SEQUENCIA
DIDATICA III
ESCOLA
MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I
SEMESTRE
TURMA: 5º
ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana
Maria de Jesus.
TEMA
GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo
uma Educação de Qualidade
TEMA
DA SEQUÊNCIA: higiene é o primeiro passo para uma
prevenção eficiente
TEMPO
ESTIMADO:10 dias (29/02 à 11/03/2016)
EIXOS
NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/
oralidade;
Conhecimento
linguístico/literatura e leitura;
Produção textual;
Conhecimento Artístico/
artes visuais;
Conhecimento
artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
Vida humana e saúde;
COMPONENTES
CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Dificuldade ortográfica;
verbos e substantivos; regras de acentuação; linguagem figurada; adjetivos;
MATEMÁTICA:
Contagem; sistema de
numeração; adição trocando a ordem das parcelasses números naturais; subtração.
CIÊNCIAS:
Órgãos dos sentidos; o que
sentimos; corpo humano; cuidados com o corpo.
HISTÓRIA: produção e o comercio de açúcar;
Os primeiros feitores;
parceria entre indígenas e europeus;
GEOGRAFIA:
A grande floresta;
Paisagem urbana.
GARANTIAS
DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Ler em voz alta;
Escrever textos ditados;
Reconhecer, bem como
valorizar os instrumentos de linguagem oral e escrita.
MATEMÁTICA
Focalizar o valor posicional
dos algarismos nas quatros operações e a igualdade dos intervalos.
HISTÓRIA
Relacionar o tempo presente
com o tempo passado propiciando um efeito cidadão;
Compreender a história como
sendo parte integrante do desenvolvimento integral do cidadão.
GEOGRÁFICA
Estabelecer comparações
entre os diferentes espaços urbanos, bem como do campo.
CIÊNCIAS
Reconhecer diferentes
hábitos de higiene;
Entender a necessidade de
cuidados com a limpeza corporal e mental.
ARTES
Desenvolver o gosto pelas
artes em geral constatando elementos integrantes da natureza humana.
MATERIAL
DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel kraft, papelA4, data
show, pendrive, cola branca, tesoura, lápis colorido, caneta hidrocor.
MOMENTOS
PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
Iniciou a sequência didática
com a leitura do ‘’ educar para prevenir’’; logo em e seguida estabeleceu-se um
diálogo com a participação de todos os educandos;
Estimulou-se a produção de
texto cujo tema foi os hábitos de higiene centralizando os conhecimentos
prévios do educando.
Posteriormente para um vídeo
aula onde foi apresentado os hábitos de higiene essenciais para se obter uma
boa saúde; seja mental; física, ambiental.
Em seguida apresentou-se uma
aula expositiva com produção de cartaz e
Slogan devidamente produzido
pelos educandos, após termino da aula solicitou-se aos alunos que fizessem uma
pesquisa na internet sobre os hábitos de higiene e suas consequências.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a
partir de registros do que as crianças produzem nas diferentes etapas do
processo. Desde o que o educando expressa, tanto oralmente como através da
escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário