quinta-feira, 6 de abril de 2023

ROTINA DO(A) PROFESSOR(A): PLANO DE AÇÃO

 PLANO DE AÇÃO¹

💫💫👈NOME DA ESCOLA:

TURMA:

TURNO:

PERIODO:

PROFESSORA:

TEMA DO PROJETO:

SUBTEMA:

TEMÁTICA MENSAL:

DATA:

COMPONENTES CURRICULARES:( DISCIPLINA);

OBJETO DE CONHECIMENTO ( ALINHADO A BNCC);

HABILIDADES;

METODOLOGIA:

AVALIAÇÃO:

DIAGNÓSTICA:

FORMATIVA:

CUMULATIVA:

 



terça-feira, 4 de abril de 2023

sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC.

 sequência didática para a páscoa alinhada a BNCC

Duração: 4 HORAS

Série / ano: 4º e 5º ano

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1.     Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

2.     Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

 

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

 👉 o coelhinho

Eu vi um coelho

na beira da mata

de pelo branquinho

oferecendo cenoura

pra seus filhotinhos.

👉 1º momento

Ditar o texto para o alunos, seguida transcrever o texto na lousa para que eles possam fazer a autocorreção, logo após será feita uma leitura compartilhada, Seguida de leitura individual.

👉2º momento

Circular no texto substantivo comum.

Transcrever AS PALAVRAS no diminutivo;

O onde o coelhinho estava?

Quem viu o coelhinho?

Identifique o pronome pessoal no texto;

👉3º Momento

Separe as silabas das palavras abaixo

filhotinhos.---------------------------------------

coelho--------------------------------------------

oferecendo---------------------------------------

coelhinho---------------------------------------

branquinho-----------------------------------------

mata------------------------------------------------

4º Momento


👉Solicitar aos educandos que façam uma ilustração do texto.









domingo, 5 de março de 2023

atividade adaptada para pessoa em defasagem de aprendizagem série/ano.

 

1-   Leia o texto poético!

A chácara do chico bolacha!

  Na chácara do chico bolacha

O que se procura

  Nunca se acha!

Quando chove muito

O Chico brinca de barco

Porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,

Chico trabalha com enxada

E logo se machuca

E fica de mão enxada.[...]

(Cecilia Meireles. Ou isto ou aquilo. RJ. Ed. Nova Fronteira, 1997.

1-    2-  REESCREVA O TEXTO poético!

Na chácara do chico bolacha

------------------------------------------------------------------------------------------------

O que se procura

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nunca se acha!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando chove muito

--------------------------------------------------------------------------------------------------

O Chico brinca de barco

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Porque a chácara vira charco.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando não chove nada,

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Chico trabalha com enxada

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E logo se machuca

--------------------------------------------------------------------------------------------------

E fica de mão enxada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3-Preencha as lacunas com as palavras que faltam de acordo com o texto acima!

Na -------cara do ---------ico bola-----a

O que se ----------cura

Nunca se a--------a!

Quando --------ove muito

O ------ico --------inca de barco

Porque a -------ácara vira  ------arco.

Quando não --------ove nada,

--------ico  -----aba------a com em-----ada

E logo se ma--------uca

E fica de mão em-------ada.

2-     Leia!

ALFABETO MAIÚSCULO!

O alfabeto maiúsculo é uma das formas de escrever as letras. Ou seja, em uma mesma frase, podemos usar letras maiúsculas ou minúsculas. As maiúsculas são usadas no início de frases. Por exemplo: O menino está feliz. ou A criança está brincando.

São empregadas para nome próprio (pessoas ou animais). Por exemplo: Pedro caiu.” ou A menina se chama Marina. Como você vê, o nome próprio sempre terá a inicial maiúscula, independente que esteja ou não em uma frase, e independente de que posição ocupe na frase. A mesma regra vale para as iniciais de nomes de países, estados e cidades, já que são nomes próprios.

A B C D E F G H I J K L  M N O P Q R S T  U V  W X Y

3-   4-   Escreva as vogais que faltam

------ B C D --------- F G H ----------J K L M N --------- P Q R S T  ----------V  W X Y Z.

 

5 -O alfabeto minúsculo é usado na maioria das palavras de uma frase. O alfabeto maiúsculo é usado nas iniciais de frases, de nomes próprios (pessoas ou animais, países, estados e municípios), em siglas, depois de pontos finais, continuativos e exclamativos. Todas outras palavras usamos as letras minúsculas.

Observação: Alguns nomes podem  confundir no uso de um ou outro nome. Então, observe que se usa minúsculas em:

·        dias, meses e estações do ano

·        fulano, sicrano e beltrano

·        formas de tratamento

·        adjetivos pátrios.

4-    6- complete com as consoantes que faltam!

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z.

A ----------------------------------------- e --------------------   i  ------------------------------ o ------------------------------- u -----------------------------------------v

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ATIVIDADE COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.

 

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- Separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- Responda sim ou não!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?

 

visioconstrução no processo de escrita.

leia o texto com atenção!

trava língua!

crivo da autora.

<=> O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.🏰🏰🤽

Responda de acordo com o texto.

1- qual a sílaba da família silábica do R,r não aparece no trava língua? 

----------------------------- 

2- complete com uma silaba terminada em R, r!

sor------(rir)

so-----(mar) 

se-----(nhor)

sal-----(var)

3- forme palavras em que a primeira sílaba  ra, re, ri, ro ou ru!

-------vina

--------médio

--------noceronte

-------uquidão

------ral

4- separe as sílabas.

 rei--------- 

robusto----------------

  retirou--------------  

relva -------------

 beira------------

  rio------------

5- Complete a letra R r.

O ----ei ------obusto --------tirou a -------elva da bei----a do ------io.

6- Circule no texto os artigos     o     e     a . Reescreva o texto, em seguida leia o texto.

O rei robusto  retirou a relva da beira do rio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- RESPONDA SIM OU NÃO!

O texto continua com o mesmo sentido?

--------------------------------------------

8- Reescreva o texto colocando as palavras no diminutivo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Reescreva o texto no aumentativo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10º- Qual a palavra do texto que está no masculino e pode ser transformada no feminino?


jogos que contribuem para a formação cidadã.

 jogos cooperativos 

dança das cadeiras;

jogo de memoria sensorial🦙

caça ao tesouro;👪

o que letra  A B?✍

contação de Histórias. ( fábulas) 𞄺🦇

adivinhações 🐂🐃 qual a diferença?



segunda-feira, 17 de outubro de 2022

substantivos

 

Escola:

Professora; Ana Maria de Jesus.

Turma/série: 5º ano.

Aprendente: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SUBSTANTIVOS

Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Substantivo

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).

Substantivos simples

  • casa;
  • amor;
  • roupa;
  • livro;
  • felicidade.

Substantivos compostos

  • passatempo;
  • arco-íris;
  • beija-flor;
  • segunda-feira;
  • malmequer.

Substantivos primitivos

  • folha;
  • chuva;
  • algodão;
  • pedra;
  • quilo.

Substantivos derivados

  • território;
  • chuvada;
  • jardinagem;
  • açucareiro;
  • livraria.

Substantivos próprios

  • Flávia;
  • Brasil;
  • Carnaval;
  • Nilo;
  • Serra da Mantiqueira.

Substantivos comuns

  • mãe;
  • computador;
  • papagaio;
  • uva;
  • planeta.

Substantivos coletivos

  • rebanho;
  • cardume;
  • pomar;
  • arquipélago;
  • constelação.

Substantivos concretos

  • mesa;
  • cachorro;
  • samambaia;
  • chuva;
  • Felipe.

Substantivos abstratos

  • beleza;
  • pobreza;
  • crescimento;
  • amor;
  • calor.

Substantivos comuns de dois gêneros

  • o estudante / a estudante;
  • o jovem / a jovem;
  • o artista / a artista.

Substantivos sobrecomuns

  • a vítima;
  • a pessoa;
  • a criança;
  • o gênio;
  • o indivíduo.

Substantivos epicenos

  • a formiga;
  • o crocodilo;
  • a mosca;
  • a baleia;
  • o besouro.

Substantivos de dois números

  • o lápis / os lápis;
  • o tórax / os tórax;
  • a práxis / as práxis.