SEQUENCIA DIDÁTICA VI
ESCOLA
MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA.
PERÍODO:
I semestre.
TEMPO
ESTIMADO: 01/06 a 22/06/2016.
TURMA:
5º ANO V2 TURNO VESPERTINO.
DOCENTE:
ANA MARIA DE JESUS.
TEMA
GERADOR: GESTÃO PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DA MUDANÇA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO
DE QUALIDADE.
TEMA
DA SEQUÊNCIA: Eu cuido, você cuida a natureza agradece
EIXOS
NORTEADORES: Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento
linguístico/literatura e leitura;
Produção textual;
Conhecimento Artístico/
artes visuais /Conhecimento artístico-musical
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
Vida humana e saúde;
COMPONENTES
CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Número do substantivos, adjetivos, locução adjetiva.
MATEMÁTICA:
Multiplicação de números
naturais;
Divisão exata;
Geometria: ângulos,
circunferência, fração e probabilidade.
CIÊNCIAS:
Principais problemas
ambientais;
Água, lixo, solo, poluição.
HISTÓRIA:
Salvador: as primeiras
construções.
GEOGRAFIA:
Nós os brasileiros
GARANTIAS
DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS:
Vivenciar organização de
textos envolvendo observação e comparação integrada aos conhecimentos
gramaticais.
MATEMÁTICA:
Aprimorar a capacidade de raciocínio
matemático apreciando a prática valorizando, tanto os instrumentos de
aprendizagem como as hipóteses e as conjecturas que favoreça a curiosidade.
CIÊNCIAS:
Observar as diferenças
existentes em diferentes períodos.
As causas e consequências
retratadas considerando a intervenção humana, assim como natural.
HISTÓRIA:
Levar os educandos a
perceber que o passado fornece subsídios para compreender a atualidade e pensar
o futuro.
GEOGRAFIA
Exercer o posicionamento
crítico de modo a dominar a escrita e a leitura cartográfica.
MATERIAL
DIDÁTICO (RECURSOS):
MOMENTOS
PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1 - momento
Demonstração prática-
A professora leva para sala
diversas situações práticas do uso indevidos da água.
O descarte irregular do
lixo;
A poluição dos rios, lagos e
mananciais da nossa região do solo, bem como do subsolo.
Experimento
descritivo
Solicitar aos alunos que
apurem com sua família:
Como eles descartam o lixo?
Como tratam a água utilizada
em casa?
Experimento
ilustrativo
Fazer croqui desses dos
itens pesquisados.
AVALIAÇÃO
Numa perspectiva formativa
contínua global e adaptável à diversidade, concomitante com as diversas formas
de avaliação inclusive a avaliação somatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário