terça-feira, 1 de outubro de 2013

brincadeiras antigas (gata pintada)

gata pintada
objetivo :
desenvolver a coordenação motora, a sensibilidade e o respeito mutuo.
faixa etária: a partir dos 4  anos. 
recursos: educador e educando.
Método: AS crianças ficam em circulo com a mão no chão, cantam a ciranda: gata pintada, quem te pintou? foi uma velhinha que por aqui passou! tempo de areia arrasta poeira estica essa lagarta pela ponta da orelha. enquanto vão cantando, um dos componentes do grupo belisca a mão do outro levemente.quando termina a música, a mão onde parou deve ser colocada nas costas.  Em seguida um pega na orelha do outro. retoma a ciranda. ao termino da música se puxará a orelha sem machucar.


PLANO DE AULA
CABEÇALHO: Escola Municipal Djalma Faria Oliveira
PÚBLICO ALVO: 2º ano do fundamental I
ÁREAS DE ABRANGÊNCIAS: português, matemática, estudo do meio e ciências.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURRICULARES  
OBJETIVO GERAL
Identificar a escrita de uma palavra transcrita ou ditada  com coesão e coerência e as suas finalidades dentro de um texto formulando hipótese  tomando como suporte básico: leitura de imagens bem como leitura de textos diversificados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Escrever de forma legível;
Organizar frases corretas;
Utilizar estratégias facilitadoras de calculo;
Assinalar as transformações que acontece nos seres vivos;
Manipular com expressiva autonomia, diferentes materiais na realização de diferentes tarefas.
Estabelecer correspondência grafofônica, percebendo a frequência do uso das vogais nas sílabas.
Segmentar palavra: tais como: Lado, Lobo, leite, livro e lupa.
O lobo levou o livro.

PROCEDIMENTOS
Acolhida, oração, chamada.
Exploração dos cartazes expostos na sala apresentação dos fantoches  da história, propor uma leitura coletiva;
Escrita coletiva de problemas elaborados em  sala junto com os educandos;
Reflexão sobre a escrita; propor ao educando a auto correção ortográfica.
RECURSOS: EVA. Tubo de cola quente, palito de picolé, marcadores coloridos  tesoura, desenho dos três porquinhos
AVALIAÇÃO: Avaliar-se-á a capacidade de distinguir animais através da leitura de imagem e resolver problemas explicando como chegou ao resultado.
OBSERVAÇÃO:
 Observar-se-á a compreensão da fala simbolizada, a distinção de letras e outros sinais gráficos, a consciência fonológica.  
MEDIDAS DE APOIO
A educadora fará a correção ortográfica junto com o educando, uma a uma. Elencado a resolução de problemas: tapas de garrafa peti, material dourado.
FLEXIBILIDADE:
Buscar texto xerografado, escritas do alfabeto e vogais.
INFERÊNCIA:
 Inferir palavras silaba e letras, suposições baseadas em pistas dadas pelo próprio texto,
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
 Quantos porquinhos têm a historia? Quantas cores e quais as cores usadas para confeccioná-los?
Quantos lobos?
Quantas e quais as cores foram usadas para confeccionar o lobo?
O lobo de (nome de um educando). Mais o lobo de (nome de um educando) quantos lobos são? (o mesmo se repete com os porquinhos) e com outras operações matemáticas.

REFERENCIAS
BRASIL. Governo do Estado da Bahia.  Universidade do Estado da Bahia. Pró-reitoria do Estado da Bahia. Módulo do professor capacitação para professores alfabetizadores.
Brasil. centro de alfabetização, leitura e escrita. Matriz de referência CEALE,: LEITURA E ESCRITA
LEMLE. Mirian. Guia Teórico do alfabetizador. 2006.



sábado, 21 de setembro de 2013

boneca de pano

As bonecas de pano da vovó trás de volta a simplicidade das brincadeiras e a inocência.
Dá a criança a oportunidade   do brincar por brincar. tira da criança a ideia de consumismo e de valor financeiro. Faz a criança demonstrar o afeto pelo que é simples.

cinco marias

cinco marias ou simplesmente jogo com cinco pedrinhas!
neste jogo a criança desenvolve a coordenação motora fina, bem como o raciocínio lógico e o reflexo.
aprende a coordenar os movimentos e prestar mais atenção.

brincadeiras na educação

o brincar na educação infantil é um passo muito importante. Acriança que tem a oportunidade de brincar com diversas brincadeiras é mais feliz e bem mais tranquila.É importante dá a criança a oportunidade de construir seus próprios brinquedos. Existe crianças que todo brinquedo que pega ela desmancha , isso é sinal de curiosidade. posteriormente ela irá tentar construir o que ela desmanchou e nesse processo com certeza ela está ativando a imaginação.
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

sequência didática de matemática para o 2º ano do ensino fundamental I envolvendo gênero textual.

ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA.
Período: setembro de 2013.
Carga horária: 08h00minh00mn.
Turno: matutino
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus..
Componentes curriculares:
 Língua portuguesa, ciências, geografia, história e matemática.
Eixos
Números e operações, tratamento da informação.
Apropriação do sistema de escrita, leitura, localização da informação explicita em textos.
Compreensão conceitual e procedimental.
Direitos de aprendizagem contemplados
Elaborar compreensão sobre o mundo condizente com perspectiva atual. Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problema de estruturas aditivas e multiplicativa utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposição numérica e palavras.
Conteúdos
Ordenação e seriação; leitura de números; peso e medidas; adição; cálculo mental e escrito; tabela. Escrita e leitura de palavras; gênero textual;
 Objetivos : Geral
 Propor situações de reflexão intercalando diferentes situações de ensino e aprendizagem dando continuidade as atividades propostas de modo a ampliar os conhecimentos prévios e consolidar a leitura e a escrita, garantindo assim, os direitos de aprendizagem condizentes com a série e a idade propostos para as series iniciais do ensino fundamental, mais especificamente para o segundo ano do ciclo de alfabetização.
Específicos
=>Associar a contagem de números e objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades;
=>Associar a denominação de números  e sua respectivas representações simbólicas;
=>Refletir sobre pessoas com  deficiência visual articulando com as medidas a serem tomadas dentro e fora da escola; 
=> comparar e identificar cores;
=> explicitar ou representar formalmente e informalmente a posição dos animais e das cores bem como, dos dias da semana;
=> Descrever, comparar e classificar as imagens e os dias da semana, com suas próprias palavras;
=> identificar e descrever a localização e a movimentação dos animais considerando um referencial;
=> Descrever as características da paisagem onde ocorre a historia;
=> Ler interpretar assim como, socializar fábulas;
Recursos didáticos:
Livro de história, Cartolina, tesoura, cola, figura de animais.
=>Sequência didática<=
1º] momento:
Momento deleite: “música” cara de rato. (Aline Barros)
Mostrar para as crianças a capa do livro e questionar sobre o gênero textual apresentado.  Quem escreveu a fábula?  O que é uma fábula? Para que serve uma fábula. Solicitar um voluntário para fazer a leitura.
2º) momento:
A professora fará uma releitura do texto propondo um intercâmbio oral entre os educandos. Confeccionar o jogo junto com as crianças.
Confeccionando o jogo
Distribuir entre os alunos retângulos de cartolina eles irá recortar em livros e jornais imagens das figuras que aparecem na história Em seguida colará de um lado a figura do outros escreverá o nome da figura seguinte. Formando assim um dominó.
3º momento:
Dividir uma cartolina em quadrados com o nome das figuras.
De posse das figuras o aluno irá procurar o nome e colar a figura ao lado.
4º momento: Atividade xerografada
5º momento
Gincana: dividir a sala em grupo e propor que formem o maior número de possível de palavras da história com o alfabeto móvel e transcrever para uma cartolina. Ganha o grupo que conseguir o maior número de palavras. Atividade xerografada




Escola:- ----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:- ------/-----/---------- Série/ano-----------------------
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:- ------------------------------------------------------------------------------------------PARA SABER MAIS
1º]Escreva nos quadrados os objetos e os animais que aparecem na história. Em seguida escreva o que se pede.
Objetos

Animais
    Nome
Quantidade

Nome
Quantidade




































A] Sobrou quantos quadradinhos vazios?------------
2º] marque com um x a quantidade de letras que tem a palavra CAMUNDONGO
(  )  3          (  )  5        (  )  7          10(  )
3º]Qual  a 1ª silaba da palavra da palavra CAMUNDONGO.
[  ]  GO    [  ]  DON   [  ] MUN   [  ] CA 
A)   Quantas silabas tem a palavra camundongo?
[  ] 2           [  ]3      [  ] 4        [  ] 5
Escola:- ----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:- ----/-----/------ Série/ano--------------
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:- ------------------------------------------------------------------------------------------PARA SABER MAIS
1º]   Pinte o quadradinho de acordo com e a posição do camundongo.
1ª dia
2º dia
3º dia
4º dia
5º dia
6º dia
7º dia










































Vermelho
Verde
Amarelo
Roxo
Laranja
Azul
Branco










2º) Responda a adivinha.
Sete irmãos, cinco vão a feira e dois não. Quem são?
R =--------------------------------------------------------------------------------------------------
Escreva os nomes deles.
 S-----------------------    ------------------------T--------------------------   ----------------------Q------------------------    ------------------------Q---------------------------   --------------------S-----------------------------  ---------------------S------------------------------  -------------------
D-------------------------------  -------------------------

Escola:- ----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:- ---------/--------/----------- Série/ano----------------------------
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:- ------------------------------------------------------------------------------------------PARA SABER MAIS
5º) desenhe  figuras do texto, pinte e escreva o nome. 

http://colorindodesenhos.files.wordpress.com/2012/02/ratinho.png                                   http://fotos.sapo.pt/Ok0ZRgwaUVy0bezgprT9/
----------------------------------------                                  -------------------------------------------------
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcThc4rYD6qrOOoiuZCKsFc0CaCtwnHZmzFNmisfFVYee82C5rR3                                                           https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRIzxrpcL-0M6KgpwF94twh1l34JXHE_w4HcxwHlrs2R871vbp
---------------------------------                                                                ---------------------------------------

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSC3OE0mhT2RsE-1rAq7SK2acBnnZPBax8H0MFZOOUweK4ly1ZRhA                                                     http://img.colorirgratis.com/hamtaro-com-outros-hamste_4f017d02cc1ba-p.gif

--------------------------------------------                              -------------------------------------------------------------

domingo, 15 de setembro de 2013

sequência didática

Trabalho com literaturas infantis
sequência didática 
1º MOMENTO
Apresentar a capa do livro (sete camundongos cegos) de Ed Young. Editora: Wint Martins Fontes. Solicitar aos discentes uma leitura prévia da gravura da capa do supracitado livro.
Quem escreveu o livro?
Quem ilustrou?
Quem aparece na capa?
Após a leitura da capa; sortear um discente para fazer a leitura do conteúdo do livro.
Quantos camundongos aparecem na história?Bem como, os dias  da semana e as cores, a ordem crescente e decrescente em que aparece os camundongos.
As pessoas que não enxergam direito precisam tocar nas coisas para poder saber o que é?
2º MOMENTO
A professora alfabetizadora fará a releitura da história. Numa roda de conversa abordará a respeito de entra em contato com as fezes e urina dos camundongos e o que é camundongos. Em seguida desenhar os camundongos e pintar de acordo com as cores que aparece na história; pesquisar no dicionário o que é camundongo. Escrevendo a resposta no desenho.
3º MOMENTO
Confeccionar um livro com recortes de animais que surge na história e escrever o nome dos mesmos
4º MOMENTO
Reescrever a história com as próprias palavras e com o auxilio da professora fazer a correção ortográfica.
5º MOMENTO
Hora do jogo
A professora levará um dominó com palavras do texto confeccionado previamente.
 6º MOMENTO
Será feita um ditado de frase.
Um educando irá até a lousa e escreverá a frase com suas próprias letras.
A professora questionará de acordo com os erros ortográficos.
7º MOMENTO
Tarefa xerografada.