sexta-feira, 28 de julho de 2023

 

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO EMIGRANTE 

 

 

ANA MARIA DE JESUS

 

 

            

 

 

 

 

 

   INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGICA NA MODIFICALIDADE DA EDUCAÇÃO HUMANA: DEFASAGEM ANO/ SÉRIE 

 

 

 

 

 

 

 

RIO REAL

2022

 

FACULDADE VENDA NOVA DO EMIGRANTE  

 

 

 

 

 

                  ANA MARIA DE JESUS

 

 

 

 

 

   INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGICA NA MODIFICALIDADE DA EDUCAÇÃO HUMANA: DEFASAGEM ANO/ SÉRIE 

 

 

 

Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Neuropsicopedagogia. 

 

 

 

 

 

 

                                             

RIO REAL

                                                      

                                                        2022

 

INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGICA NA MODIFICALIDADE DA EDUCAÇÃO HUMANA: DEFASAGEM ANO/ SÉRIE 

 

Autor1, (ANA MARIA DE JESUS)

 

 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).  

 

RESUMO-  

Perpassando pela abordagem inicial, aplicação de método e obtenção de resultados positivos, ou negativos é permissível dizer que um número considerável de crianças inicia o círculo escolar sem diagnóstico de possíveis Transtornos ou Síndromes e/ou até mesmo de lesões cerebrais que são negligenciadas e comumente mal interpretadas levando-as a um prejuízo cognitivo a longo e médio prazo. Assim como é possível jovens e idosos com dificuldade de manter as funções cognitivas.

Desse modo a intervenção neuropsicopedagogia permite a abordagem pedagógica vislumbrando novas esperanças de ensino / aprendizagem no contexto escolar que possam aprimorar, assim como consolidar conhecimentos prévios, do mesmo modo estabilizar os conhecimentos de pessoas que já ultrapassaram a idade escolar, porém, precisam de acompanhamento para alcançar uma melhor qualidade vida.

PALAVRAS-CHAVE: aplicação, método, neuropsicopedagogia.

 

Going through the initial approach, application of the method and obtaining positive or negative results, it is permissible to say that a considerable number of children start the school circle without diagnosis of

 

 

 

possible Disorders or Syndromes and/or even brain injuries that are neglected and commonly misdiagnosed. interpreted leading to long- and medium-term cognitive impairment.

In this way, the neuropsychopedagogy intervention allows for a pedagogical approach, envisioning new hopes for teaching / learning in the school context that can improve, as well as consolidate previous knowledge, in the same way stabilize the knowledge of people who have already passed school age, however, they need monitoring to achieve a better quality of life.

KEY WORDS: Application, Method, Neuropsychopedagogy.

INTRODUÇÃO 

Este artigo consiste na apresentação de estudos realizados e implementados com o auxílio da intervenção da neuropsicopedagogia com/em pessoas com aprendizagem defasada em série/idade, considerando as atividades propostas em sala de aula do ensino regular de escolas públicas, por intermédio de relatos de educadores e educadoras do ensino infantil, bem como do ensino fundamental. Assim como, de pessoas com lesões cerebrais causadas por doenças, como tumor cerebral em criança e adolescente e acidente vascular cerebral em idosos.

Por ser uma pesquisa elaborada ao longo da atuação como professora que perpassou por todas as series/ano do maternal ao 5º ano do ensino fundamental I, permite-se salientar a disseminação de novos conhecimentos, técnicas, assim como abordagens pedagógicas preponderantes das descobertas de análises e/ou inferências de métodos próprios embasados em pressupostos teóricos, tal como em recomendações empregadas por periódicos científicos de neuropsicopedagogia.

Perpassando pela abordagem inicial, aplicação de método e obtenção de resultados positivos, ou negativos é permissível dizer que um número considerável de crianças inicia o círculo escolar sem diagnóstico de possíveis Transtornos ou Síndromes e/ou até mesmo de lesões cerebrais que são negligenciadas e comumente mal interpretadas levando-as a um prejuízo cognitivo a longo e médio prazo, assim como idosos que sofrem AVC. Isquêmico e necessitam de intervenção da neuropsicopedagogia para  reconquistar sua autonomia e ter uma melhor qualidade de vida.

Desse modo a intervenção da neuropsicopedagogia permite a abordagem pedagógica vislumbrando novas esperanças de ensino / aprendizagem no contexto escolar que possam aprimorar, assim como consolidar conhecimentos prévios, do mesmo modo estabilizar os conhecimentos de pessoas que já ultrapassaram a idade escolar, porém, precisam de acompanhamento para alcançar uma melhor qualidade vida.

Portanto, a atuação e intervenção neuro psicopedagógica juntamente com outros profissionais da saúde é importante, tanto para a obtenção de diagnóstico dos transtornos, Síndromes e patologias relacionadas as dificuldades de aprendizagem, como a facilitação do trabalho dos profissionais em Educação, família e Sociedade.  A pesquisa de campo   permite conhecer de perto o ser em desenvolvimento no seu próprio habitat e no convívio com os pares oferecendo informações relevantes gerando as reflexões pertinentes, enfocada em uma metodologia observatória que comporá os elementos construtivo deste trabalho.

O objetivo deste artigo é evidenciar os problemas do dia-a-dia dos aprendentes no contexto escolar que requerem conhecimento consolidado incluindo habilidades de automonitoramento para priorizar as intercorrências de distratores de interferência externas de relevância para o desenvolvimento cognitivo do aprendente fazendo com que o aluno possa aplicar conhecimento adquiridos nas atividades pedagógicas e no meio social em que vive, visando uma melhor qualidade de vida. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



















































1. Desenvolvimento 

A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que incorpora conhecimentos da pedagogia, psicologia e da neurociência que se atenta para os estudos e fatores decisivos da aprendizagem do ser humano. Ao se aliar a neurociência à educação e/ou reabilitação torna-se possível o aperfeiçoamento de metodologias facilitadoras do aprendizado da pessoa que apresenta transtornos e dificuldades no processo de ensino e da aprendizagem.  Estuda como o cérebro funciona, entendendo o desempenho na apreensão dos estímulos e como incorpora, seleciona, memoriza e elabora as informações recebidas. O objetivo, portanto, é que a partir desses estudos, se possa promover e reintegrar o indivíduo, social e educacional dos aprendente a partir da identificação, diagnóstico, reabilitação e da prevenção de distúrbios e dificuldades na aprendizagem em diferentes contextos.

 

A neuropsicopedagogia é responsável por estudar a relação entre o sistema nervoso e as interfaces da aprendizagem do ser humano, indo além da psicopedagogia que prioriza tão somente o entendimento do processo.  A especialização na área da neuropsicopedagogia capacita para compreender e ampliar os conhecimentos que envolvem a aprendizagem.

O Neuropsicopedagogo tem a oportunidade de identificar problemas, que origina as dificuldades de aprendizagem ou até mesmo transtornos, e busca encontrar metodologias para aperfeiçoar o processo de ensino e garantir que as informações sejam assimiladas e abarcadas, além de atuar na prevenção dos quadros de sequelas  . Podendo atuar na recuperação e no tratamento de adultos, ou seja, esse profissional tem a função de ser um facilitador do ensino e da aprendizagem para todas as faixas etárias gerando a inclusão de todos na educação, mercado de trabalho e outros espaços sociais onde o conhecimento e a comunicação são agenciados.

1.1– Tipo de pesquisa

É uma pesquisa de campo elaborada através de conhecimento -cientifico atrelada a anamnese com algumas famílias bem como com pessoas em idade escolar. Baseada também em experiência vivenciada com idosa após sofrer AVC. Isquêmico, bem como, com  criança em idade escolar diagnosticada com glioma ( astrocitoma pilocítico de grau I).

1.2     Diagnóstico 

Muitos foram os relatos de que não conseguem aprender tudo que é ensinado na escola e ainda não tem conhecimento da atuação do neuropsicopedagogo.

1.3 Delimitação e descrição dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: 

Indivíduo adulto, do sexo feminino, diagnosticada com um tumor cerebral aos 11 anos e 5 meses.

Foram obtidas imagens do crânio nas sequências pesadas em T1, nos planos sagital e axial em T2 e na sequência FLAIR, STIR, da região cerebelar, onde foi observado uma craniotomia em região Fronto-temporal esquerda e compessão no como posterior e temporal do sistema ventricular supra -temporal esquerdo. 

Individuo do sexo feminino com aproximadamente 82 anos, diagnosticada com AVC. Isquêmico.

Area lesionada: hipoatenuação no núcleo lentiforme esquerdo, acentuação dos espaços subaracnoideanos frontotemporais com predomínio a esquerda e acentuação do sistema venticular sutentorial. Ou seja, hipotrofia cerebral, com predomínio do lobo temporal a esquerda, o qual resultou em lesão isquêmica a esquerda.

 

 

1.4      Entrevistas:

O indivíduo relatou sentir dores de cabeça, ânsia de vômito, perda motora no lado direito envolvendo membro superior e membros inferior;

ð Não conseguia segurar os instrumentos necessários para a realização de tarefas simples;

ð Regressão nas atividades de letramento e alfabetização e letramento em especial nas atividades que exigiam concentração e arquivamento; 

Após exame realizado (Tomografia computadorizada de crânio com contraste organoidado foi evidenciado a presença de grande formação expansiva heterogenia mal delimitada, com componentes sólido e cístico, estendendo – se da região perimensenfálica esquerda até a coroa radiada homolateral. A referida formação apresentou realce central heterogêneo e determina efeito compressivo, com desvio de linha média. Em destaque, observa -se pequena lâmina hiperdensa no interior do componente cístico, devendo corresponder a sangramento pequeno intra- lesional. O indivíduo relatou as dificuldades encontradas para dar sequências aos estudos, sendo necessários a busca por profissionais que comprovassem que apesar da lesão no mesencéfalo e substância periventricular, seria necessário lançar mão de novos métodos de aprendizagem, visto que o indivíduo, até o aparecimento do tumor denominado astrocitoma de grau I, era destro tendo, então que reiniciar os estudos fazendo uso da mão esquerda.  

O segundo individuo passou 3 meses em uso de sonda vesical e nasal restabelecendo lentamente e reaprendendo a executar tarefas simples do dia-a-dia, como: comer com as próprias mãos e reconhecer os pares, pegar objetos, etc.

1.5        Legislação doutrina, jurisprudência, etc.

Art. 1º Fica instituída a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, por meio da qual a União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, implementará programas e ações com vistas à garantia dos direitos à educação e ao atendimento educacional especializado aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Desse modo fica evidente que a pessoa com Necessidade Especial Educacional precisa buscar atendimento, tanto clínico, como Institucional, atrelado a  ações que garantam a continuação dos estudos, assim como habilitá-lo para a vida social e comunitária.

Decreto nº 3.2980 regulamenta a Lei nº 7.853/89, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção, além de dar outras providências. O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular. Seguindo essa primícia fica evidente a contribuição da neuropsicopedagogia para comprovar que o individuo é capaz de aprender e continuar aprendendo. Para tanto:

Os seis padrões de aprendizagem trazidos por Markova estão relacionados com os três níveis de consciência (mente consciente, mente subconsciente e mente inconsciente) e com as três linguagens simbólicas que a mente usa para receber, organizar e processar informações (auditiva, visual e cinestésica). Cada estado de consciência usa uma das três linguagens simbólicas para processar as informações. (SANTOS, 2011, apud GROSSI, 2014, p. 95)

 

 

 

 

 

 

Conclusão 

A neurociência atrelada a educação são alicerces teóricos/prático de sustentação da neuropsicopedagogia. Permite entender as estruturas cerebrais, o sistema nervoso, a plasticidade cerebral, os neurotransmissores e outros elementos de relevância no desenvolvimento da aprendizagem, enquanto que a educação busca entender os fatores de influências no processo de ensino/aprendizagem. Por isso é importante salientar que o acompanhamento do neuropsicopedagogo para pessoas com necessidades de aprendizagem, seja ela adquiridas por causas naturais ou não, é de grande relevância para nortear os métodos a serem utilizados no processo de apropriação de noções básicas para a sobrevivência do indivíduo, no meio sociocultural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS 

Disponível em:

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10502.htm Disponível em :

www/institutoneuroeducar.com.br/neuropsicopedagogia/ 

 

domingo, 21 de maio de 2023

sequência didática LINGUA PORTUGUESA - habilidades da SAEB-

 🙉😽👯

ANO/ SÉRIE: 5º

EIXO DE CONHECIMENTO: Análise linguística/ semiótica; leitura; 


A FÁBULA DO LEÃO SURDO

ADAPTAÇÃO: ÉLLEN SANTA ROSA

Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar. Desse modo, o caçador teria facilitada a sua ação. O caçador resolveu testar sua flauta. Saiu para caçar e qual não foi sua surpresa. Era só tocar a flauta e o animal, feroz ou manso, dançava! Enquanto isso, ele cantava ... DANÇA BICHO FEIO PERDEU, PERDEU!! Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caravana convidando dois outros amigos caçadores para a África. Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre, que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. E eles cantavam: DANÇA, BICHO FEIO PERDEU, PERDEU!! Foi fuzilado à queima roupa. Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se: de agressivo, ficou manso e dançou. E eles, cantaram: DANÇA, BICHO FEIO PERDEU, PERDEU!! Os caçadores não hesitaram: o mataram com vários tiros. E foi assim: flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando. Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto. A flauta soou, soou, mas, desta vez... o leão não dançou. Ao contrário, atacou um dos amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de flauta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava e tocava, o caçador foi devorado. Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles observou com sabedoria: – Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdinho… E cantou assim: DANÇOU, HOMEM BOBO PERDEU, PERDEU!

Moral da História: Não confie cegamente nos métodos e processos que sempre deram certo; um dia podem falhar. Tenha sempre planos de contingência; prepare alternativas para as situações imprevistas; preveja tudo que pode dar errado e prepare-se!! Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir. “CUIDADO COM O LEÃO SURDO!!”

Nas trilhas do texto!

ð Responda de acordo com o texto!

1-   Qual o significado da frase ‘’ cuidado com o leão surdo’’.

a-   (      )  Não se deve confiar cegamente em tudo que ouve.

b-   (      ) Se deve confiar cegamente em tudo que ouve.

c-    (      ) O Leão fingiu que não ouviu.

d-   (      ) O leão era esperto.

2-   Nesse trecho [...] ‘’lhe facilitar o trabalho nas caçadas’’. O termo destacado se refere a quem?

a-(      )  Ao leão.

b-(      )  O caçador.

c-(      )  Aos amigos.

d-(      )  Ao feiticeiro.

3-   O que o caçador fez para testar a flauta mágica?

a-(      )  Saiu para pescar.

b-(      )  saiu para a festejar.

c-(      )  Saiu para passear.

d-(      )  Saiu para caçar.

4-   Este texto foi escrito para

a--(      )   para contar uma história.

b-(      )   para dar uma dica.

c-(      )   para passear divertir o leitor.

d-(      ) instruir o leitor.

5-   O vocábulo ‘’ Caravana’’ é o substantivo coletivo correspondente a:

a-(      ) Viajantes.

b-(      )  Estudantes.

c-(      )  Emigrantes .

d-(      )  Boiada.

6-   Entende-se desse trecho ‘’ Ao contrário,’’

   a-(      ) Que o leão fez diferente   .

        b-(      ) Que o leão fez igual.

c-(      )  Que o leão duvidou .

d-(      )  Que o leão dançou.

7-   Releia o texto e reescreva a frase onde aparece a palavra ‘’ contingência’’.

 

 

8-     Separe as sílabas dos verbos no pretérito perfeito.

a-Dançou---------------------------------------

b-Perdeu--------------------------------------

c-Soou-------------------------------------------

d-Transformou---------------------------------

e-Ficou------------------------------------------

f-Contratou-------------------------------------

g-Deparou--------------------------------------

h-Mataram---------------------------------------

9-   Nesse texto, ‘’ Um deles observou com sabedoria’ ’..: o termo destacado refere-se a quem?

a-  Ao macaco.

b- Ao caçador.

c- Ao feiticeiro.

e-   Ao leão.

10 – Escreva verdadeiro ou falso!

.a-(---------------) O leão não dançava.

b-(---------------)O caçador tocava flauta.

c-(---------------)O feiticeiro não doou a flauta.

d-(---------------)Os macacos não observavam.

10-                  O desfecho da história ocorre quando

a-(      ).   o tigre come um dos  viajantes .

b-(      ) . o leão come o feiticeiro.

c-(      ) . o leão come o caçador.

d-(      ) . o macaco observa de cima da árvore.

11-No trecho:’’ – Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdinho…’’, o travessão foi utilizado para

a-(      ) Destacar uma informação ;

b-(       ) Indicar uma fala de personagem;

c-(      ) Marcar uma explicação do narrador;

d-(       ) Separar um trecho do texto.

11-                  No trecho ‘’– Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdinho… a expressão destacada indica

a-   (       ) Causa

b-   (       )Tempo

c-    (        )Lugar

d-   (        )Modo

12-                   No trecho ‘’ Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir. “CUIDADO COM O LEÃO SURDO!!” a expressão destacada indica

a-(      )Uma explicação;

b-(       )Uma informação;

c-(        )Um personagem;

d-(        )Um trecho especial

13-                  A linguagem utilizada no texto é comum em

a-(        ) Fábulas

b-(        ) Bulas de remédios

c-(        ) Contos

d-(        )Receitas

 

 

 

 

 

 

 


quinta-feira, 6 de abril de 2023

ROTINA DO(A) PROFESSOR(A): PLANO DE AÇÃO

 PLANO DE AÇÃO¹

💫💫👈NOME DA ESCOLA:

TURMA:

TURNO:

PERIODO:

PROFESSORA:

TEMA DO PROJETO:

SUBTEMA:

TEMÁTICA MENSAL:

DATA:

COMPONENTES CURRICULARES:( DISCIPLINA);

OBJETO DE CONHECIMENTO ( ALINHADO A BNCC);

HABILIDADES;

METODOLOGIA:

AVALIAÇÃO:

DIAGNÓSTICA:

FORMATIVA:

CUMULATIVA:

 



terça-feira, 4 de abril de 2023

sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC.

 sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC

Duração: 4 HORAS

Série / ano: 4º e 5º ano

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1.     Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

2.     Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

 

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

 👉 o coelhinho

Eu vi um coelho

na beira da mata

de pelo branquinho

oferecendo cenoura

pra seus filhotinhos.

👉 1º momento

Ditar o texto para o alunos, seguida transcrever o texto na lousa para que eles possam fazer a autocorreção, logo após será feita uma leitura compartilhada, Seguida de leitura individual.

👉2º momento

Circular no texto substantivo comum.

Transcrever AS PALAVRAS no diminutivo;

O onde o coelhinho estava?

Quem viu o coelhinho?

Identifique o pronome pessoal no texto;

👉3º Momento

Separe as silabas das palavras abaixo

filhotinhos.---------------------------------------

coelho--------------------------------------------

oferecendo---------------------------------------

coelhinho---------------------------------------

branquinho-----------------------------------------

mata------------------------------------------------

4º Momento


👉Solicitar aos educandos que façam uma ilustração do texto.









domingo, 5 de março de 2023

atividade adaptada para pessoa em defasagem de aprendizagem série/ano.

 

1-   Leia o texto poético!

A chácara do chico bolacha!

  Na chácara do chico bolacha

O que se procura

  Nunca se acha!

Quando chove muito

O Chico brinca de barco

Porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,

Chico trabalha com enxada

E logo se machuca

E fica de mão enxada.[...]

(Cecilia Meireles. Ou isto ou aquilo. RJ. Ed. Nova Fronteira, 1997.

1-    2-  REESCREVA O TEXTO poético!

Na chácara do chico bolacha

------------------------------------------------------------------------------------------------

O que se procura

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nunca se acha!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando chove muito

--------------------------------------------------------------------------------------------------

O Chico brinca de barco

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Porque a chácara vira charco.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando não chove nada,

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Chico trabalha com enxada

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E logo se machuca

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E fica de mão enxada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3-Preencha as lacunas com as palavras que faltam de acordo com o texto acima!

Na -------cara do ---------ico bola-----a

O que se ----------cura

Nunca se a--------a!

Quando --------ove muito

O ------ico --------inca de barco

Porque a -------ácara vira  ------arco.

Quando não --------ove nada,

--------ico  -----aba------a com em-----ada

E logo se ma--------uca

E fica de mão em-------ada.

2-     Leia!

ALFABETO MAIÚSCULO!

O alfabeto maiúsculo é uma das formas de escrever as letras. Ou seja, em uma mesma frase, podemos usar letras maiúsculas ou minúsculas. As maiúsculas são usadas no início de frases. Por exemplo: O menino está feliz. ou A criança está brincando.

São empregadas para nome próprio (pessoas ou animais). Por exemplo: Pedro caiu.” ou A menina se chama Marina. Como você vê, o nome próprio sempre terá a inicial maiúscula, independente que esteja ou não em uma frase, e independente de que posição ocupe na frase. A mesma regra vale para as iniciais de nomes de países, estados e cidades, já que são nomes próprios.

A B C D E F G H I J K L  M N O P Q R S T  U V  W X Y

3-   4-   Escreva as vogais que faltam

------ B C D --------- F G H ----------J K L M N --------- P Q R S T  ----------V  W X Y Z.

 

5 -O alfabeto minúsculo é usado na maioria das palavras de uma frase. O alfabeto maiúsculo é usado nas iniciais de frases, de nomes próprios (pessoas ou animais, países, estados e municípios), em siglas, depois de pontos finais, continuativos e exclamativos. Todas outras palavras usamos as letras minúsculas.

Observação: Alguns nomes podem  confundir no uso de um ou outro nome. Então, observe que se usa minúsculas em:

·        dias, meses e estações do ano

·        fulano, sicrano e beltrano

·        formas de tratamento

·        adjetivos pátrios.

4-    6- complete com as consoantes que faltam!

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z.

A ----------------------------------------- e --------------------   i  ------------------------------ o ------------------------------- u -----------------------------------------v