sábado, 27 de agosto de 2016

Eu cuido, você cuida a natureza agradece

SEQUENCIA DIDATICA VI
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA.
PERÍODO: I semestre.
TEMPO ESTIMADO: 01/06 a 22/06/2016.
TURMA: 5º ANO V2 TURNO VESPERTINO.
DOCENTE: ANA MARIA DE JESUS.
TEMA GERADOR: GESTÃO PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DA MUDANÇA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

TEMA DA SEQUÊNCIA: Eu cuido, você cuida a natureza agradece
EIXOS NORTEADORES: Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais /Conhecimento artístico-musical                                      
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
 Número do substantivos, adjetivos, locução adjetiva.
MATEMÁTICA:
Multiplicação de números naturais;
Divisão exata;
Geometria: ângulos, circunferência, fração e probabilidade.
CIÊNCIAS:
Principais problemas ambientais;
Água, lixo, solo, poluição.
HISTÓRIA:
Salvador: as primeiras construções.
GEOGRAFIA:
Nós os brasileiros
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS:
Vivenciar organização de textos envolvendo observação e comparação integrada aos conhecimentos gramaticais.
MATEMÁTICA:
Aprimorar a capacidade de raciocínio matemático apreciando a prática valorizando, tanto os instrumentos de aprendizagem como as hipóteses e as conjecturas que favoreça a curiosidade.
CIÊNCIAS:
Observar as diferenças existentes em diferentes períodos.
As causas e consequências retratadas considerando a intervenção humana, assim como natural.
HISTÓRIA:
Levar os educandos a perceber que o passado fornece subsídios para compreender a atualidade e pensar o futuro.
GEOGRAFIA
Exercer o posicionamento crítico de modo a dominar a escrita e a leitura cartográfica.
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):

MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1 - momento
Demonstração prática-
A professora leva para sala diversas situações práticas do uso indevidos da água.
O descarte irregular do lixo;
A poluição dos rios, lagos e mananciais da nossa região do solo, bem como do subsolo.
Experimento descritivo
Solicitar aos alunos que apurem com sua família:
Como eles descartam o lixo?
Como tratam a água utilizada em casa?
Experimento ilustrativo
Fazer croqui desses dos itens pesquisados.

AVALIAÇÃO  
Numa perspectiva formativa contínua global e adaptável à diversidade, concomitante com as diversas formas de avaliação inclusive a avaliação somatória.

SEQUENCIA DIDATICA VII
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I semestre
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA: Rio Real: valorização da saúde e sua cultura.
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
EIXOS NORTEADORES:
 Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS:
Linguagem informal: redução de palavras;
Interjeição;
Oração e período;
Conjunções;
Revisão de texto;
Pronomes de tratamento.
MATEMÁTICA:
Adição com fração;
Leitura de números na forma decimal;
Números na forma de fração e na forma decimal;
CIÊNCIAS:
A adolescência no ciclo da vida;
Uma nova vida;
HISTÓRIA:
A era do rádio;
GEOGRAFIA:
A influência europeia no Brasil;
Os brasileiros no mundo.
ARTES
Cantando e encantando.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
LEVAR para
PORTUGUÊS
Articular o desenvolvimento de capacidades tanto cognitivas quanto sociais através de rotina pertinentes a práxis pedagógica previamente estabelecida;
Reconhecer a diferença entre o oral e a escrita.
Gênero textual: bula ou receitas de remédios
MATEMÁTICA:
Aprofundar a relação entre números na forma de fração propiciando uma discussão que permita a realização de cálculos por meio de algoritmo;
CIÊNCIAS:
Reconhecer Substâncias nocivas à saúde, bem como as benéficas e como surgiram o uso indevido dessas substâncias.
HISTÓRIA:
Localizar o período histórico em que o uso abusivo das drogas ocorreu   bem Como surgiram os primeiros medicamentos.
GEOGRAFIA:
Adotar procedimentos que contribuam para a formação de conceitos bem definido sobre os estados brasileiros.
ARTES;
Música


MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel a4, cola branca, caneta esferográfica colorida, lápis colorido.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
Trazer para sala de aula os principais motivos para a promoção da saúde, tais como: poluição ambiental, poluição sonora, descarte irregular do lixo urbano, o esgotamento sanitário.
 Quais os efeitos drásticos na saúde humana;
Como os resíduos devem ser coletados e descartados;
O que é poluição visual e suas influencias na aprendizagem e a agressividade aos olhos.
Qual a importância de se preservar a saúde mental em benefício próprio e em benefício dos seus semelhantes.
Solicitar aos alunos que faça uma pesquisa para saber o que é PSF, o que é PSE.
Solicitar aos alunos que façam um cartaz de forma organizada identificando os diferentes âmbitos de promoção da saúde e como acontece a promoção da saúde no meio em que vive. 

AVALIAÇÃO

Conforme o processo de aprendizagem, bem como das interpretações das respostas e dos comportamentos dos educandos diante das perguntas e situações apreendidas dos conteúdos estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário