sábado, 27 de agosto de 2016

avaliação e diagnostico

ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
Período 29/02 à 11/03/2016
TURMA: 5º ano v2                   TURNO: vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
SEQUENCIA DIDÁTICA I
TEMA DA SEQUÊNCIA:
TEMPO ESTIMADO:29/02 à 11/03/2016
*      EIXOS NORTEADORES:
 Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
*      COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
Û    PORTUGUÊS:
Locução adjetiva;
Adjetivo;
Mau e mal;
Sinais de pontuação;
Produção textual;
Leitura e interpretação de texto; produção textual;
Análise da escrita.

Û    MATEMÁTICA:
Nosso sistema de numeração;
Valor de cada algarismo em um número;
Ordem e classes;
Números naturais.

Û    CIÊNCIAS:
Os sentidos: olfato e gustação, audição e equilíbrio;
Tato sons e imagens;
Sistema nervoso.
Û    HISTÓRIA:
O Brasil era de Portugal;
A exploração do pau-Brasil.
Û    GEOGRAFIA:
Terra: continentes e oceanos, paralelos e meridianos.
*      GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
Û    Verificar a capacidade de analisar a ideia central abstraída de textos redigindo e expondo as habilidades, bem como as competências de leitura;
Û    Conhecer as características pessoais;
Û    Favorecer as relações interpessoais, bem como intrapessoais;
Û    Analisara eficácia dos métodos formais e informais, bem como o consenso de equipe.  
*      MATERIAL DIDÁTICO(RECURSOS):
Papel Kraft, papel A4, tesoura, cola branca, cartolina, caneta hidrográfica, colorida, lápis de cor, fita adesiva, régua.
*      MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
No decorrer dessa sequência didática s aulas serão desenvolvidas por meio de...
v 1º MOMENTO 29/02/2016
Dinâmica de apresentação:
A professora solicita aos alunos que cada um se levante individualmente diga seu nome e uma cor. Na sequência outro aluno dirá seu nome e uma cor seguida da cor que o aluno anterior disse. Em seguida será realizado uma roda de conversa reflexiva sobre a construção de valores importantes para a convivência saudável.
v 2º MOMENTO 01/03/2016

Momento deleite
Leitura de gênero textual: piadas
A professora solicita aos alunos que escrevam o que esperam do ano letivo em seguida será feita a auto correção com estratégia de inferência.
v 3º MOMENTO 02/03/2016
Produzir um calendário juntamente com os educandos tendo na sequência a leitura compartilhada do texto” História do calendário” em seguida os alunos farão a transcrição do texto para o caderno identificando palavras com dificuldades ortográficas. Posteriormente será feita separação de silabas
v 4º MOMENTO 03/03/2016
JOGO DE COESÃO E COERÊNCIA
 A professora posiciona a turma em círculo; escreve na lousa separadamente substantivos, artigos, adjetivos e verbos de ligação, em seguida solicita aos educandos que construam frases à partir das palavras explicitadas Cada EDUCANDO dará uma sugestão de frase e a professora dirá se tem coerência ou não explicando a importância de a frase ter coesão e coerência.
v 5º MOMENTO 04/ 03/2016
A professora levará figuras de animais as quais terão nomes com dificuldades ortográficas, os alunos irão pintar, recortar e colar no caderno, em seguida farão a leitura das palavras para a professora individualmente, após a leitura construirão frases utilizando as palavras lidas seguida de estratégia de intervenção.
v 6º MOMENTO 01/03/2016
A professora solicitará aos educandos que pensem em uma palavra em que dentro desta palavra contenha outra palavra. Ex: carvalho-alho, banana- Ana; após o intervalo será solicitado aos educandos que identifiquem os sinais das quatro operações e os termos da adição.
v 7º MOMENTO O8/03/2016
Momento deleite: Música ‘’ Astronauta de mármore’’. A professora canta a música junto com os alunos.
Construção de tabela de multiplicação
Os alunos construirão a tabela com a orientação da professora. Sendo que a tabela será feita com a utilização da régua. A pós o intervalo A professora divide a turma em quatro grupos para construir um painel em homenagem ao dia internacional da mulher, a professora explica porque surgiu o dia internacional da mulher e a importância das conquistas da mulher para a construção da sociedade, em seguida juntamente com os alunos será produzido um origami de uma flor.
v 8º MOMENTO 09/03/2016
Reconhecimento de sons
A professora solicita aos educando que produzam sons com a boca formando uma percussão de uma música conhecida escreverá a música e orientados pela professora escreverão algumas palavras ditadas pela professora, em seguida farão a separação de silabas identificando o plural das palavras.
v 9º MOMENTO 10/03/2016
Mosaico
A professora entregará aos educandos metade de uma folha de papel A4, solicita que façam uma margem de 1 cm, em seguida construirão um quadrado de 10/10cm que será dividido em doze triângulos e pintados com cores orientadas pela professora.
Quantos triângulos?
Quantas cores?
Identificando as frações, ou seja, as metades em que foi dividido o quadrado.

v 10º MOMENTO 11/03/2016
História em quadrinho
A professora entregará aos educandos pequenos balões recortados em papel A4, solicita aos educandos que coloquem a mão na’’ caixa surpresa’’ retirem uma palavra e escrevam uma frase com a palavra. Com bonecos de papel pré-  preparados pela professora os alunos irão pintar individualmente colocando o seu nome completo, logo após colar em uma cartolina. Formando assim um diálogo entre eles. A professora chama atenção para a construção do diálogo e fazem eles perceberem que construíram informalmente uma história em quadrinho.
v AVALIAÇÃO
Será verificado a eficácia da leitura, bem como da escrita e a produção textual privilegiando a relação oralidade/escrita em um processo diagnostico intercalando as disciplinas curriculares em uma mesma prática pedagógica formando um conjunto de ideias, representações e informações pertinentes a série/idade, considerando os avanços e as dificuldades registrados em planilhas para posterior observação seguida da intervenção pedagógica.



v  LIVROS UTILIZADOS (referências) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário