Segundo Viola Spolin, ‘’ o indivíduo
precisa ser colocado diante de um problema para, intuitivamente, encontrar a
solução. Viola acredita que ninguém ensina nada a ninguém e que aprender estar
relacionado a vivenciar’’. Apud. Eliana Pougy. ( 2016, p.446).
SEQUÊNCIA
DIDATICA II
TEMA:
Todos contra o mosquito aeds aegypti
Tempo
estimado: 11 dias (14/03 à 25/03)
PERÍODO: 1º semestre
EIXOS
NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/
oralidade;
Conhecimento
linguístico/literatura e leitura;
Produção textual;
Conhecimento Artístico/
artes visuais;
Conhecimento
artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
Vida humana e saúde;
COMPONENTES
CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS
PORTUGUÊS
Gêneros textual: texto
informativo; sinais de pontuação; interpretação de texto; palavras terminadas
em: ao e a formação de palavra no plural; produção textual.
Matemática
Números ordinais; sólidos geométricos, adição de números
naturais.
CIÊNCIAS
Áreas verdes.
Geografia
O Brasil no mundo; a terra em movimento.
HISTÓRIA
Início da colonização no Brasil
GARANTIAS
DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS)
Adquirir atitudes preventivas capaz de evitar doenças
causadas pelo mosquito Aeds;
Refletir sobre as ações que se pode ter no seu entorno
social;
Tomar consciência sobre as causas e as consequências
necessárias para o combate ao mosquito aeds levando para o convívio familiar
conhecimentos adquiridos sobre as quatro doenças causadas pela não prevenção
deste mosquito
EIXOS
NORTEADORES
Conhecimento linguístico/oralidade;
Literatura e leitura;
Conhecimentos artísticos; artes;
Conhecimento artístico musical;
Números e suas relações;
Espaço e forma;
Vida humana e saúde;
Plantas e vida animal;
Matéria na natureza;
Formação dos grupos sociais.
Material didático
Data show; pendrive; texto xerografado, livro didático do
educando, papel A4, papel kraft.
MOMENTOS
PLANEJADOS (AÇÕES METODOLÓGICAS)
Momento
deleite
Cantar o hino nacional brasileiro,
I momento
Assistir vídeo-aula sobre as medidas preventivas contra
os criadouros de mosquito;
Fomentar a discursão em sala de aula sobre as doenças
causadas por este mesmo mosquito;
Solicitar aos educandos para arquitetar um slogan sobre o
mosquito e sua prevenção;
Solicitar aos educando a construção de um texto sobre o
que eles entenderam, em seguida fazerem uma leitura corretiva, logo após a
professora fará a correção juntamente com o aluno e este transcreverá o texto
fazendo as devidas correções, onde serão apontados os erros ortográficos, bem
como de pontuação e de concordância verbal e nominal.
Posteriormente será solicitado aos alunos para formarem
grupos de três para efetivarem a construção de cartaz onde será escolhido o
melhor slogan.
AVALIAÇÃO
A avaliação contempla as diferentes características dos
estudantes de modo a compreender o processo de aprendizagem da turma observando
os caminhos para a intervenção pedagógica visando a melhoria na aprendizagem
bem como nas práxis pedagógicas.