SEQUENCIA
DIDATICA VI
ESCOLA
MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA.
PERÍODO:
I semestre.
TEMPO
ESTIMADO: 01/06 a 22/06/2016.
TURMA:
5º ANO V2 TURNO VESPERTINO.
DOCENTE:
ANA MARIA DE JESUS.
TEMA
GERADOR: GESTÃO PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DA MUDANÇA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO
DE QUALIDADE.
TEMA
DA SEQUÊNCIA: Eu cuido, você cuida a natureza agradece
EIXOS
NORTEADORES: Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento
linguístico/literatura e leitura;
Produção textual;
Conhecimento Artístico/
artes visuais /Conhecimento artístico-musical
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
Vida humana e saúde;
COMPONENTES
CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Número do substantivos, adjetivos, locução adjetiva.
MATEMÁTICA:
Multiplicação de números
naturais;
Divisão exata;
Geometria: ângulos,
circunferência, fração e probabilidade.
CIÊNCIAS:
Principais problemas
ambientais;
Água, lixo, solo, poluição.
HISTÓRIA:
Salvador: as primeiras
construções.
GEOGRAFIA:
Nós os brasileiros
GARANTIAS
DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS:
Vivenciar organização de
textos envolvendo observação e comparação integrada aos conhecimentos
gramaticais.
MATEMÁTICA:
Aprimorar a capacidade de raciocínio
matemático apreciando a prática valorizando, tanto os instrumentos de
aprendizagem como as hipóteses e as conjecturas que favoreça a curiosidade.
CIÊNCIAS:
Observar as diferenças
existentes em diferentes períodos.
As causas e consequências
retratadas considerando a intervenção humana, assim como natural.
HISTÓRIA:
Levar os educandos a
perceber que o passado fornece subsídios para compreender a atualidade e pensar
o futuro.
GEOGRAFIA
Exercer o posicionamento
crítico de modo a dominar a escrita e a leitura cartográfica.
MATERIAL
DIDÁTICO (RECURSOS):
MOMENTOS
PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1 - momento
Demonstração prática-
A professora leva para sala
diversas situações práticas do uso indevidos da água.
O descarte irregular do
lixo;
A poluição dos rios, lagos e
mananciais da nossa região do solo, bem como do subsolo.
Experimento
descritivo
Solicitar aos alunos que
apurem com sua família:
Como eles descartam o lixo?
Como tratam a água utilizada
em casa?
Experimento
ilustrativo
Fazer croqui desses dos
itens pesquisados.
AVALIAÇÃO
Numa perspectiva formativa
contínua global e adaptável à diversidade, concomitante com as diversas formas
de avaliação inclusive a avaliação somatória.
SEQUENCIA DIDATICA VII
ESCOLA
MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I
semestre
TURMA: 5º
ano v2 turno vespertino
DOCENTE:
Ana Maria de Jesus.
TEMA
GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança:
Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA
DA SEQUÊNCIA: Rio Real: valorização da saúde e sua
cultura.
TEMPO
ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
EIXOS
NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento
linguístico/literatura e leitura;
Produção textual;
Conhecimento Artístico/
artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
Vida humana e saúde;
COMPONENTES
CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS:
Linguagem informal: redução
de palavras;
Interjeição;
Oração e período;
Conjunções;
Revisão de texto;
Pronomes de tratamento.
MATEMÁTICA:
Adição com fração;
Leitura de números na forma
decimal;
Números na forma de fração e
na forma decimal;
CIÊNCIAS:
A adolescência no ciclo da
vida;
Uma nova vida;
HISTÓRIA:
A era do rádio;
GEOGRAFIA:
A influência europeia no
Brasil;
Os brasileiros no mundo.
ARTES
Cantando e encantando.
GARANTIAS
DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
LEVAR para
PORTUGUÊS
Articular o desenvolvimento
de capacidades tanto cognitivas quanto sociais através de rotina pertinentes a
práxis pedagógica previamente estabelecida;
Reconhecer a diferença entre
o oral e a escrita.
Gênero textual: bula ou
receitas de remédios
MATEMÁTICA:
Aprofundar a relação entre
números na forma de fração propiciando uma discussão que permita a realização
de cálculos por meio de algoritmo;
CIÊNCIAS:
Reconhecer Substâncias
nocivas à saúde, bem como as benéficas e como surgiram o uso indevido dessas
substâncias.
HISTÓRIA:
Localizar o período
histórico em que o uso abusivo das drogas ocorreu bem Como surgiram os primeiros medicamentos.
GEOGRAFIA:
Adotar procedimentos que
contribuam para a formação de conceitos bem definido sobre os estados
brasileiros.
ARTES;
Música
MATERIAL
DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel a4, cola branca,
caneta esferográfica colorida, lápis colorido.
MOMENTOS
PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
Trazer para sala de aula os
principais motivos para a promoção da saúde, tais como: poluição ambiental,
poluição sonora, descarte irregular do lixo urbano, o esgotamento sanitário.
Quais os efeitos drásticos na saúde humana;
Como os resíduos devem ser
coletados e descartados;
O que é poluição visual e
suas influencias na aprendizagem e a agressividade aos olhos.
Qual a importância de se
preservar a saúde mental em benefício próprio e em benefício dos seus
semelhantes.
Solicitar aos alunos que
faça uma pesquisa para saber o que é PSF, o que é PSE.
Solicitar aos alunos que
façam um cartaz de forma organizada identificando os diferentes âmbitos de
promoção da saúde e como acontece a promoção da saúde no meio em que vive.
AVALIAÇÃO
Conforme o processo de aprendizagem,
bem como das interpretações das respostas e dos comportamentos dos educandos diante
das perguntas e situações apreendidas dos conteúdos estudados.
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