ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE
OLIVEIRA.
Período: setembro de 2013.
Carga horária: 08h00minh00mn.
Turno: matutino
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus..
Componentes curriculares:
Língua portuguesa, ciências, geografia,
história e matemática.
Eixos
Números e
operações, tratamento da informação.
Apropriação do
sistema de escrita, leitura, localização da informação explicita em textos.
Compreensão
conceitual e procedimental.
Direitos de aprendizagem contemplados
Elaborar compreensão sobre o mundo
condizente com perspectiva atual. Identificar os números em diferentes
contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar
e comunicar quantidades de elementos de uma coleção nas brincadeiras e em
situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver
problema de estruturas aditivas e multiplicativa utilizando estratégias
próprias como desenhos, decomposição numérica e palavras.
Conteúdos
Ordenação e seriação; leitura de
números; peso e medidas; adição; cálculo mental e escrito; tabela. Escrita e
leitura de palavras; gênero textual;
Objetivos : Geral
Propor situações de reflexão intercalando
diferentes situações de ensino e aprendizagem dando continuidade as atividades
propostas de modo a ampliar os conhecimentos prévios e consolidar a leitura e a
escrita, garantindo assim, os direitos de aprendizagem condizentes com a série
e a idade propostos para as series iniciais do ensino fundamental, mais
especificamente para o segundo ano do ciclo de alfabetização.
Específicos
=>Associar a contagem de números e
objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades;
=>Associar a denominação de
números e sua respectivas representações
simbólicas;
=>Refletir
sobre pessoas com deficiência visual
articulando com as medidas a serem tomadas dentro e fora da escola;
=> comparar e
identificar cores;
=> explicitar
ou representar formalmente e informalmente a posição dos animais e das cores
bem como, dos dias da semana;
=> Descrever,
comparar e classificar as imagens e os dias da semana, com suas próprias
palavras;
=>
identificar e descrever a localização e a movimentação dos animais considerando
um referencial;
=> Descrever
as características da paisagem onde ocorre a historia;
=> Ler
interpretar assim como, socializar fábulas;
Recursos
didáticos:
Livro de
história, Cartolina, tesoura, cola, figura de animais.
=>Sequência didática<=
1º] momento:
Momento deleite: “música” cara de
rato. (Aline Barros)
Mostrar para as crianças a capa do
livro e questionar sobre o gênero textual apresentado. Quem escreveu a fábula? O que é uma fábula? Para que serve uma fábula.
Solicitar um voluntário para fazer a leitura.
2º) momento:
A professora fará uma releitura do
texto propondo um intercâmbio oral entre os educandos. Confeccionar o jogo
junto com as crianças.
Confeccionando o jogo
Distribuir entre os alunos retângulos
de cartolina eles irá recortar em livros e jornais imagens das figuras que
aparecem na história Em seguida colará de um lado a figura do outros escreverá
o nome da figura seguinte. Formando assim um dominó.
3º momento:
Dividir uma cartolina em quadrados
com o nome das figuras.
De posse das figuras o aluno irá
procurar o nome e colar a figura ao lado.
4º momento: Atividade xerografada
5º momento
Gincana: dividir a sala em grupo e
propor que formem o maior número de possível de palavras da história com o
alfabeto móvel e transcrever para uma cartolina. Ganha o grupo que conseguir o
maior número de palavras. Atividade xerografada
Escola:-
----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:-
------/-----/---------- Série/ano-----------------------
Professora
alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:-
------------------------------------------------------------------------------------------PARA
SABER MAIS
1º]Escreva nos quadrados os
objetos e os animais que aparecem na história. Em seguida escreva o que se
pede.
Objetos
|
|
Animais
|
Nome
|
Quantidade
|
|
Nome
|
Quantidade
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A] Sobrou quantos
quadradinhos vazios?------------
2º] marque com um x a
quantidade de letras que tem a palavra CAMUNDONGO
( )
3 ( )
5 ( )
7 10( )
3º]Qual a 1ª silaba da palavra da palavra CAMUNDONGO.
[ ]
GO [ ]
DON [ ] MUN
[ ] CA
A)
Quantas silabas tem a palavra camundongo?
[ ] 2
[ ]3 [
] 4 [ ] 5
Escola:-
----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:-
----/-----/------ Série/ano--------------
Professora
alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:-
------------------------------------------------------------------------------------------PARA
SABER MAIS
1º] Pinte o quadradinho de acordo com e a
posição do camundongo.
1ª dia
|
2º dia
|
3º dia
|
4º dia
|
5º dia
|
6º dia
|
7º dia
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Vermelho
|
Verde
|
Amarelo
|
Roxo
|
Laranja
|
Azul
|
Branco
|
2º) Responda a adivinha.
Sete
irmãos, cinco vão a feira e dois não. Quem são?
R =--------------------------------------------------------------------------------------------------
Escreva
os nomes deles.
S-----------------------
------------------------T--------------------------
----------------------Q------------------------ ------------------------Q---------------------------
--------------------S-----------------------------
---------------------S------------------------------ -------------------
D------------------------------- -------------------------
Escola:-
----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:-
---------/--------/----------- Série/ano----------------------------
Professora
alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:-
------------------------------------------------------------------------------------------PARA
SABER MAIS
5º) desenhe figuras do texto, pinte e escreva o nome.
---------------------------------------- -------------------------------------------------
--------------------------------- ---------------------------------------
--------------------------------------------
-------------------------------------------------------------