PLANO DE AULA
CABEÇALHO: Escola Municipal Djalma Faria
Oliveira
PÚBLICO ALVO: 2º ano do fundamental I
ÁREAS DE ABRANGÊNCIAS: português, matemática, estudo do meio
e ciências.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CURRICULARES
OBJETIVO GERAL
Identificar
a escrita de uma palavra transcrita ou ditada
com coesão e coerência e as suas finalidades dentro de um texto
formulando hipótese tomando como suporte
básico: leitura de imagens bem como leitura de textos diversificados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Escrever de
forma legível;
Organizar
frases corretas;
Utilizar
estratégias facilitadoras de calculo;
Assinalar as
transformações que acontece nos seres vivos;
Manipular
com expressiva autonomia, diferentes materiais na realização de diferentes
tarefas.
Estabelecer
correspondência grafofônica, percebendo a frequência do uso das vogais nas sílabas.
Segmentar
palavra: tais como: Lado, Lobo, leite, livro e lupa.
O lobo levou
o livro.
PROCEDIMENTOS
Acolhida, oração, chamada.
Exploração dos cartazes expostos na sala apresentação dos
fantoches da história, propor uma
leitura coletiva;
Escrita coletiva de problemas elaborados em sala junto com os educandos;
Reflexão sobre a escrita; propor ao educando a auto
correção ortográfica.
RECURSOS: EVA. Tubo de cola quente, palito de
picolé, marcadores coloridos tesoura, desenho dos três porquinhos
AVALIAÇÃO: Avaliar-se-á a capacidade de
distinguir animais através da leitura de imagem e resolver problemas explicando
como chegou ao resultado.
OBSERVAÇÃO:
Observar-se-á a compreensão da fala simbolizada, a distinção
de letras e outros sinais gráficos, a consciência fonológica.
MEDIDAS DE APOIO
A educadora fará
a correção ortográfica junto com o educando, uma a uma. Elencado a resolução de
problemas: tapas de garrafa peti, material dourado.
FLEXIBILIDADE:
Buscar texto
xerografado, escritas do alfabeto e vogais.
INFERÊNCIA:
Inferir palavras silaba e letras, suposições baseadas em
pistas dadas pelo próprio texto,
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Quantos porquinhos têm a historia? Quantas cores e quais as
cores usadas para confeccioná-los?
Quantos
lobos?
Quantas e
quais as cores foram usadas para confeccionar o lobo?
O lobo de
(nome de um educando). Mais o lobo de (nome de um educando) quantos lobos são? (o
mesmo se repete com os porquinhos) e com outras operações matemáticas.
REFERENCIAS
BRASIL. Governo do Estado da Bahia. Universidade do Estado da Bahia. Pró-reitoria
do Estado da Bahia. Módulo do professor capacitação para professores
alfabetizadores.
Brasil. centro de alfabetização, leitura e
escrita. Matriz de referência CEALE,: LEITURA E ESCRITA
LEMLE. Mirian. Guia Teórico do
alfabetizador. 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário