terça-feira, 1 de outubro de 2013

PLANO DE AULA
CABEÇALHO: Escola Municipal Djalma Faria Oliveira
PÚBLICO ALVO: 2º ano do fundamental I
ÁREAS DE ABRANGÊNCIAS: português, matemática, estudo do meio e ciências.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURRICULARES  
OBJETIVO GERAL
Identificar a escrita de uma palavra transcrita ou ditada  com coesão e coerência e as suas finalidades dentro de um texto formulando hipótese  tomando como suporte básico: leitura de imagens bem como leitura de textos diversificados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Escrever de forma legível;
Organizar frases corretas;
Utilizar estratégias facilitadoras de calculo;
Assinalar as transformações que acontece nos seres vivos;
Manipular com expressiva autonomia, diferentes materiais na realização de diferentes tarefas.
Estabelecer correspondência grafofônica, percebendo a frequência do uso das vogais nas sílabas.
Segmentar palavra: tais como: Lado, Lobo, leite, livro e lupa.
O lobo levou o livro.

PROCEDIMENTOS
Acolhida, oração, chamada.
Exploração dos cartazes expostos na sala apresentação dos fantoches  da história, propor uma leitura coletiva;
Escrita coletiva de problemas elaborados em  sala junto com os educandos;
Reflexão sobre a escrita; propor ao educando a auto correção ortográfica.
RECURSOS: EVA. Tubo de cola quente, palito de picolé, marcadores coloridos  tesoura, desenho dos três porquinhos
AVALIAÇÃO: Avaliar-se-á a capacidade de distinguir animais através da leitura de imagem e resolver problemas explicando como chegou ao resultado.
OBSERVAÇÃO:
 Observar-se-á a compreensão da fala simbolizada, a distinção de letras e outros sinais gráficos, a consciência fonológica.  
MEDIDAS DE APOIO
A educadora fará a correção ortográfica junto com o educando, uma a uma. Elencado a resolução de problemas: tapas de garrafa peti, material dourado.
FLEXIBILIDADE:
Buscar texto xerografado, escritas do alfabeto e vogais.
INFERÊNCIA:
 Inferir palavras silaba e letras, suposições baseadas em pistas dadas pelo próprio texto,
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
 Quantos porquinhos têm a historia? Quantas cores e quais as cores usadas para confeccioná-los?
Quantos lobos?
Quantas e quais as cores foram usadas para confeccionar o lobo?
O lobo de (nome de um educando). Mais o lobo de (nome de um educando) quantos lobos são? (o mesmo se repete com os porquinhos) e com outras operações matemáticas.

REFERENCIAS
BRASIL. Governo do Estado da Bahia.  Universidade do Estado da Bahia. Pró-reitoria do Estado da Bahia. Módulo do professor capacitação para professores alfabetizadores.
Brasil. centro de alfabetização, leitura e escrita. Matriz de referência CEALE,: LEITURA E ESCRITA
LEMLE. Mirian. Guia Teórico do alfabetizador. 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário