segunda-feira, 17 de março de 2014

conto " A formiguinha e a neve" na prática de alfabetização tendo em vista os diferentes níveis de aprendizagem morte

pintura a guache 

2giz de cera 

giz de cera 

cachorro

homem
 CONTO  " A formiguinha e a neve" na prática de alfabetização tendo em vista os diferentes níveis de aprendizagem.
sequencia didática
tema gerador:
a amizade
tempo estimado: 48 horas/aula
Eixos:
oralidade, leitura e escrita números e operações
componente curriculares: ciências história, geografia, língua portuguesa e matemática.
conteúdos:
estações do ano, animais vertebrados e invertebrados, gráficos, animais domésticos e selvagens; numerais, adição, antecessor, sucessor, sequencia numérica, cidadania, bairro onde mora, ortografia.
garantias de aprendizagem;
refletir sobre as características do gênero textual
compreender a relação do homem com a natureza.
elaborar e resolver situações problemas
identificar a ordem dos eventos.
material necessário;
papel crepom, cola branca, tesoura sem ponta cola quente , lápis colorido, canete hidrocor, caixa amplificada,
suporte pedagógico: literatura " a formiguinha e a neve".

1º momento chamadinha lúdica
2º momento leitura feita pela professora;
3º momento  apresentação da capa do livro
quem escreveu o conto?
qual o titulo do conto?
qual a moral do conto?
4º momento letra inicial dos personagens do conto;
5º momento circular no texto palavras geradoras, bem como, trocar letras , assim como, palavras dentro de palavras.
6º momento desenhar em ordem em que aparece a ordem dos personagens
7º momento corrida das formigas-
8º momento lista de animais selvagens
9º momento animais domésticos
10º momento cartaz com animais vertebrados e invertebrados
11º momento
Dramatização do conto
AVALIAÇÃO:
A avaliação será voltada para a construção e sistematização do conhecimento e a aquisição do sistema de escrita alfabética em um processo continuo e formativo de modo a viabilizar o desempenho do alfabetizando, através de rotina construída em sala de aula, otimizando, os eixos curriculares interdisciplinares.


morte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário