domingo, 28 de agosto de 2022

 

J  ó Recomposição das aprendizagens

5º ano

Componente Curricular: Língua portuguesa

Este resumo das classes gramaticais tem a finalidade de orientar e facilitar a assimilação dos conteúdos.

será transformado em pequeno panfleto e colado no caderno de língua portuguesa com o proposito de ajudá-los na execução das atividades tanto em sala de aula como em casa.

Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes. Para compreendermos melhor o que são os encontros vocálicos, é necessário retomar os conceitos de vogais e semivogais.

Exemplo:  m ãe, p oe ta, p ia da.

J ó   As palavras podem ser classificadas também quanto ao número de sílabas:

 -Palavras de uma sílaba só: são monossílabas,

-DUAS sílabas são chamadas de dissílabas,

-TRÊS sílabas são as trissílabas e as palavras de quatro sílabas ou

mais são chamadas de polissílabas.

 

J ó Quanto a sílaba tônica:

J ó  De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em: 

ó  OXÍTONAS - palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: me- trô, su-flê, su- por.

ó  PAROXÍTONAS - palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: ca- rá -ter, ca-va- lei -ro, pa-pa- gai -o.

JóPROPAROXÍTONAS são palavras que têm a sua antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: música (MÚ-si-ca); matemática (ma-te-MÁ-ti-ca); gráfico (GRÁ-fi-co).

 1. Ponto (.)

O ponto pode ser utilizado para:

a) Indicar o final de uma frase declarativa:

Acho que Pedro está gostando de você.

b) Separar períodos:

Ela vai estudar mais tempo. Ainda é cedo.

c) Abreviar palavras:

V. Ex.ª (Vossa excelência)

2. Dois-pontos (:)

Deve ser utilizado com as seguintes finalidades:

a) Iniciar fala de personagens:

Ela gritou:
– Vá embora!

b) Anteceder apostos ou orações apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam e/ou resumem ideias anteriores.

Esse é o problema dessa geração: tem liberdade, mas não tem responsabilidade.

Anote meu número de telefone: 863820847.

c) Anteceder citação direta:

É como disse Platão: “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.”

Leia mais: Uso de dois pontos

3. Reticências (...)

Usa-se para:

a) Indicar dúvidas ou hesitação:

Sabe... preciso confessar uma coisa: naquela viagem gastei todas as minhas economias.

b) Interromper uma frase incompleta sintaticamente:

Talvez se você pedisse com jeitinho...

c) Concluir uma frase gramaticalmente incompleta com a intenção de estender a reflexão:

Pedofilia, estupros, assassinatos, pessoas sem ter onde morar, escândalos ligados à corrupção... assim caminha a humanidade.

d) Suprimir palavras em uma transcrição:

“O Cristo não pediu muita coisa. (...) Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.” (Chico Xavier)

4. Parênteses ( )

Os parênteses são usados para:

a) Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo, datas e, também, podem substituir a vírgula ou o travessão:

Rosa Luxemburgo nasceu em Zamosc (1871).

Numa linda tarde primaveril (meu caçula era um bebê nessa época), ele veio nos visitar pela última vez.

5. Ponto de exclamação (!)

Em que situações utilizar:

a) Após vocativo:

Juliana, bom dia!

b) Final de frases imperativas:

Fuja!

c) Após interjeição:

Ufa! Graças a Deus!

d) Após palavras ou frases de caráter emotivo, expressivo:

Que lástima!

6. Ponto de interrogação (?)

Quando utilizar:

a) Em perguntas diretas:

Quando você chegou?

b) Às vezes, pode ser utilizada junto com o ponto de exclamação para enfatizar o enunciado:

Não acredito, é sério?!

7. Vírgula (,)

Esse é o sinal de pontuação que exerce o maior número de funções, por isso aparece em várias situações. A vírgula marca pausas no enunciado, indicando que os termos por ela separados não formam uma unidade sintática, apesar de estarem na mesma oração.

SUBSTANTIVOS.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.

 São eles: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo.

Exemplos:

 

Flexões dos substantivos em grau

A flexão em grau de um substantivo indica o aumento ou diminuição do ser, relativo ao seu tamanho normal, ou a intensidade maior ou menor de uma qualidade.

 

Os grau po...

 

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/coluna/duvidas-portugues/substantivos-o-que-sao-quais-os-tipos-e-como-usa-los/ Os substantivos podem flexionar em gênero, número e grau. Portanto, as classes dos artigos, dos adjetivos, dos numerais e dos pronomes  devem concordar com a flexão do substantivo, na chamada concordância ...

 

Tipos de substantivos

A classificação dos substantivos é feita conforme as características que eles apresentam.

Substantivo simples e substantivo composto

Os substantivos simples são formados por apenas um radical.

Os substantivos compostos são formados por dois ou mais radicais.

Substantivo simples

Substantivo composto

cavalo
couve
matéria
ano
cachorro

cavalo-marinho
couve-flor
matéria-prima
ano-luz
cachorro-quente

Substantivo primitivo e substantivo derivado

Os substantivos primitivos não são formados a partir de outras palavras do português.

Os substantivos derivados são formados a partir de outras palavras do português.

Substantivo primitivo

Substantivo derivado

chuva
folha
pedra
fogo
açúcar

chuvisco
folhagem
pedregulho
fogaréu
açucareiro

Substantivo concreto e substantivo abstrato

Os substantivos concretos nomeiam seres com existência própria, independente de outros seres (objetos, pessoas, animais, vegetais, minerais, lugares).

Os substantivos abstratos nomeiam conceitos, ideias e realidades imateriais, que dependem de outros seres para existir (qualidades, noções, estados, ações, sentimentos, sensações).

Substantivo concreto

Substantivo abstrato

Tapete
tartaruga
vento
sereia
goiaba

beleza
ilusão
calor
tamanho
amor

Substantivo comum, substantivo próprio e substantivo coletivo

Os substantivos comuns nomeiam seres com características em comum de forma genérica, sem especificar.

Os substantivos próprios nomeiam seres específicos de forma particular, distinguindo-os dos demais. São sempre escritos com letra maiúscula.

Os substantivos coletivos indicam um conjunto de coisas ou de seres da mesma espécie.

Substantivo comum

Substantivo próprio

Substantivo coletivo

Garoto
porta
tucano
cidade
tempestade

Renata
Solange
Argentina
Pernambuco
Tietê

constelação
esquadrilha
frota
cáfila
manada

Substantivo comum de dois gêneros, substantivo sobrecomum e substantivo epiceno

Os substantivos comuns de dois gêneros apresentam uma só forma para o gênero masculino e para o gênero feminino.

Os substantivos sobrecomuns nomeiam pessoas e apresentam um só gênero para o masculino e o feminino.

Os substantivos epicenos nomeiam animais e apresentam um só gênero para o masculino e o feminino.

Substantivo comum de dois gêneros

Substantivo sobrecomum

Substantivo epiceno

o colega - a colega
o fã - a fã
o jovem - a jovem
o jurista - a jurista
o policial - a policial

o neném
a testemunha
o cônjuge
a vítima
a criatura

o chimpanzé
a cobra
o jacaré
a onça
o tatu

Flexão dos substantivos: género, número e grau

Os substantivos são palavras variáveis, sofrendo flexão em gênero, número e grau.

Substantivo no masculino: homem
Substantivo no feminino: mulher
Substantivo no singular: escola
Substantivo no plural: escolas
Substantivo no grau diminutivo: gatinho
Substantivo no grau normal: gato
Substantivo no grau aumentativo: gatarrão

Flexão em gênero: masculino e feminino

Os substantivos sofrem flexão em gênero, podendo estar no masculino ou no feminino.

No masculino, os substantivos são precedidos pelos artigos o, um, os, uns.
No feminino, os substantivos são precedidos pelos artigos a, uma, as, umas.

Substantivos no masculino

Substantivos no feminino

o amigo
os médicos
um presente
uns telefonemas
este problema
esse engarrafamento
aquele pedido

a menina
as juízas
uma prateleira
umas almofadas
esta proprietária
essa decisão
aquela vivência

Existem substantivos que apresentam formas diferentes para o gênero masculino e para o gênero feminino, chamados de biformes:

  • o homem - a mulher;
  • o cavalo - a égua;
  • o senhor - a senhora;
  • o alemão - a alemã;
  • o comilão - a comilona;
  • o ator - a atriz.

Existem substantivos que apresentam a mesma forma para o gênero masculino e para o gênero feminino, chamados de uniformes:

  • o estudante - a estudante;
  • o pianista - a pianista;
  • o paciente - a paciente;
  • a pessoa;
  • a criança;
  • o indivíduo.

Existem ainda substantivos que mudam de significado com a mudança de gênero:

  • Minha cabeça está doendo. (crânio)
  • Tiago é o cabeça da turma. (líder)
  • capital financeiro da empresa está em risco. (patrimônio)
  • Brasília é a capital do Brasil. (metrópole)

Leia e compreenda as regras de formação do feminino.

Flexão em número: singular e plural

Os substantivos sofrem flexão em número, podendo estar no singular ou no plural.

No singular, os substantivos indicam apenas um objeto ou ser.
No plural, os substantivos indicam dois ou mais objetos ou seres.

Substantivos no singular

Substantivos no plural

livro
música
mentira
colar
coração
convite
estrela
pincel
bombom

livros
músicas
mentiras
colares
corações
convites
estrelas
pincéis
bombons

A formação do plural é feita, maioritariamente, pela junção de -s à palavra no singular.

Existem, contudo, algumas regras específicas que diferem dessa regra principal:

  • rapaz - rapazes;
  • lençol - lençóis;
  • irmão - irmãos;
  • avião - aviões;
  • réptil - répteis;
  • nuvem - nuvens;
  • saber - saberes.

Também o plural dos substantivos compostos segue regras diferentes:

  • sexta-feira - sextas-feiras;
  • matéria-prima - matérias-primas;
  • quebra-cabeça - quebra-cabeças;
  • ex-namorado - ex-namorados;
  • elemento-chave - elementos-chave;
  • decreto-lei - decretos-lei.

Leia e compreenda a formação do plural dos substantivos simples, bem como a formação do plural dos substantivos compostos.

Flexão em grau: normal, diminutivo e aumentativo

Os substantivos sofrem flexão em grau, podendo estar no diminutivo, no aumentativo ou no grau normal.

No grau normal, os substantivos indicam o tamanho normal de um objeto ou ser
No grau diminutivo, os substantivos indicam o tamanho diminuído de um objeto ou ser.
No grau aumentativo, os substantivos indicam o tamanho aumentado de um objeto ou ser.

Substantivos no grau diminutivo

Substantivos no grau normal

Substantivos no grau aumentativo

vozinha
cabecinha
mãozinha
mulherzinha
foguinho
montículo
febrícula
barraquinha

voz
cabeça
mão
mulher
fogo
monte
febre
barraca

vozeirão
cabeçorra
manápula
mulheraça
fogaréu
montanha
febrão
barracão

Veja exemplos e compreenda a formação do grau diminutivo dos substantivos e do grau aumentativo dos substantivos.

 

 

Substantivos como núcleo do sujeito

carro preto é novo.
Sujeito: O carro preto
Núcleo do sujeito: carro (substantivo)

A minha saia nova está rasgada.
Sujeito: A minha saia nova
Núcleo do sujeito: saia (substantivo)

Substantivos como núcleo do objeto direto

Mirim esperava a irmã mais nova.
objeto direto: a irmã mais nova
Núcleo do objeto direto: irmã (substantivo)

Ontem eu vi um filme assustador.
objeto direto: um filme assustador
Núcleo do objeto direto: filme (substantivo)

Substantivos como núcleo do objeto indireto

O aluno respondeu à pergunta da professora.
objeto indireto: à pergunta da professora
Núcleo do objeto indireto: pergunta (substantivo)

Ele não quis obedecer ao irmão mais velho.
objeto indireto: ao irmão mais velho
Núcleo do objeto indireto: irmão (substantivo)

Substantivos como núcleo do agente da passiva

O almoço foi feito pela avó paterna.
agente da passiva: pela avó paterna
Núcleo do agente da passiva: avó (substantivo)

A reclamação foi escrita pelo professor de ciências.
agente da passiva: pelo professor de ciências
Núcleo do agente da passiva: professor (substantivo)

Substantivo e adjetivo

Os substantivos são palavras que indicam o nome de seres, lugares, sentimentos, noções e qualidades.

Os adjetivos são palavras que caracterizam os substantivos, dizendo como eles são. Indicam as suas qualidades, características, aspecto ou estado.

Li um livro interessante.
Substantivo: livro
Adjetivo: interessante
O adjetivo interessante indica como o substantivo livro é.

Normalmente, o adjetivo aparece depois do substantivo:

  • chinelo velho;
  • céu azul;
  • comida salgada;
  • frio intenso;
  • criança feliz;
  • médico irresponsável.

Contudo, pode ocorrer também antes do substantivo:

  • agradável coincidência;
  • linda homenagem;
  • enorme mentira;
  • doce ilusão;

 

Inesperada reação.

Fonte: Difusão cultural do livro –Língua

Portuguesa (DCL) ,pg.27a.

 

sábado, 27 de agosto de 2016

Todos no combate as drogas lícitas e ilícitas

SEQUENCIA DIDATICA VIII
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: i semestre
TURMA: 5º ano v2
TURNO: vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: construindo uma educação de qualidade.

TEMA DA SEQUÊNCIA: todos no combate as drogas lícitas e ilícitas
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
EIXOS NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Discursos diretos e indiretos;
Produção de literatura de cordel;
Pronomes pessoais do caso reto;
Concordância nominal;

MATEMÁTICA:
Décimos; centésimos e milésimos;
Números na forma decimal;
Multiplicação e divisão.
CIÊNCIAS:
Parques nacionais e áreas verdes;
Exploradores da terra;
HISTÓRIA:
América muitas línguas diferentes;
Parque indígena do Xingu;
Estados e capitais brasileiras;
Rios: São Francisco ‘’ o rio da integração nacional’’

GEOGRAFIA:
O espaço natural;
Nós os brasileiros;
A construção do espaço brasileiro;
Leitura cartográfica.
ARTES
Maquetes: pra que produzir?
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Perceber a importância de marcadores na estruturação do texto.
Escrever textos com estrutura sequenciada com base em um modelo.

MATEMÁTICA:
Identificar estimativas, bem como o resultado de experiências opiniões para solucionar problemas.
 CIENCIAS
Conhecer a probabilidade do aumento na quantidade, bem como na variedade do uso de drogas
HISTÓRIA:
Expor os conceitos e as proposições fundamentais na disciplina de história.
GEOGRAFIA:
Tomar consciência da capacidade individual de construir na cabeça as realidades virtuais.
ARTES
Vivenciar experiências e informações acompanhando diversos saberes artísticos

MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1-momento
Questionar o educandos
O que
É droga afinal?
O que são drogas psicotrópicas?
O que são substancias psicoativas?
2 momento
Problematizar sobre as substâncias permitidas por Lei;
1-    Momento
Vamos escrever!
Solicitar ao educando que registre o que ele entende sobre as drogas através de desenho. Em seguida escrever um texto.
2-    Momento
RESPONSABILIDADE E LIBERDADE
Convocar os educandos para fazer a leitura da fábula’’ A cigarra e a formiga’’ discutindo e mostrando a moral da história e o perigo das escolhas feitas.

AVALIAÇÃO

Em um processo que será envolvido a legitimidade política que abrange o coletivo da escola e as responsabilidade peculiares de cada indivíduo e o papel social da instituição escolar. 

Rio Real: valorização da saúde e sua cultura.

SEQUENCIA DIDATICA VII
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I semestre
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA: Rio Real: valorização da saúde e sua cultura.
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
EIXOS NORTEADORES:
 Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS:
Linguagem informal: redução de palavras;
Interjeição;
Oração e período;
Conjunções;
Revisão de texto;
Pronomes de tratamento.
MATEMÁTICA:
Adição com fração;
Leitura de números na forma decimal;
Números na forma de fração e na forma decimal;
CIÊNCIAS:
A adolescência no ciclo da vida;
Uma nova vida;
HISTÓRIA:
A era do rádio;
GEOGRAFIA:
A influência europeia no Brasil;
Os brasileiros no mundo.
ARTES
Cantando e encantando.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
LEVAR para
PORTUGUÊS
Articular o desenvolvimento de capacidades tanto cognitivas quanto sociais através de rotina pertinentes a práxis pedagógica previamente estabelecida;
Reconhecer a diferença entre o oral e a escrita.
Gênero textual: bula ou receitas de remédios
MATEMÁTICA:
Aprofundar a relação entre números na forma de fração propiciando uma discussão que permita a realização de cálculos por meio de algoritmo;
CIÊNCIAS:
Reconhecer Substâncias nocivas à saúde, bem como as benéficas e como surgiram o uso indevido dessas substâncias.
HISTÓRIA:
Localizar o período histórico em que o uso abusivo das drogas ocorreu   bem Como surgiram os primeiros medicamentos.
GEOGRAFIA:
Adotar procedimentos que contribuam para a formação de conceitos bem definido sobre os estados brasileiros.
ARTES;
Música


MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel a4, cola branca, caneta esferográfica colorida, lápis colorido.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
Trazer para sala de aula os principais motivos para a promoção da saúde, tais como: poluição ambiental, poluição sonora, descarte irregular do lixo urbano, o esgotamento sanitário.
 Quais os efeitos drásticos na saúde humana;
Como os resíduos devem ser coletados e descartados;
O que é poluição visual e suas influencias na aprendizagem e a agressividade aos olhos.
Qual a importância de se preservar a saúde mental em benefício próprio e em benefício dos seus semelhantes.
Solicitar aos alunos que faça uma pesquisa para saber o que é PSF, o que é PSE.
Solicitar aos alunos que façam um cartaz de forma organizada identificando os diferentes âmbitos de promoção da saúde e como acontece a promoção da saúde no meio em que vive. 

AVALIAÇÃO
Conforme o processo de aprendizagem, bem como das interpretações das respostas e dos comportamentos dos educandos diante das perguntas e situações apreendidas dos conteúdos estudados.


Eu cuido, você cuida a natureza agradece

SEQUENCIA DIDATICA VI
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA.
PERÍODO: I semestre.
TEMPO ESTIMADO: 01/06 a 22/06/2016.
TURMA: 5º ANO V2 TURNO VESPERTINO.
DOCENTE: ANA MARIA DE JESUS.
TEMA GERADOR: GESTÃO PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DA MUDANÇA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

TEMA DA SEQUÊNCIA: Eu cuido, você cuida a natureza agradece
EIXOS NORTEADORES: Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais /Conhecimento artístico-musical                                      
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
 Número do substantivos, adjetivos, locução adjetiva.
MATEMÁTICA:
Multiplicação de números naturais;
Divisão exata;
Geometria: ângulos, circunferência, fração e probabilidade.
CIÊNCIAS:
Principais problemas ambientais;
Água, lixo, solo, poluição.
HISTÓRIA:
Salvador: as primeiras construções.
GEOGRAFIA:
Nós os brasileiros
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS:
Vivenciar organização de textos envolvendo observação e comparação integrada aos conhecimentos gramaticais.
MATEMÁTICA:
Aprimorar a capacidade de raciocínio matemático apreciando a prática valorizando, tanto os instrumentos de aprendizagem como as hipóteses e as conjecturas que favoreça a curiosidade.
CIÊNCIAS:
Observar as diferenças existentes em diferentes períodos.
As causas e consequências retratadas considerando a intervenção humana, assim como natural.
HISTÓRIA:
Levar os educandos a perceber que o passado fornece subsídios para compreender a atualidade e pensar o futuro.
GEOGRAFIA
Exercer o posicionamento crítico de modo a dominar a escrita e a leitura cartográfica.
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):

MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1 - momento
Demonstração prática-
A professora leva para sala diversas situações práticas do uso indevidos da água.
O descarte irregular do lixo;
A poluição dos rios, lagos e mananciais da nossa região do solo, bem como do subsolo.
Experimento descritivo
Solicitar aos alunos que apurem com sua família:
Como eles descartam o lixo?
Como tratam a água utilizada em casa?
Experimento ilustrativo
Fazer croqui desses dos itens pesquisados.

AVALIAÇÃO  
Numa perspectiva formativa contínua global e adaptável à diversidade, concomitante com as diversas formas de avaliação inclusive a avaliação somatória.

SEQUENCIA DIDATICA VII
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: I semestre
TURMA: 5º ano v2 turno vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão Participativa no Contexto da Mudança: Construindo uma Educação de Qualidade
TEMA DA SEQUÊNCIA: Rio Real: valorização da saúde e sua cultura.
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
EIXOS NORTEADORES:
 Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS:
Linguagem informal: redução de palavras;
Interjeição;
Oração e período;
Conjunções;
Revisão de texto;
Pronomes de tratamento.
MATEMÁTICA:
Adição com fração;
Leitura de números na forma decimal;
Números na forma de fração e na forma decimal;
CIÊNCIAS:
A adolescência no ciclo da vida;
Uma nova vida;
HISTÓRIA:
A era do rádio;
GEOGRAFIA:
A influência europeia no Brasil;
Os brasileiros no mundo.
ARTES
Cantando e encantando.
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
LEVAR para
PORTUGUÊS
Articular o desenvolvimento de capacidades tanto cognitivas quanto sociais através de rotina pertinentes a práxis pedagógica previamente estabelecida;
Reconhecer a diferença entre o oral e a escrita.
Gênero textual: bula ou receitas de remédios
MATEMÁTICA:
Aprofundar a relação entre números na forma de fração propiciando uma discussão que permita a realização de cálculos por meio de algoritmo;
CIÊNCIAS:
Reconhecer Substâncias nocivas à saúde, bem como as benéficas e como surgiram o uso indevido dessas substâncias.
HISTÓRIA:
Localizar o período histórico em que o uso abusivo das drogas ocorreu   bem Como surgiram os primeiros medicamentos.
GEOGRAFIA:
Adotar procedimentos que contribuam para a formação de conceitos bem definido sobre os estados brasileiros.
ARTES;
Música


MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
Papel a4, cola branca, caneta esferográfica colorida, lápis colorido.
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
Trazer para sala de aula os principais motivos para a promoção da saúde, tais como: poluição ambiental, poluição sonora, descarte irregular do lixo urbano, o esgotamento sanitário.
 Quais os efeitos drásticos na saúde humana;
Como os resíduos devem ser coletados e descartados;
O que é poluição visual e suas influencias na aprendizagem e a agressividade aos olhos.
Qual a importância de se preservar a saúde mental em benefício próprio e em benefício dos seus semelhantes.
Solicitar aos alunos que faça uma pesquisa para saber o que é PSF, o que é PSE.
Solicitar aos alunos que façam um cartaz de forma organizada identificando os diferentes âmbitos de promoção da saúde e como acontece a promoção da saúde no meio em que vive. 

AVALIAÇÃO

Conforme o processo de aprendizagem, bem como das interpretações das respostas e dos comportamentos dos educandos diante das perguntas e situações apreendidas dos conteúdos estudados.

Eu cuido, você cuida a natureza agradece

SEQUENCIA DIDÁTICA VI
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA.
PERÍODO: I semestre.
TEMPO ESTIMADO: 01/06 a 22/06/2016.
TURMA: 5º ANO V2 TURNO VESPERTINO.
DOCENTE: ANA MARIA DE JESUS.
TEMA GERADOR: GESTÃO PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DA MUDANÇA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

TEMA DA SEQUÊNCIA: Eu cuido, você cuida a natureza agradece
EIXOS NORTEADORES: Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais /Conhecimento artístico-musical                                      
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
 Número do substantivos, adjetivos, locução adjetiva.
MATEMÁTICA:
Multiplicação de números naturais;
Divisão exata;
Geometria: ângulos, circunferência, fração e probabilidade.
CIÊNCIAS:
Principais problemas ambientais;
Água, lixo, solo, poluição.
HISTÓRIA:
Salvador: as primeiras construções.
GEOGRAFIA:
Nós os brasileiros
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS:
Vivenciar organização de textos envolvendo observação e comparação integrada aos conhecimentos gramaticais.
MATEMÁTICA:
Aprimorar a capacidade de raciocínio matemático apreciando a prática valorizando, tanto os instrumentos de aprendizagem como as hipóteses e as conjecturas que favoreça a curiosidade.
CIÊNCIAS:
Observar as diferenças existentes em diferentes períodos.
As causas e consequências retratadas considerando a intervenção humana, assim como natural.
HISTÓRIA:
Levar os educandos a perceber que o passado fornece subsídios para compreender a atualidade e pensar o futuro.
GEOGRAFIA
Exercer o posicionamento crítico de modo a dominar a escrita e a leitura cartográfica.
MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):

MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1 - momento
Demonstração prática-
A professora leva para sala diversas situações práticas do uso indevidos da água.
O descarte irregular do lixo;
A poluição dos rios, lagos e mananciais da nossa região do solo, bem como do subsolo.
Experimento descritivo
Solicitar aos alunos que apurem com sua família:
Como eles descartam o lixo?
Como tratam a água utilizada em casa?
Experimento ilustrativo
Fazer croqui desses dos itens pesquisados.

AVALIAÇÃO  
Numa perspectiva formativa contínua global e adaptável à diversidade, concomitante com as diversas formas de avaliação inclusive a avaliação somatória.