sábado, 27 de agosto de 2016

higiene é o primeiro passo para uma prevenção eficiente

SEQUENCIA DIDATICA III
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I SEMESTRE
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA: higiene é o primeiro passo para uma prevenção eficiente
TEMPO ESTIMADO:10 dias (29/02 à 11/03/2016)
EIXOS NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Dificuldade ortográfica; verbos e substantivos; regras de acentuação; linguagem figurada; adjetivos;
MATEMÁTICA:
Contagem; sistema de numeração; adição trocando a ordem das parcelasses números naturais; subtração.
CIÊNCIAS:
Órgãos dos sentidos; o que sentimos; corpo humano; cuidados com o corpo.

HISTÓRIA:  produção e o comercio de açúcar;
Os primeiros feitores; parceria entre indígenas e europeus;
GEOGRAFIA:
A grande floresta;
Paisagem urbana.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Ler em voz alta;
Escrever textos ditados;
Reconhecer, bem como valorizar os instrumentos de linguagem oral e escrita.
MATEMÁTICA
Focalizar o valor posicional dos algarismos nas quatros operações e a igualdade dos intervalos.
HISTÓRIA
Relacionar o tempo presente com o tempo passado propiciando um efeito cidadão;
Compreender a história como sendo parte integrante do desenvolvimento integral do cidadão.
GEOGRÁFICA
Estabelecer comparações entre os diferentes espaços urbanos, bem como do campo.
CIÊNCIAS
Reconhecer diferentes hábitos de higiene;
Entender a necessidade de cuidados com a limpeza corporal e mental.
 ARTES
Desenvolver o gosto pelas artes em geral constatando elementos integrantes da natureza humana. 
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel kraft, papelA4, data show, pendrive, cola branca, tesoura, lápis colorido, caneta hidrocor.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
Iniciou a sequência didática com a leitura do ‘’ educar para prevenir’’; logo em e seguida estabeleceu-se um diálogo com a participação de todos os educandos;
Estimulou-se a produção de texto cujo tema foi os hábitos de higiene centralizando os conhecimentos prévios do educando.
Posteriormente para um vídeo aula onde foi apresentado os hábitos de higiene essenciais para se obter uma boa saúde; seja mental; física, ambiental.
Em seguida apresentou-se uma aula expositiva com produção de cartaz e   
Slogan devidamente produzido pelos educandos, após termino da aula solicitou-se aos alunos que fizessem uma pesquisa na internet sobre os hábitos de higiene e suas consequências.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir de registros do que as crianças produzem nas diferentes etapas do processo. Desde o que o educando expressa, tanto oralmente como através da escrita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário