SEQUENCIA DIDATICA V
ESCOLA
MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO:
I
semestre
TEMPO
ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
TURMA: 5º
ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana
Maria de Jesus.
TEMA
GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança:
Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA
DA SEQUÊNCIA:
Humanos: uma política social de prevenção a violência
EIXOS
NORTEADORES
Conhecimento linguístico/
oralidade;
Conhecimento
linguístico/literatura e leitura;
Produção textual;
Conhecimento Artístico/
artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
Vida humana e saúde;
COMPONENTES
CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Adjetivo;
Concordância dos adjetivos;
Pretérito mais-que-perfeito;
Verbos irregulares;
O, u.
MATEMÁTICA:
Multiplicação e divisão;
Expressões numéricas:
compreendendo problemas.
CIÊNCIAS:
Corpo humano
HISTÓRIA:
As invenções.
O Brasil de ontem e de hoje;
GEOGRAFIA:
Cerrado paisagem ameaçada;
O litoral nordeste;
A costa baiana.
GARANTIAS
DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Participar de forma ativa e
critica entendo as convenções e normas do sistema de escrita, bem como do
posicionamento dos elementos determinantes para a construção do conhecimento
dentro das competências textuais e convenções ortográficas.
MATEMÁTICA
Obter informações
matemáticas em textos informativos realizando estimativas de resultados
compreendendo o valiosos instrumento de leitura de mundo.
HISTÓRIA
Observar e analisar imagens
fotográficas de diferentes períodos históricos;
Relacionar as transformações
tecnológicas ocorrida em diferentes períodos históricos.
GEOGRAFIA
Obter informações
geográficas pertinentes ao processo de conhecimento cartográficos;
CIÊNCIAS
Estimular a observação
fazendo referência entre as imagens e o próprio corpo fazendo alusão do foi
estudado com os conhecimentos prévios.
ARTES
Desenvolver hábitos
iconográficos.
MATERIAL
DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel A4, caneta
esferográfica colorida, cola branca, Datashow, pendrive.
MOMENTOS
PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
A professora fará uma roda
de conversa sobre os diversos tipos de violência e ouvirá os questionamentos
dos educando,
O que é violência?
Qual o tipo de violência
mais comum em nossa sociedade?
Quais as camadas sociais
mais atingida pela violência?
Logo em seguida tentará
desmistificar conceitos pré- estabelecidos sobre violência e mostrará as
diversas faces da violência.
As causas da violência no
transito;
O bullying um tipo de
violência que passa despercebido;
Como evitar a violência
doméstica?
A violência na escola, como
ela acontece?
Produção de origami
Com um quadrado de papel;
De posse de três retângulos
de papel marcar os meios e encaixar os dois retângulos, dobraras pontar formar
o rosto e colorir em seguida colar no caderno e produzir um texto. A professora
solicitara que cada educando leia seu texto individualmente identificando os
erros ortográficos e de concordância, tanto verbal, como nominal, feita a
correção solicitará ao aluno a reescrita do texto.
Construir uma caravela de
papel
Colar no caderno;
A professora questionará
sobre a alimentação dos índios na época do descobrimento e faz uma alusão com a
alimentação dos tripulantes das caravelas posteriormente questiona como a nossa
interfere no meio ambiente.
AVALIAÇÃO
A avaliação oportunizará ao
educando desenvolver a capacidade de transformar o meio em que vive em objeto
de estudo, através do registro do objeto observado efetivando o trabalho em
equipe beneficiando o coletivo; isto é: professora-aluno, aluno – professora.