sábado, 27 de agosto de 2016

Todos contra o mosquito aeds aegypti

Segundo Viola Spolin, ‘’ o indivíduo precisa ser colocado diante de um problema para, intuitivamente, encontrar a solução. Viola acredita que ninguém ensina nada a ninguém e que aprender estar relacionado a vivenciar’’. Apud. Eliana Pougy. ( 2016, p.446).


SEQUÊNCIA DIDATICA II
TEMA: Todos contra o mosquito aeds aegypti
Tempo estimado: 11 dias (14/03 à 25/03)
PERÍODO: 1º semestre

EIXOS NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS
PORTUGUÊS
Gêneros textual: texto informativo; sinais de pontuação; interpretação de texto; palavras terminadas em: ao e a formação de palavra no plural; produção textual.
Matemática
Números ordinais; sólidos geométricos, adição de números naturais.
CIÊNCIAS
Áreas verdes.
Geografia
O Brasil no mundo; a terra em movimento.
HISTÓRIA
Início da colonização no Brasil
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS)
Adquirir atitudes preventivas capaz de evitar doenças causadas pelo mosquito Aeds;
Refletir sobre as ações que se pode ter no seu entorno social;
Tomar consciência sobre as causas e as consequências necessárias para o combate ao mosquito aeds levando para o convívio familiar conhecimentos adquiridos sobre as quatro doenças causadas pela não prevenção deste mosquito
EIXOS NORTEADORES
Conhecimento linguístico/oralidade;
Literatura e leitura;
Conhecimentos artísticos; artes;
Conhecimento artístico musical;
Números e suas relações;
Espaço e forma;
Vida humana e saúde;
Plantas e vida animal;
Matéria na natureza;
Formação dos grupos sociais.
Material didático
Data show; pendrive; texto xerografado, livro didático do educando, papel A4, papel kraft.
MOMENTOS PLANEJADOS (AÇÕES METODOLÓGICAS)
Momento deleite
Cantar o hino nacional brasileiro,
I momento 
Assistir vídeo-aula sobre as medidas preventivas contra os criadouros de mosquito;
Fomentar a discursão em sala de aula sobre as doenças causadas por este mesmo mosquito;
Solicitar aos educandos para arquitetar um slogan sobre o mosquito e sua prevenção;
Solicitar aos educando a construção de um texto sobre o que eles entenderam, em seguida fazerem uma leitura corretiva, logo após a professora fará a correção juntamente com o aluno e este transcreverá o texto fazendo as devidas correções, onde serão apontados os erros ortográficos, bem como de pontuação e de concordância verbal e nominal.
Posteriormente será solicitado aos alunos para formarem grupos de três para efetivarem a construção de cartaz onde será escolhido o melhor slogan.
AVALIAÇÃO
A avaliação contempla as diferentes características dos estudantes de modo a compreender o processo de aprendizagem da turma observando os caminhos para a intervenção pedagógica visando a melhoria na aprendizagem bem como nas práxis pedagógicas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário