terça-feira, 4 de abril de 2023

sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC.

 sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC

Duração: 4 HORAS

Série / ano: 4º e 5º ano

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1.     Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

2.     Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

 

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

 👉 o coelhinho

Eu vi um coelho

na beira da mata

de pelo branquinho

oferecendo cenoura

pra seus filhotinhos.

👉 1º momento

Ditar o texto para o alunos, seguida transcrever o texto na lousa para que eles possam fazer a autocorreção, logo após será feita uma leitura compartilhada, Seguida de leitura individual.

👉2º momento

Circular no texto substantivo comum.

Transcrever AS PALAVRAS no diminutivo;

O onde o coelhinho estava?

Quem viu o coelhinho?

Identifique o pronome pessoal no texto;

👉3º Momento

Separe as silabas das palavras abaixo

filhotinhos.---------------------------------------

coelho--------------------------------------------

oferecendo---------------------------------------

coelhinho---------------------------------------

branquinho-----------------------------------------

mata------------------------------------------------

4º Momento


👉Solicitar aos educandos que façam uma ilustração do texto.









domingo, 5 de março de 2023

atividade adaptada para pessoa em defasagem de aprendizagem série/ano.

 

1-   Leia o texto poético!

A chácara do chico bolacha!

  Na chácara do chico bolacha

O que se procura

  Nunca se acha!

Quando chove muito

O Chico brinca de barco

Porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,

Chico trabalha com enxada

E logo se machuca

E fica de mão enxada.[...]

(Cecilia Meireles. Ou isto ou aquilo. RJ. Ed. Nova Fronteira, 1997.

1-    2-  REESCREVA O TEXTO poético!

Na chácara do chico bolacha

------------------------------------------------------------------------------------------------

O que se procura

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nunca se acha!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando chove muito

--------------------------------------------------------------------------------------------------

O Chico brinca de barco

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Porque a chácara vira charco.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando não chove nada,

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Chico trabalha com enxada

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E logo se machuca

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E fica de mão enxada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3-Preencha as lacunas com as palavras que faltam de acordo com o texto acima!

Na -------cara do ---------ico bola-----a

O que se ----------cura

Nunca se a--------a!

Quando --------ove muito

O ------ico --------inca de barco

Porque a -------ácara vira  ------arco.

Quando não --------ove nada,

--------ico  -----aba------a com em-----ada

E logo se ma--------uca

E fica de mão em-------ada.

2-     Leia!

ALFABETO MAIÚSCULO!

O alfabeto maiúsculo é uma das formas de escrever as letras. Ou seja, em uma mesma frase, podemos usar letras maiúsculas ou minúsculas. As maiúsculas são usadas no início de frases. Por exemplo: O menino está feliz. ou A criança está brincando.

São empregadas para nome próprio (pessoas ou animais). Por exemplo: Pedro caiu.” ou A menina se chama Marina. Como você vê, o nome próprio sempre terá a inicial maiúscula, independente que esteja ou não em uma frase, e independente de que posição ocupe na frase. A mesma regra vale para as iniciais de nomes de países, estados e cidades, já que são nomes próprios.

A B C D E F G H I J K L  M N O P Q R S T  U V  W X Y

3-   4-   Escreva as vogais que faltam

------ B C D --------- F G H ----------J K L M N --------- P Q R S T  ----------V  W X Y Z.

 

5 -O alfabeto minúsculo é usado na maioria das palavras de uma frase. O alfabeto maiúsculo é usado nas iniciais de frases, de nomes próprios (pessoas ou animais, países, estados e municípios), em siglas, depois de pontos finais, continuativos e exclamativos. Todas outras palavras usamos as letras minúsculas.

Observação: Alguns nomes podem  confundir no uso de um ou outro nome. Então, observe que se usa minúsculas em:

·        dias, meses e estações do ano

·        fulano, sicrano e beltrano

·        formas de tratamento

·        adjetivos pátrios.

4-    6- complete com as consoantes que faltam!

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z.

A ----------------------------------------- e --------------------   i  ------------------------------ o ------------------------------- u -----------------------------------------v

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ATIVIDADE COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.

 

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- Separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- Responda sim ou não!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?

 

visioconstrução no processo de escrita.

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- RESPONDA SIM OU NÃO!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?


jogos que contribuem para a formação cidadã.

 jogos cooperativos 

dança das cadeiras;

jogo de memoria sensorial🦙

caça ao tesouro;👪

o que letra  A B?✍

contação de Histórias. ( fábulas) 𞄺🦇

adivinhações 🐂🐃 qual a diferença?



segunda-feira, 17 de outubro de 2022

substantivos

 

Escola:

Professora; Ana Maria de Jesus.

Turma/série: 5º ano.

Aprendente: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SUBSTANTIVOS

Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Substantivo

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).

Substantivos simples

  • casa;
  • amor;
  • roupa;
  • livro;
  • felicidade.

Substantivos compostos

  • passatempo;
  • arco-íris;
  • beija-flor;
  • segunda-feira;
  • malmequer.

Substantivos primitivos

  • folha;
  • chuva;
  • algodão;
  • pedra;
  • quilo.

Substantivos derivados

  • território;
  • chuvada;
  • jardinagem;
  • açucareiro;
  • livraria.

Substantivos próprios

  • Flávia;
  • Brasil;
  • Carnaval;
  • Nilo;
  • Serra da Mantiqueira.

Substantivos comuns

  • mãe;
  • computador;
  • papagaio;
  • uva;
  • planeta.

Substantivos coletivos

  • rebanho;
  • cardume;
  • pomar;
  • arquipélago;
  • constelação.

Substantivos concretos

  • mesa;
  • cachorro;
  • samambaia;
  • chuva;
  • Felipe.

Substantivos abstratos

  • beleza;
  • pobreza;
  • crescimento;
  • amor;
  • calor.

Substantivos comuns de dois gêneros

  • o estudante / a estudante;
  • o jovem / a jovem;
  • o artista / a artista.

Substantivos sobrecomuns

  • a vítima;
  • a pessoa;
  • a criança;
  • o gênio;
  • o indivíduo.

Substantivos epicenos

  • a formiga;
  • o crocodilo;
  • a mosca;
  • a baleia;
  • o besouro.

Substantivos de dois números

  • o lápis / os lápis;
  • o tórax / os tórax;
  • a práxis / as práxis.

 

 Resolução Nº 4, do Conselho Nacional de Educação, de 13 de julho de 2010, estabelece as Diretrizes Nacionais da Educação Básica, no parágrafo 3º, art.43, capítulo 1 , define as questões de gênero, entre outras, como componente integrante dos PPPs escolares. 

portanto, essas questões precisam ter um olhar diferenciado, centralizado na pessoa, bem como no seu contexto social.

Não basta somente olhar!

É imprescindível um acompanhamento minucioso, organizado e o que é mais importante, ouvir a criança, deixá-la se expressar e buscar contribuir através do processo educativo curricular. Porque somente através do processo de construção do conhecimento se poderá fazer mediações e intervenções.

Através de um conjunto de dispositivos se pode refletir as questões de gênero na escola buscando a lógica das experiencias colocando o fazer e o agir da criança em primeiro lugar. Contudo, deve-se tomar cuidado com ações estereotipadas eivadas de hipóteses e ''achismos '' que dificultam a construção dos processos identitários.