sábado, 27 de agosto de 2016

Eu cuido, você cuida a natureza agradece

SEQUENCIA DIDÁTICA VI
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA.
PERÍODO: I semestre.
TEMPO ESTIMADO: 01/06 a 22/06/2016.
TURMA: 5º ANO V2 TURNO VESPERTINO.
DOCENTE: ANA MARIA DE JESUS.
TEMA GERADOR: GESTÃO PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DA MUDANÇA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

TEMA DA SEQUÊNCIA: Eu cuido, você cuida a natureza agradece
EIXOS NORTEADORES: Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais /Conhecimento artístico-musical                                      
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
 Número do substantivos, adjetivos, locução adjetiva.
MATEMÁTICA:
Multiplicação de números naturais;
Divisão exata;
Geometria: ângulos, circunferência, fração e probabilidade.
CIÊNCIAS:
Principais problemas ambientais;
Água, lixo, solo, poluição.
HISTÓRIA:
Salvador: as primeiras construções.
GEOGRAFIA:
Nós os brasileiros
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS:
Vivenciar organização de textos envolvendo observação e comparação integrada aos conhecimentos gramaticais.
MATEMÁTICA:
Aprimorar a capacidade de raciocínio matemático apreciando a prática valorizando, tanto os instrumentos de aprendizagem como as hipóteses e as conjecturas que favoreça a curiosidade.
CIÊNCIAS:
Observar as diferenças existentes em diferentes períodos.
As causas e consequências retratadas considerando a intervenção humana, assim como natural.
HISTÓRIA:
Levar os educandos a perceber que o passado fornece subsídios para compreender a atualidade e pensar o futuro.
GEOGRAFIA
Exercer o posicionamento crítico de modo a dominar a escrita e a leitura cartográfica.
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):

MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1 - momento
Demonstração prática-
A professora leva para sala diversas situações práticas do uso indevidos da água.
O descarte irregular do lixo;
A poluição dos rios, lagos e mananciais da nossa região do solo, bem como do subsolo.
Experimento descritivo
Solicitar aos alunos que apurem com sua família:
Como eles descartam o lixo?
Como tratam a água utilizada em casa?
Experimento ilustrativo
Fazer croqui desses dos itens pesquisados.

AVALIAÇÃO  
Numa perspectiva formativa contínua global e adaptável à diversidade, concomitante com as diversas formas de avaliação inclusive a avaliação somatória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário