domingo, 28 de agosto de 2022

PLANO DE AÇÃO PARA A SEMANA DA PÁTRIA DE ACORDO COM A BNCC

 

PLANO DE AÇÃO PARA SEMANA DA PÁTRIA

Escola: ----------------------------------------------------------------

Turma:-----------------------------------------------------------------

Turno: -------------------------------------------------------------------------

Período: --------------------------------------------------------------------

Professor (a) -----------------------------------------------------------------

Período: --29-/-08- /--a-07/09/2022

Plano de ação de acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular).


COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

LÍNGUA PORTUGUESA:

Ø  Reconstrução das condições de produção e recepção de textos;

Ø  Estratégias de leitura;

Ø  Revisão de texto;

Ø  Decodificação / Fluência de leitura.

HISTÓRIA:

Ø  As tradições orais e a valorização da memória.

GEOGRAFIA:

Ø  Gestão pública da qualidade de vida

MATEMÁTICA:

Ø  Medidas de comprimento, área:

Ø  Ampliação e redução de figuras poligonais em malha quadriculada, reconhecimento de congruências e da proporcionalidade dos lados correspondentes.

CIÊNCIAS:

Ø  Impactos ambientais

 

HABILIDADES:

LÍNGUA PORTUGUESA: EF15PO01, EF15PO02, EF15PO05

HISTÓRIA: EF05HI07, EF05HI09

GEOGRAFIA: EF05GE12

MATEMÁTICA: EF 05MA16, EF 05MA18, EF 05MA19

CIÊNCIAS: EF05CI02BA, EF05CI03BA, EF05CI05BA

 

PRÁTICAS DE LINGUAGENS

Ø  LÍNGUA PORTUGUESA:

Oralidade; Leitura /escuta compartilhada e autônoma;

Ø  HISTÓRIA:

Registros histórias linguagens e culturas,

Ø  GEOGRAFIA:

Naturezas, ambientes e qualidade de vida.

Ø  MATEMÁTICA:

Grandezas e medidas, geometria.

Ø  Energia e matéria

 

 

COMPETENCIAS ESPECIFICAS

LÍNGUA PORTUGUESA:1-2-3-5-7

HISTÓRIA:1-2-3-4-5-6

GEOGRAFIA: 3-5-6-7

MATEMÁTICA: 1-2-3-4-5-6-7-8

CIÊNCIAS -2-3-4-6-8

 

METODOLOGIA:

LÍNGUA PORTUGUESA:

Distribuir a cópia do hino Nacional para os aprendente em seguida

Cantar o hino nacional junto com eles;

Fazer a leitura jogralizada (cada grupo de alunos fará a leitura de uma parte).

Destacar palavra ‘’mundo’’.

Ditar para os alunos e pedir que eles soletrem para a professora;

Fazer a separação de sílabas;

Buscar no dicionário o significado das palavras que não fazem parte do uso no cotidiano.

Promover a reescrita do texto;

Em seguida fazer questionamento, como:

Quem escreveu o hino?

Quem escreveu a melodia?

HISTÓRIA: Em que ano foi escrito o hino?

Quais os motivos que levou a necessidade de escrever o Hino?

Qual o marco histórico?

Quais os personagens mais importantes?

GEOGRAFIA:

Quais os estados que contribuíram para a Independência do Brasil de Portugal?

Em que unidade Federativa aconteceu o grito do ‘’Ipiranga’’?

Qual o nome oficial do Brasil?

MATEMÁTICA:

Quais as medidas da bandeira do Brasil?

Qual o formato da bandeira?

Qual o formato do desenho da bandeira?

CIÊNCIAS:

Como era o rio na época do grito da Libertação?

Como se encontra hoje?

Qual é a vegetação?

Quais os peixes que vivem nessa região?

Será possível que ainda exista peixe?

Será que podem ser consumidos pelos humanos?

Explicar as condições da água.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

Quebra cabeça; maquete, dobraduras.

AVALIAÇÃO:

Diagnóstica:

 Formativa:

Somativa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário