sábado, 27 de agosto de 2016

Humanos: uma política social de prevenção a violência


SEQUENCIA DIDATICA V
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I semestre
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA:  Humanos: uma política social de prevenção a violência
EIXOS NORTEADORES
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Adjetivo;
Concordância dos adjetivos;
Pretérito mais-que-perfeito;
Verbos irregulares;
O, u.
MATEMÁTICA:
Multiplicação e divisão;
Expressões numéricas: compreendendo problemas.
CIÊNCIAS:
Corpo humano
HISTÓRIA:
 As invenções.
O Brasil de ontem e de hoje;
GEOGRAFIA:
Cerrado paisagem ameaçada;
O litoral nordeste;
A costa baiana.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Participar de forma ativa e critica entendo as convenções e normas do sistema de escrita, bem como do posicionamento dos elementos determinantes para a construção do conhecimento dentro das competências textuais e convenções ortográficas.
MATEMÁTICA
Obter informações matemáticas em textos informativos realizando estimativas de resultados compreendendo o valiosos instrumento de leitura de mundo.
HISTÓRIA
Observar e analisar imagens fotográficas de diferentes períodos históricos;
Relacionar as transformações tecnológicas ocorrida em diferentes períodos históricos.
GEOGRAFIA
Obter informações geográficas pertinentes ao processo de conhecimento cartográficos;
CIÊNCIAS
Estimular a observação fazendo referência entre as imagens e o próprio corpo fazendo alusão do foi estudado com os conhecimentos prévios.
ARTES
Desenvolver hábitos iconográficos.
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel A4, caneta esferográfica colorida, cola branca, Datashow, pendrive.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
A professora fará uma roda de conversa sobre os diversos tipos de violência e ouvirá os questionamentos dos educando,
O que é violência?
Qual o tipo de violência mais comum em nossa sociedade?
Quais as camadas sociais mais atingida pela violência?
Logo em seguida tentará desmistificar conceitos pré- estabelecidos sobre violência e mostrará as diversas faces da violência.
As causas da violência no transito;
O bullying um tipo de violência que passa despercebido;
Como evitar a violência doméstica?
A violência na escola, como ela acontece?
Produção de origami
Com um quadrado de papel;
De posse de três retângulos de papel marcar os meios e encaixar os dois retângulos, dobraras pontar formar o rosto e colorir em seguida colar no caderno e produzir um texto. A professora solicitara que cada educando leia seu texto individualmente identificando os erros ortográficos e de concordância, tanto verbal, como nominal, feita a correção solicitará ao aluno a reescrita do texto.

Construir uma caravela de papel
Colar no caderno;
A professora questionará sobre a alimentação dos índios na época do descobrimento e faz uma alusão com a alimentação dos tripulantes das caravelas posteriormente questiona como a nossa interfere no meio ambiente.

AVALIAÇÃO

A avaliação oportunizará ao educando desenvolver a capacidade de transformar o meio em que vive em objeto de estudo, através do registro do objeto observado efetivando o trabalho em equipe beneficiando o coletivo; isto é: professora-aluno, aluno – professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário