ESCOLA
MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
Período
29/02 à 11/03/2016
TURMA: 5º
ano v2 TURNO: vespertino
DOCENTE: Ana
Maria de Jesus.
TEMA
GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo
uma Educação de Qualidade
SEQUENCIA
DIDÁTICA I
TEMA
DA SEQUÊNCIA:
TEMPO
ESTIMADO:29/02 à 11/03/2016
EIXOS
NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento
linguístico/literatura e leitura;
Produção textual;
Conhecimento Artístico/
artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
Vida humana e saúde;
COMPONENTES
CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
Û
PORTUGUÊS:
Locução adjetiva;
Adjetivo;
Mau e mal;
Sinais de pontuação;
Produção textual;
Leitura e interpretação de
texto; produção textual;
Análise da escrita.
Û
MATEMÁTICA:
Nosso sistema de numeração;
Valor de cada algarismo em
um número;
Ordem e classes;
Números naturais.
Û
CIÊNCIAS:
Os sentidos: olfato e
gustação, audição e equilíbrio;
Tato sons e imagens;
Sistema nervoso.
Û
HISTÓRIA:
O Brasil era de Portugal;
A exploração do pau-Brasil.
Û
GEOGRAFIA:
Terra: continentes e
oceanos, paralelos e meridianos.
GARANTIAS
DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
Û
Verificar a capacidade de analisar a ideia
central abstraída de textos redigindo e expondo as habilidades, bem como as
competências de leitura;
Û
Conhecer as características pessoais;
Û
Favorecer as relações interpessoais, bem como
intrapessoais;
Û
Analisara eficácia dos métodos formais e
informais, bem como o consenso de equipe.
MATERIAL
DIDÁTICO(RECURSOS):
Papel Kraft, papel A4,
tesoura, cola branca, cartolina, caneta hidrográfica, colorida, lápis de cor,
fita adesiva, régua.
MOMENTOS
PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
No decorrer dessa sequência
didática s aulas serão desenvolvidas por meio de...
v 1º MOMENTO 29/02/2016
Dinâmica
de apresentação:
A professora solicita aos
alunos que cada um se levante individualmente diga seu nome e uma cor. Na
sequência outro aluno dirá seu nome e uma cor seguida da cor que o aluno
anterior disse. Em seguida será realizado uma roda de conversa reflexiva sobre
a construção de valores importantes para a convivência saudável.
v 2º MOMENTO 01/03/2016
Momento deleite
Leitura de gênero textual: piadas
A professora solicita aos
alunos que escrevam o que esperam do ano letivo em seguida será feita a auto
correção com estratégia de inferência.
v 3º MOMENTO 02/03/2016
Produzir um calendário
juntamente com os educandos tendo na sequência a leitura compartilhada do
texto” História do calendário” em seguida os alunos farão a transcrição do
texto para o caderno identificando palavras com dificuldades ortográficas.
Posteriormente será feita separação de silabas
v 4º MOMENTO 03/03/2016
JOGO
DE COESÃO E COERÊNCIA
A professora posiciona a turma em círculo;
escreve na lousa separadamente substantivos, artigos, adjetivos e verbos de
ligação, em seguida solicita aos educandos que construam frases à partir das
palavras explicitadas Cada EDUCANDO dará uma sugestão de frase e a professora
dirá se tem coerência ou não explicando a importância de a frase ter coesão e
coerência.
v 5º MOMENTO 04/ 03/2016
A professora levará figuras
de animais as quais terão nomes com dificuldades ortográficas, os alunos irão
pintar, recortar e colar no caderno, em seguida farão a leitura das palavras
para a professora individualmente, após a leitura construirão frases utilizando
as palavras lidas seguida de estratégia de intervenção.
v 6º MOMENTO 01/03/2016
A professora solicitará aos
educandos que pensem em uma palavra em que dentro desta palavra contenha outra
palavra. Ex: carvalho-alho, banana- Ana; após o intervalo será solicitado aos
educandos que identifiquem os sinais das quatro operações e os termos da
adição.
v 7º MOMENTO O8/03/2016
Momento
deleite: Música ‘’ Astronauta de mármore’’. A professora canta a
música junto com os alunos.
Construção
de tabela de multiplicação
Os alunos construirão a
tabela com a orientação da professora. Sendo que a tabela será feita com a
utilização da régua. A pós o intervalo A professora divide a turma em quatro
grupos para construir um painel em homenagem ao dia internacional da mulher, a
professora explica porque surgiu o dia internacional da mulher e a importância
das conquistas da mulher para a construção da sociedade, em seguida juntamente
com os alunos será produzido um origami de uma flor.
v 8º MOMENTO 09/03/2016
Reconhecimento
de sons
A professora solicita aos
educando que produzam sons com a boca formando uma percussão de uma música
conhecida escreverá a música e orientados pela professora escreverão algumas
palavras ditadas pela professora, em seguida farão a separação de silabas
identificando o plural das palavras.
v 9º MOMENTO 10/03/2016
Mosaico
A professora entregará aos
educandos metade de uma folha de papel A4, solicita que façam uma margem de 1
cm, em seguida construirão um quadrado de 10/10cm que será dividido em doze
triângulos e pintados com cores orientadas pela professora.
Quantos triângulos?
Quantas cores?
Identificando as frações, ou
seja, as metades em que foi dividido o quadrado.
v 10º MOMENTO 11/03/2016
História
em quadrinho
A professora entregará aos
educandos pequenos balões recortados em papel A4, solicita aos educandos que
coloquem a mão na’’ caixa surpresa’’ retirem uma palavra e escrevam uma frase
com a palavra. Com bonecos de papel pré- preparados pela professora os alunos irão
pintar individualmente colocando o seu nome completo, logo após colar em uma
cartolina. Formando assim um diálogo entre eles. A professora chama atenção
para a construção do diálogo e fazem eles perceberem que construíram
informalmente uma história em quadrinho.
v AVALIAÇÃO
Será verificado a eficácia
da leitura, bem como da escrita e a produção textual privilegiando a relação
oralidade/escrita em um processo diagnostico intercalando as disciplinas
curriculares em uma mesma prática pedagógica formando um conjunto de ideias,
representações e informações pertinentes a série/idade, considerando os avanços
e as dificuldades registrados em planilhas para posterior observação seguida da
intervenção pedagógica.
v LIVROS UTILIZADOS (referências)
Nenhum comentário:
Postar um comentário