domingo, 21 de maio de 2023

sequência didática LINGUA PORTUGUESA - habilidades da SAEB-

 🙉😽👯

ANO/ SÉRIE: 5º

EIXO DE CONHECIMENTO: Análise linguística/ semiótica; leitura; 


A FÁBULA DO LEÃO SURDO

ADAPTAÇÃO: ÉLLEN SANTA ROSA

Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar. Desse modo, o caçador teria facilitada a sua ação. O caçador resolveu testar sua flauta. Saiu para caçar e qual não foi sua surpresa. Era só tocar a flauta e o animal, feroz ou manso, dançava! Enquanto isso, ele cantava ... DANÇA BICHO FEIO PERDEU, PERDEU!! Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caravana convidando dois outros amigos caçadores para a África. Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre, que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. E eles cantavam: DANÇA, BICHO FEIO PERDEU, PERDEU!! Foi fuzilado à queima roupa. Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se: de agressivo, ficou manso e dançou. E eles, cantaram: DANÇA, BICHO FEIO PERDEU, PERDEU!! Os caçadores não hesitaram: o mataram com vários tiros. E foi assim: flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando. Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto. A flauta soou, soou, mas, desta vez... o leão não dançou. Ao contrário, atacou um dos amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de flauta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava e tocava, o caçador foi devorado. Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles observou com sabedoria: – Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdinho… E cantou assim: DANÇOU, HOMEM BOBO PERDEU, PERDEU!

Moral da História: Não confie cegamente nos métodos e processos que sempre deram certo; um dia podem falhar. Tenha sempre planos de contingência; prepare alternativas para as situações imprevistas; preveja tudo que pode dar errado e prepare-se!! Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir. “CUIDADO COM O LEÃO SURDO!!”

Nas trilhas do texto!

ð Responda de acordo com o texto!

1-   Qual o significado da frase ‘’ cuidado com o leão surdo’’.

a-   (      )  Não se deve confiar cegamente em tudo que ouve.

b-   (      ) Se deve confiar cegamente em tudo que ouve.

c-    (      ) O Leão fingiu que não ouviu.

d-   (      ) O leão era esperto.

2-   Nesse trecho [...] ‘’lhe facilitar o trabalho nas caçadas’’. O termo destacado se refere a quem?

a-(      )  Ao leão.

b-(      )  O caçador.

c-(      )  Aos amigos.

d-(      )  Ao feiticeiro.

3-   O que o caçador fez para testar a flauta mágica?

a-(      )  Saiu para pescar.

b-(      )  saiu para a festejar.

c-(      )  Saiu para passear.

d-(      )  Saiu para caçar.

4-   Este texto foi escrito para

a--(      )   para contar uma história.

b-(      )   para dar uma dica.

c-(      )   para passear divertir o leitor.

d-(      ) instruir o leitor.

5-   O vocábulo ‘’ Caravana’’ é o substantivo coletivo correspondente a:

a-(      ) Viajantes.

b-(      )  Estudantes.

c-(      )  Emigrantes .

d-(      )  Boiada.

6-   Entende-se desse trecho ‘’ Ao contrário,’’

   a-(      ) Que o leão fez diferente   .

        b-(      ) Que o leão fez igual.

c-(      )  Que o leão duvidou .

d-(      )  Que o leão dançou.

7-   Releia o texto e reescreva a frase onde aparece a palavra ‘’ contingência’’.

 

 

8-     Separe as sílabas dos verbos no pretérito perfeito.

a-Dançou---------------------------------------

b-Perdeu--------------------------------------

c-Soou-------------------------------------------

d-Transformou---------------------------------

e-Ficou------------------------------------------

f-Contratou-------------------------------------

g-Deparou--------------------------------------

h-Mataram---------------------------------------

9-   Nesse texto, ‘’ Um deles observou com sabedoria’ ’..: o termo destacado refere-se a quem?

a-  Ao macaco.

b- Ao caçador.

c- Ao feiticeiro.

e-   Ao leão.

10 – Escreva verdadeiro ou falso!

.a-(---------------) O leão não dançava.

b-(---------------)O caçador tocava flauta.

c-(---------------)O feiticeiro não doou a flauta.

d-(---------------)Os macacos não observavam.

10-                  O desfecho da história ocorre quando

a-(      ).   o tigre come um dos  viajantes .

b-(      ) . o leão come o feiticeiro.

c-(      ) . o leão come o caçador.

d-(      ) . o macaco observa de cima da árvore.

11-No trecho:’’ – Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdinho…’’, o travessão foi utilizado para

a-(      ) Destacar uma informação ;

b-(       ) Indicar uma fala de personagem;

c-(      ) Marcar uma explicação do narrador;

d-(       ) Separar um trecho do texto.

11-                  No trecho ‘’– Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdinho… a expressão destacada indica

a-   (       ) Causa

b-   (       )Tempo

c-    (        )Lugar

d-   (        )Modo

12-                   No trecho ‘’ Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir. “CUIDADO COM O LEÃO SURDO!!” a expressão destacada indica

a-(      )Uma explicação;

b-(       )Uma informação;

c-(        )Um personagem;

d-(        )Um trecho especial

13-                  A linguagem utilizada no texto é comum em

a-(        ) Fábulas

b-(        ) Bulas de remédios

c-(        ) Contos

d-(        )Receitas

 

 

 

 

 

 

 


quinta-feira, 6 de abril de 2023

ROTINA DO(A) PROFESSOR(A): PLANO DE AÇÃO

 PLANO DE AÇÃO¹

💫💫👈NOME DA ESCOLA:

TURMA:

TURNO:

PERIODO:

PROFESSORA:

TEMA DO PROJETO:

SUBTEMA:

TEMÁTICA MENSAL:

DATA:

COMPONENTES CURRICULARES:( DISCIPLINA);

OBJETO DE CONHECIMENTO ( ALINHADO A BNCC);

HABILIDADES;

METODOLOGIA:

AVALIAÇÃO:

DIAGNÓSTICA:

FORMATIVA:

CUMULATIVA:

 



terça-feira, 4 de abril de 2023

sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC.

 sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC

Duração: 4 HORAS

Série / ano: 4º e 5º ano

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1.     Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

2.     Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

 

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

 👉 o coelhinho

Eu vi um coelho

na beira da mata

de pelo branquinho

oferecendo cenoura

pra seus filhotinhos.

👉 1º momento

Ditar o texto para o alunos, seguida transcrever o texto na lousa para que eles possam fazer a autocorreção, logo após será feita uma leitura compartilhada, Seguida de leitura individual.

👉2º momento

Circular no texto substantivo comum.

Transcrever AS PALAVRAS no diminutivo;

O onde o coelhinho estava?

Quem viu o coelhinho?

Identifique o pronome pessoal no texto;

👉3º Momento

Separe as silabas das palavras abaixo

filhotinhos.---------------------------------------

coelho--------------------------------------------

oferecendo---------------------------------------

coelhinho---------------------------------------

branquinho-----------------------------------------

mata------------------------------------------------

4º Momento


👉Solicitar aos educandos que façam uma ilustração do texto.









domingo, 5 de março de 2023

atividade adaptada para pessoa em defasagem de aprendizagem série/ano.

 

1-   Leia o texto poético!

A chácara do chico bolacha!

  Na chácara do chico bolacha

O que se procura

  Nunca se acha!

Quando chove muito

O Chico brinca de barco

Porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,

Chico trabalha com enxada

E logo se machuca

E fica de mão enxada.[...]

(Cecilia Meireles. Ou isto ou aquilo. RJ. Ed. Nova Fronteira, 1997.

1-    2-  REESCREVA O TEXTO poético!

Na chácara do chico bolacha

------------------------------------------------------------------------------------------------

O que se procura

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nunca se acha!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando chove muito

--------------------------------------------------------------------------------------------------

O Chico brinca de barco

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Porque a chácara vira charco.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando não chove nada,

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Chico trabalha com enxada

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E logo se machuca

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E fica de mão enxada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3-Preencha as lacunas com as palavras que faltam de acordo com o texto acima!

Na -------cara do ---------ico bola-----a

O que se ----------cura

Nunca se a--------a!

Quando --------ove muito

O ------ico --------inca de barco

Porque a -------ácara vira  ------arco.

Quando não --------ove nada,

--------ico  -----aba------a com em-----ada

E logo se ma--------uca

E fica de mão em-------ada.

2-     Leia!

ALFABETO MAIÚSCULO!

O alfabeto maiúsculo é uma das formas de escrever as letras. Ou seja, em uma mesma frase, podemos usar letras maiúsculas ou minúsculas. As maiúsculas são usadas no início de frases. Por exemplo: O menino está feliz. ou A criança está brincando.

São empregadas para nome próprio (pessoas ou animais). Por exemplo: Pedro caiu.” ou A menina se chama Marina. Como você vê, o nome próprio sempre terá a inicial maiúscula, independente que esteja ou não em uma frase, e independente de que posição ocupe na frase. A mesma regra vale para as iniciais de nomes de países, estados e cidades, já que são nomes próprios.

A B C D E F G H I J K L  M N O P Q R S T  U V  W X Y

3-   4-   Escreva as vogais que faltam

------ B C D --------- F G H ----------J K L M N --------- P Q R S T  ----------V  W X Y Z.

 

5 -O alfabeto minúsculo é usado na maioria das palavras de uma frase. O alfabeto maiúsculo é usado nas iniciais de frases, de nomes próprios (pessoas ou animais, países, estados e municípios), em siglas, depois de pontos finais, continuativos e exclamativos. Todas outras palavras usamos as letras minúsculas.

Observação: Alguns nomes podem  confundir no uso de um ou outro nome. Então, observe que se usa minúsculas em:

·        dias, meses e estações do ano

·        fulano, sicrano e beltrano

·        formas de tratamento

·        adjetivos pátrios.

4-    6- complete com as consoantes que faltam!

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z.

A ----------------------------------------- e --------------------   i  ------------------------------ o ------------------------------- u -----------------------------------------v

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ATIVIDADE COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.

 

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- Separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- Responda sim ou não!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?

 

visioconstrução no processo de escrita.

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- RESPONDA SIM OU NÃO!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

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10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?


jogos que contribuem para a formação cidadã.

 jogos cooperativos 

dança das cadeiras;

jogo de memoria sensorial🦙

caça ao tesouro;👪

o que letra  A B?✍

contação de Histórias. ( fábulas) 𞄺🦇

adivinhações 🐂🐃 qual a diferença?