terça-feira, 29 de outubro de 2013
tradições e cultura : familia e escola.
As tradições culturais é um suporte pedagógico que auxilia o professor alfabetizador na avaliação dos conhecimentos prévios do aluno e em como ele se comporta na interação com os colegas e o seu comportamento no convívio com os pais. É o momento oportuno para o educador avaliar as suas concepções pedagógicas, bem como, as diferentes formas de aprender do aluno em relação a práxis em sala de aula. É nas comemorações em sala de aula que o professor deve estar atento as atitudes do pais em relação a educação dos filhos para poder então, fazer as inferências na sala de aula. partindo da observação se pode elaborar meios para aproximar - se da família. É no convívio, ou seja, na interação : família /escola que se abre precedentes para outras ações que objetive essa interação. com efeito, escola é o principal meio pelo qual se efetua e promove o intercâmbio com a família e essa junção é o meio pelo qual se conscientiza a família de que educação se dar de duas maneiras: o conhecimento cientifico que é responsabilidade da escola e a educação que responsabilidade da família. É dentro dessa concepção que consiste, toda e qualquer comemoração dentro da escola. isso não significa que o aluno não fique a vontade para se divertir , assim como, o professor não procure se divertir igualmente. A observação é intrínseca a educação formal e informal.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
constituição federal( LDB)
ART.210.SERÃO FIXADOS CONTEÚDOS MINIMO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, DE MANEIRA A ASSEGURAR FORMAÇÃO BÁSICA COMUM E RESPEITO AOS VALORES CULTURAIS E ARTÍSTICOS, NACIONAIS E REGIONAIS.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Sequência didática conto os três porquinhos
Sequência didática conto
os três porquinhos
1= quem conhece a história dos três porquinhos?
Vamos ler juntos?
A professora leva para
sala de aula a historia dos três porquinhos adaptadas para a series iniciais do
ensino fundamental e seguida questiona os educandos sobre o que fazia os três
porquinhos e porque eles construíram as casas. Após uma leitura feita pela
professora; numerar as frases e propor a leitura jogralizada; após a conclusão
da leitura jogralizada. Indicar a leitura individual para que os educandos possam
aprender a importância de presta atenção e participar da leitura.
Quais os números
ordinais que aparece na historia?
Qual a primeira letra
qual a primeira silaba?
Quantas letras te a primeira
silaba?
Quais as letras que
fora a última silaba?
Tem na sala algum
coleguinha que o Nome começa com a sílaba da palavra que vimos na lousa? E importante
que os discentes sejam convidados a circular palavras lousa.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
adaptação da história dos três porquinhos para trabalhar matemática nas series iniciais!
História dos três porquinhos
Era uma vez três porquinhos que viva na floresta.
O lobo queria comê-los.
Um era preguiçoso.O segundo gostava de esperar pelos
outros.
O terceiro era Trabalhador.
Eles viviam brigando.
Resolveram então se separar.
O primeiro construiu sua casa de palha, pois queria
descansar e não estava a fim de perder tempo.
O segundo fez a casa de madeira, pois pensou: se fizer de
palha vai pegar fogo mais fácil.
O terceiro , no entanto, preferiu construir de tijolos,
pois era mais seguro.
O lobo disse: eles se separaram ficou mais fácil de
pegá-los.
Soprou a casa do primeiro e como era de palha ela caiu.
O porquinho correu para a casa do segundo.O lobo soprou a
casa do segundo e como era de madeira. Ela também caiu.
Os dois porquinhos saíram em disparada para a casa do
terceiro porquinho.
Lá se esconderam e ficaram seguros e livres do lobo mau.
Moral da história: a união faz a força
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
brincadeiras antigas (gata pintada)
gata pintada
objetivo :
desenvolver a coordenação motora, a sensibilidade e o respeito mutuo.
faixa etária: a partir dos 4 anos.
recursos: educador e educando.
Método: AS crianças ficam em circulo com a mão no chão, cantam a ciranda: gata pintada, quem te pintou? foi uma velhinha que por aqui passou! tempo de areia arrasta poeira estica essa lagarta pela ponta da orelha. enquanto vão cantando, um dos componentes do grupo belisca a mão do outro levemente.quando termina a música, a mão onde parou deve ser colocada nas costas. Em seguida um pega na orelha do outro. retoma a ciranda. ao termino da música se puxará a orelha sem machucar.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
PLANO DE AULA
CABEÇALHO: Escola Municipal Djalma Faria
Oliveira
PÚBLICO ALVO: 2º ano do fundamental I
ÁREAS DE ABRANGÊNCIAS: português, matemática, estudo do meio
e ciências.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CURRICULARES
OBJETIVO GERAL
Identificar
a escrita de uma palavra transcrita ou ditada
com coesão e coerência e as suas finalidades dentro de um texto
formulando hipótese tomando como suporte
básico: leitura de imagens bem como leitura de textos diversificados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Escrever de
forma legível;
Organizar
frases corretas;
Utilizar
estratégias facilitadoras de calculo;
Assinalar as
transformações que acontece nos seres vivos;
Manipular
com expressiva autonomia, diferentes materiais na realização de diferentes
tarefas.
Estabelecer
correspondência grafofônica, percebendo a frequência do uso das vogais nas sílabas.
Segmentar
palavra: tais como: Lado, Lobo, leite, livro e lupa.
O lobo levou
o livro.
PROCEDIMENTOS
Acolhida, oração, chamada.
Exploração dos cartazes expostos na sala apresentação dos
fantoches da história, propor uma
leitura coletiva;
Escrita coletiva de problemas elaborados em sala junto com os educandos;
Reflexão sobre a escrita; propor ao educando a auto
correção ortográfica.
RECURSOS: EVA. Tubo de cola quente, palito de
picolé, marcadores coloridos tesoura, desenho dos três porquinhos
AVALIAÇÃO: Avaliar-se-á a capacidade de
distinguir animais através da leitura de imagem e resolver problemas explicando
como chegou ao resultado.
OBSERVAÇÃO:
Observar-se-á a compreensão da fala simbolizada, a distinção
de letras e outros sinais gráficos, a consciência fonológica.
MEDIDAS DE APOIO
A educadora fará
a correção ortográfica junto com o educando, uma a uma. Elencado a resolução de
problemas: tapas de garrafa peti, material dourado.
FLEXIBILIDADE:
Buscar texto
xerografado, escritas do alfabeto e vogais.
INFERÊNCIA:
Inferir palavras silaba e letras, suposições baseadas em
pistas dadas pelo próprio texto,
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Quantos porquinhos têm a historia? Quantas cores e quais as
cores usadas para confeccioná-los?
Quantos
lobos?
Quantas e
quais as cores foram usadas para confeccionar o lobo?
O lobo de
(nome de um educando). Mais o lobo de (nome de um educando) quantos lobos são? (o
mesmo se repete com os porquinhos) e com outras operações matemáticas.
REFERENCIAS
BRASIL. Governo do Estado da Bahia. Universidade do Estado da Bahia. Pró-reitoria
do Estado da Bahia. Módulo do professor capacitação para professores
alfabetizadores.
Brasil. centro de alfabetização, leitura e
escrita. Matriz de referência CEALE,: LEITURA E ESCRITA
LEMLE. Mirian. Guia Teórico do
alfabetizador. 2006.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
sábado, 21 de setembro de 2013
boneca de pano
As bonecas de pano da vovó trás de volta a simplicidade das brincadeiras e a inocência.
Dá a criança a oportunidade do brincar por brincar. tira da criança a ideia de consumismo e de valor financeiro. Faz a criança demonstrar o afeto pelo que é simples.
Dá a criança a oportunidade do brincar por brincar. tira da criança a ideia de consumismo e de valor financeiro. Faz a criança demonstrar o afeto pelo que é simples.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
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