÍNGUA PORTUGUESA:

Distribuir a cópia do hino Nacional para os aprendente em seguida

Cantar o hino nacional junto com eles;

Fazer a leitura jogralizada (cada grupo de alunos fará a leitura de uma parte).

Destacar palavra ‘’mundo’’.

Ditar para os alunos e pedir que eles soletrem para a professora;

Fazer a separação de sílabas;

Buscar no dicionário o significado das palavras que não fazem parte do uso no cotidiano.

Promover a reescrita do texto;

Em seguida fazer questionamento, como:

Quem escreveu o hino?

Quem escreveu a melodia?

HISTÓRIA: Em que ano foi escrito o hino?

Quais os motivos que levou a necessidade de escrever o Hino?

Qual o marco histórico?

Quais os personagens mais importantes?

GEOGRAFIA:

Quais os estados que contribuíram para a Independência do Brasil de Portugal?

Em que unidade Federativa aconteceu o grito do ‘’Ipiranga’’?

Qual o nome oficial do Brasil?

MATEMÁTICA:

Quais as medidas da bandeira do Brasil?

Qual o formato da bandeira?

Qual o formato do desenho da bandeira?

CIÊNCIAS:

Como era o rio na época do grito da Libertação?

Como se encontra hoje?

Qual é a vegetação?

Quais os peixes que vivem nessa região?

Será possível que ainda exista peixe?

Será que podem ser consumidos pelos humanos?

Explicar as condições da água.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

Quebra cabeça; maquete, dobraduras.

AVALIAÇÃO:

Diagnóstica:

 Formativa:

Somativa.