sábado, 27 de agosto de 2016

Humanos: uma política social de prevenção a violência


SEQUENCIA DIDATICA V
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I semestre
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA:  Humanos: uma política social de prevenção a violência
EIXOS NORTEADORES
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Adjetivo;
Concordância dos adjetivos;
Pretérito mais-que-perfeito;
Verbos irregulares;
O, u.
MATEMÁTICA:
Multiplicação e divisão;
Expressões numéricas: compreendendo problemas.
CIÊNCIAS:
Corpo humano
HISTÓRIA:
 As invenções.
O Brasil de ontem e de hoje;
GEOGRAFIA:
Cerrado paisagem ameaçada;
O litoral nordeste;
A costa baiana.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Participar de forma ativa e critica entendo as convenções e normas do sistema de escrita, bem como do posicionamento dos elementos determinantes para a construção do conhecimento dentro das competências textuais e convenções ortográficas.
MATEMÁTICA
Obter informações matemáticas em textos informativos realizando estimativas de resultados compreendendo o valiosos instrumento de leitura de mundo.
HISTÓRIA
Observar e analisar imagens fotográficas de diferentes períodos históricos;
Relacionar as transformações tecnológicas ocorrida em diferentes períodos históricos.
GEOGRAFIA
Obter informações geográficas pertinentes ao processo de conhecimento cartográficos;
CIÊNCIAS
Estimular a observação fazendo referência entre as imagens e o próprio corpo fazendo alusão do foi estudado com os conhecimentos prévios.
ARTES
Desenvolver hábitos iconográficos.
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel A4, caneta esferográfica colorida, cola branca, Datashow, pendrive.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
A professora fará uma roda de conversa sobre os diversos tipos de violência e ouvirá os questionamentos dos educando,
O que é violência?
Qual o tipo de violência mais comum em nossa sociedade?
Quais as camadas sociais mais atingida pela violência?
Logo em seguida tentará desmistificar conceitos pré- estabelecidos sobre violência e mostrará as diversas faces da violência.
As causas da violência no transito;
O bullying um tipo de violência que passa despercebido;
Como evitar a violência doméstica?
A violência na escola, como ela acontece?
Produção de origami
Com um quadrado de papel;
De posse de três retângulos de papel marcar os meios e encaixar os dois retângulos, dobraras pontar formar o rosto e colorir em seguida colar no caderno e produzir um texto. A professora solicitara que cada educando leia seu texto individualmente identificando os erros ortográficos e de concordância, tanto verbal, como nominal, feita a correção solicitará ao aluno a reescrita do texto.

Construir uma caravela de papel
Colar no caderno;
A professora questionará sobre a alimentação dos índios na época do descobrimento e faz uma alusão com a alimentação dos tripulantes das caravelas posteriormente questiona como a nossa interfere no meio ambiente.

AVALIAÇÃO

A avaliação oportunizará ao educando desenvolver a capacidade de transformar o meio em que vive em objeto de estudo, através do registro do objeto observado efetivando o trabalho em equipe beneficiando o coletivo; isto é: professora-aluno, aluno – professora.

Alimentação Saudável: educar para crescer.

SEQUENCIA DIDATICA IV

ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I semestre
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA: alimentação saudável: educar para crescer.
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016

EIXOS NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Texto expositivo: leitura compartilhada; leitura jogralizada; adjetivo; concordância de adjetivo; concordância nominal; esa ou eza;
Produção textual.
MATEMÁTICA:
Adição: trocando a ordem das parcelas; subtração; calculo mental e estimativa.

CIÊNCIAS:
Obesidade; doenças causadas pela falta de alimentação;
Estudo das células.
Alimentos construtores, reguladores e energéticos.
HISTÓRIA:
A catequização dos indígenas; como funcionam as Missões; convivência;
Índios na Bahia.
GEOGRAFIA:
Quem são os povos da floresta,
Como vivem os povos das florestas.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS 
Contextualizar Conhecimentos a serem apontados no texto estudado e suas peculiaridades;
Expor características da situação de comunicação;
Estabelecer familiaridades com a linguagem formal e informal;
Provocar antecipação de escrita sobre o texto lido;
Estimular a formulação de hipóteses durante a produção textual;
Provocar                      
MATEMÁTICA
Compreender características de agrupamento;
Operar com números de diferentes ordens nas estimativas de cálculo mental;
Representar com algoritmos as estimativas de cálculo mental.
HISTÓRIA
Possibilitar a compreensão do comportamento integrado do presente com a geração passada;
 GEOGRAFIA
Analisar ilustrações e deduzir informações a respeito das mudanças ocorridas com o passar dos anos.
ARTES
Representar graficamente a imaginação.
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
DATASHOW, papel crepom, cola branca, papel Kraft.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS): 
Leitura do livro ‘’ educar para prevenir’’,
O que leva a obesidade?
O que provoca anorexia?
O que é obesidade? O que é anorexia?
Quais as características dessas doenças?
O que é desequilíbrio nutricional?
Em seguida orientar os educandos para fazer uma pesquisa sobre os fatores que desencadeiam a ingestão de alimentos naturais e industrializados;
O aumento da ingestão de alimentos em grandes quantidades provoca desequilíbrios no organismo. Esses desequilíbrios provocam outras doenças. Quais são elas?
Solicitar aos educandos, rótulos de alimentos ingeridos na sua residência assim como do que ele mais gosta de comer. Analisar junto com os educandos os rótulos e as informações explicitas nas embalagens e a importância de observar essas informações no momento de levar esses alimentos para casa. Produzir painel com esses rótulos.
Provocar a produção de situação problemas;
1-    Momento
A professora leva para a sala um vídeo sobre alimentação saudável.
Os alunos assistirá o vídeo e em seguida produzirá um texto sobre o que entendeu a respeito do que assistiu no vídeo;
2-momento
Os alunos assistirão uma vídeo-aula ‘’ índios na Bahia’’ onde observarão os índios brasileiros e seus hábitos alimentares e as influencias na cultura alimentar moderna.
3-Momento
A professora solicita aos aluno a construção de um pirâmide alimentar no caderno.
4- momento
Produção de origami
Com um quadrado de papel;
De posse de três retângulos de papel marcar os meios e encaixar os dois retângulos, dobraras pontar formar o rosto e colorir em seguida colar no caderno e produzir um texto. A professora solicitara que cada educando leia seu texto individualmente identificando os erros ortográficos e de concordância, tanto verbal, como nominal, feita a correção solicitará ao aluno a reescrita do texto.
 5-momento
Construir uma caravela de papel
Colar no caderno;
A professora questionará sobre a alimentação dos índios na época do descobrimento e faz uma alusão com a alimentação dos tripulantes das caravelas posteriormente questiona como a nossa interfere no meio ambiente
6- momento
Jogando
Dividir a turma em três grupos, cada grupo recebe um caldeirão de papel Kraft preparado previamente pela professora denominado o caldeirão dos alimentos: energéticos, construtores e reguladores, as imagens das figuras serão exposta sobre a mesa serão embaralhadas e dividas entre os educandos que serão convidados a fazer um ‘’ sopão’’ com os alimentos.
A professora solicita um participante de cada grupo e ela pede para escolher um número atira o dado sobre a mesa, o dado indicará em qual caldeirão o educando poderá colar o alimento. A cada rodada poderá colocar até três alimentos, caso o educando erre o alimento será confiscado e o aluno terá um ponto a ser descontado no final do jogo.
Vencerá o grupo que mais conseguir colocar mais alimentos no caldeirão. 


AVALIAÇÃO
A prática de avaliação buscará entender o desempenho no processo de aprendizagem aproveitando os conhecimentos preestabelecidos de modo a apontar novas Intervenções. Esse processo será contínuo com o propósito de ampliar os conhecimentos do educando.


higiene é o primeiro passo para uma prevenção eficiente

SEQUENCIA DIDATICA III
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I SEMESTRE
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA: higiene é o primeiro passo para uma prevenção eficiente
TEMPO ESTIMADO:10 dias (29/02 à 11/03/2016)
EIXOS NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Dificuldade ortográfica; verbos e substantivos; regras de acentuação; linguagem figurada; adjetivos;
MATEMÁTICA:
Contagem; sistema de numeração; adição trocando a ordem das parcelasses números naturais; subtração.
CIÊNCIAS:
Órgãos dos sentidos; o que sentimos; corpo humano; cuidados com o corpo.

HISTÓRIA:  produção e o comercio de açúcar;
Os primeiros feitores; parceria entre indígenas e europeus;
GEOGRAFIA:
A grande floresta;
Paisagem urbana.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Ler em voz alta;
Escrever textos ditados;
Reconhecer, bem como valorizar os instrumentos de linguagem oral e escrita.
MATEMÁTICA
Focalizar o valor posicional dos algarismos nas quatros operações e a igualdade dos intervalos.
HISTÓRIA
Relacionar o tempo presente com o tempo passado propiciando um efeito cidadão;
Compreender a história como sendo parte integrante do desenvolvimento integral do cidadão.
GEOGRÁFICA
Estabelecer comparações entre os diferentes espaços urbanos, bem como do campo.
CIÊNCIAS
Reconhecer diferentes hábitos de higiene;
Entender a necessidade de cuidados com a limpeza corporal e mental.
 ARTES
Desenvolver o gosto pelas artes em geral constatando elementos integrantes da natureza humana. 
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel kraft, papelA4, data show, pendrive, cola branca, tesoura, lápis colorido, caneta hidrocor.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
Iniciou a sequência didática com a leitura do ‘’ educar para prevenir’’; logo em e seguida estabeleceu-se um diálogo com a participação de todos os educandos;
Estimulou-se a produção de texto cujo tema foi os hábitos de higiene centralizando os conhecimentos prévios do educando.
Posteriormente para um vídeo aula onde foi apresentado os hábitos de higiene essenciais para se obter uma boa saúde; seja mental; física, ambiental.
Em seguida apresentou-se uma aula expositiva com produção de cartaz e   
Slogan devidamente produzido pelos educandos, após termino da aula solicitou-se aos alunos que fizessem uma pesquisa na internet sobre os hábitos de higiene e suas consequências.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir de registros do que as crianças produzem nas diferentes etapas do processo. Desde o que o educando expressa, tanto oralmente como através da escrita.



Todos contra o mosquito aeds aegypti

Segundo Viola Spolin, ‘’ o indivíduo precisa ser colocado diante de um problema para, intuitivamente, encontrar a solução. Viola acredita que ninguém ensina nada a ninguém e que aprender estar relacionado a vivenciar’’. Apud. Eliana Pougy. ( 2016, p.446).


SEQUÊNCIA DIDATICA II
TEMA: Todos contra o mosquito aeds aegypti
Tempo estimado: 11 dias (14/03 à 25/03)
PERÍODO: 1º semestre

EIXOS NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS
PORTUGUÊS
Gêneros textual: texto informativo; sinais de pontuação; interpretação de texto; palavras terminadas em: ao e a formação de palavra no plural; produção textual.
Matemática
Números ordinais; sólidos geométricos, adição de números naturais.
CIÊNCIAS
Áreas verdes.
Geografia
O Brasil no mundo; a terra em movimento.
HISTÓRIA
Início da colonização no Brasil
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS)
Adquirir atitudes preventivas capaz de evitar doenças causadas pelo mosquito Aeds;
Refletir sobre as ações que se pode ter no seu entorno social;
Tomar consciência sobre as causas e as consequências necessárias para o combate ao mosquito aeds levando para o convívio familiar conhecimentos adquiridos sobre as quatro doenças causadas pela não prevenção deste mosquito
EIXOS NORTEADORES
Conhecimento linguístico/oralidade;
Literatura e leitura;
Conhecimentos artísticos; artes;
Conhecimento artístico musical;
Números e suas relações;
Espaço e forma;
Vida humana e saúde;
Plantas e vida animal;
Matéria na natureza;
Formação dos grupos sociais.
Material didático
Data show; pendrive; texto xerografado, livro didático do educando, papel A4, papel kraft.
MOMENTOS PLANEJADOS (AÇÕES METODOLÓGICAS)
Momento deleite
Cantar o hino nacional brasileiro,
I momento 
Assistir vídeo-aula sobre as medidas preventivas contra os criadouros de mosquito;
Fomentar a discursão em sala de aula sobre as doenças causadas por este mesmo mosquito;
Solicitar aos educandos para arquitetar um slogan sobre o mosquito e sua prevenção;
Solicitar aos educando a construção de um texto sobre o que eles entenderam, em seguida fazerem uma leitura corretiva, logo após a professora fará a correção juntamente com o aluno e este transcreverá o texto fazendo as devidas correções, onde serão apontados os erros ortográficos, bem como de pontuação e de concordância verbal e nominal.
Posteriormente será solicitado aos alunos para formarem grupos de três para efetivarem a construção de cartaz onde será escolhido o melhor slogan.
AVALIAÇÃO
A avaliação contempla as diferentes características dos estudantes de modo a compreender o processo de aprendizagem da turma observando os caminhos para a intervenção pedagógica visando a melhoria na aprendizagem bem como nas práxis pedagógicas.









avaliação e diagnostico

ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
Período 29/02 à 11/03/2016
TURMA: 5º ano v2                   TURNO: vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
SEQUENCIA DIDÁTICA I
TEMA DA SEQUÊNCIA:
TEMPO ESTIMADO:29/02 à 11/03/2016
*      EIXOS NORTEADORES:
 Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
*      COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
Û    PORTUGUÊS:
Locução adjetiva;
Adjetivo;
Mau e mal;
Sinais de pontuação;
Produção textual;
Leitura e interpretação de texto; produção textual;
Análise da escrita.

Û    MATEMÁTICA:
Nosso sistema de numeração;
Valor de cada algarismo em um número;
Ordem e classes;
Números naturais.

Û    CIÊNCIAS:
Os sentidos: olfato e gustação, audição e equilíbrio;
Tato sons e imagens;
Sistema nervoso.
Û    HISTÓRIA:
O Brasil era de Portugal;
A exploração do pau-Brasil.
Û    GEOGRAFIA:
Terra: continentes e oceanos, paralelos e meridianos.
*      GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
Û    Verificar a capacidade de analisar a ideia central abstraída de textos redigindo e expondo as habilidades, bem como as competências de leitura;
Û    Conhecer as características pessoais;
Û    Favorecer as relações interpessoais, bem como intrapessoais;
Û    Analisara eficácia dos métodos formais e informais, bem como o consenso de equipe.  
*      MATERIAL DIDÁTICO(RECURSOS):
Papel Kraft, papel A4, tesoura, cola branca, cartolina, caneta hidrográfica, colorida, lápis de cor, fita adesiva, régua.
*      MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
No decorrer dessa sequência didática s aulas serão desenvolvidas por meio de...
v 1º MOMENTO 29/02/2016
Dinâmica de apresentação:
A professora solicita aos alunos que cada um se levante individualmente diga seu nome e uma cor. Na sequência outro aluno dirá seu nome e uma cor seguida da cor que o aluno anterior disse. Em seguida será realizado uma roda de conversa reflexiva sobre a construção de valores importantes para a convivência saudável.
v 2º MOMENTO 01/03/2016

Momento deleite
Leitura de gênero textual: piadas
A professora solicita aos alunos que escrevam o que esperam do ano letivo em seguida será feita a auto correção com estratégia de inferência.
v 3º MOMENTO 02/03/2016
Produzir um calendário juntamente com os educandos tendo na sequência a leitura compartilhada do texto” História do calendário” em seguida os alunos farão a transcrição do texto para o caderno identificando palavras com dificuldades ortográficas. Posteriormente será feita separação de silabas
v 4º MOMENTO 03/03/2016
JOGO DE COESÃO E COERÊNCIA
 A professora posiciona a turma em círculo; escreve na lousa separadamente substantivos, artigos, adjetivos e verbos de ligação, em seguida solicita aos educandos que construam frases à partir das palavras explicitadas Cada EDUCANDO dará uma sugestão de frase e a professora dirá se tem coerência ou não explicando a importância de a frase ter coesão e coerência.
v 5º MOMENTO 04/ 03/2016
A professora levará figuras de animais as quais terão nomes com dificuldades ortográficas, os alunos irão pintar, recortar e colar no caderno, em seguida farão a leitura das palavras para a professora individualmente, após a leitura construirão frases utilizando as palavras lidas seguida de estratégia de intervenção.
v 6º MOMENTO 01/03/2016
A professora solicitará aos educandos que pensem em uma palavra em que dentro desta palavra contenha outra palavra. Ex: carvalho-alho, banana- Ana; após o intervalo será solicitado aos educandos que identifiquem os sinais das quatro operações e os termos da adição.
v 7º MOMENTO O8/03/2016
Momento deleite: Música ‘’ Astronauta de mármore’’. A professora canta a música junto com os alunos.
Construção de tabela de multiplicação
Os alunos construirão a tabela com a orientação da professora. Sendo que a tabela será feita com a utilização da régua. A pós o intervalo A professora divide a turma em quatro grupos para construir um painel em homenagem ao dia internacional da mulher, a professora explica porque surgiu o dia internacional da mulher e a importância das conquistas da mulher para a construção da sociedade, em seguida juntamente com os alunos será produzido um origami de uma flor.
v 8º MOMENTO 09/03/2016
Reconhecimento de sons
A professora solicita aos educando que produzam sons com a boca formando uma percussão de uma música conhecida escreverá a música e orientados pela professora escreverão algumas palavras ditadas pela professora, em seguida farão a separação de silabas identificando o plural das palavras.
v 9º MOMENTO 10/03/2016
Mosaico
A professora entregará aos educandos metade de uma folha de papel A4, solicita que façam uma margem de 1 cm, em seguida construirão um quadrado de 10/10cm que será dividido em doze triângulos e pintados com cores orientadas pela professora.
Quantos triângulos?
Quantas cores?
Identificando as frações, ou seja, as metades em que foi dividido o quadrado.

v 10º MOMENTO 11/03/2016
História em quadrinho
A professora entregará aos educandos pequenos balões recortados em papel A4, solicita aos educandos que coloquem a mão na’’ caixa surpresa’’ retirem uma palavra e escrevam uma frase com a palavra. Com bonecos de papel pré-  preparados pela professora os alunos irão pintar individualmente colocando o seu nome completo, logo após colar em uma cartolina. Formando assim um diálogo entre eles. A professora chama atenção para a construção do diálogo e fazem eles perceberem que construíram informalmente uma história em quadrinho.
v AVALIAÇÃO
Será verificado a eficácia da leitura, bem como da escrita e a produção textual privilegiando a relação oralidade/escrita em um processo diagnostico intercalando as disciplinas curriculares em uma mesma prática pedagógica formando um conjunto de ideias, representações e informações pertinentes a série/idade, considerando os avanços e as dificuldades registrados em planilhas para posterior observação seguida da intervenção pedagógica.



v  LIVROS UTILIZADOS (referências)