sábado, 11 de abril de 2015

sequência didática para o 4ºano

PERÍODO: 19/02 a 27/2/2015. SÉRIE/ANO: 4º. TURMA: II 
TURNO: vespertino.  PROFESSORA: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
TEMA DO PROJETO: valorização da vida em busca de um mundo melhor.

SUBTEMA: leitura e escrita
EIXOS: oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações, Discursividade, textualidade e normatividade.
COMPONENTES CURRICULARES: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e artes.
 CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA:
Números na base 10.000, as quatro operações, história da matemática.
LÍNGUA PORTUGUÊS:
 Alfabeto, letras minúsculas e maiúsculas, pontuação, acentuação gráfica, leitura e escrita de texto.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
 CIÊNCIAS,
Estados físicos da matéria.
GEOGRAFIA,
O planeta onde vivemos
HISTÓRIA:
Navegar em busca de riquezas, Formação do povo brasileiro. Brasil, lugar de diferentes povos e culturas.
 ARTES:
Desenho de imaginação
OBJETIVO GERAL
No processo complexo de interação, bem como de reflexão interativa tende a investigar a construção de habilidades, assim como de conhecimentos de valores vivenciados , tanto no contexto social, como cultural contribuindo para a formação cidadã atrelado aos conhecimentos científicos próprios da comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA:
 Averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes;
LÍNGUA PORTUGUESA:
 Investigar os que os educando já aprenderam; o que foi ensinado para poder decidir se é preciso retomar conteúdos.
 CIÊNCIAS:
Inquirir os avanços e encorajá-los a continuar construindo conhecimentos nas diferentes áreas curriculares.
GEOGRAFIA:
 Pesquisar a adequação das estratégias oportunizando a aprendizagem contínua.
HISTÓRIA:
  Analisar o reconhecimento de diferentes conhecimentos.
 ARTES:
 Avaliar, tanto a personalidade, como o desenvolvimento cognitivo dos educando, bem como das educanda, assim como a personalidade individualmente.
RECURSOS
Materiais didáticos metodológicos: Alfabeto móvel, cartolina, pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor régua,.

MOMENTOS PLANEJADOS
1 º MOMENTO
Acolhida tanto aos pais como os estudantes, reconhecimento da sala, apresentação da professora.
2 º MOMENTO
A professora se apresenta aos alunos solicitando que cada um se apresente individualmente, logo após é colocada a identificação nos cadernos.
3º - MOMENTO
As crianças foram levadas para um momento de descontração em um pula-pula no pátio da escola, em seguida serviu o lanche.
4º MOMENTO
O gestor da escola conversou com os estudantes sobre o horário e a regras da instituição.
5- MOMENTO
 produção de frases, leitura e transcrição de texto “poesia”. Seguido do jogo de Rimas disponível na escola, destacar os encontros vocálicos ;
6- MOMENTO
Trabalho em grupo: dividir a sala em grupo distribuir papeis em branco solicitando aos estudantes que escreva uma palavra que rime com o nome do objeto  disposto na cartela do caça-rimas
AVALIAÇÃO
A avaliação será efetivada informalmente, mediante observação dos conhecimentos prévios, registrada de acordo com o tempo e o momento evidenciado pelas crianças com o objetivo de subsidiar a professora em ações pedagógicas futuras.





II
ESCOLA MUNICPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: 02/03 à13/03/2015.  SERIE/ANO: 4º   TURMA: II          TURNO: VESPERTINO
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
TEMA DO PROJETO: valorização da vida em busca de um mundo melhor.
SUBTEMA: Eu, família: respeito contínuo.
Eixos: oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações, Discursividade, textualidade e normatividade
Componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e artes.
 CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA: história da matemática; os números e a contagem, decomposição de números em dois dígitos
 LÍNGUA PORTUGUESA: registro formal e informal; produção de texto; classificação de antônimos iniciados com IM, IN. final de palavras com AL, OU AU.
 CIÊNCIAS: O AR, a atmosfera; a água e as misturas.
GEOGRAFIA: conhecendo os planetas.
 HISTÓRIA: O Brasil no Mundo.
ARTES: identificando as margens do caderno de artes.
OBJETIVO GERAL:
Tendo a família como referência da educação informação proporciona o repensar do direito ético referente às relações intrapessoais , bem como interpessoais respeitando a diversidade nas suas diferentes formas de pensar , bem como apreender conhecimentos levando-os a, bem como expor conhecimentos prévios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA: possibilitar ao educando, bem como a educanda, uma exploração por meios de questionamentos, acerca do uso dos números em todos os momentos da vida.
LÍNGUA PORTUGUESA:  desenvolver a competência comunicativa, interrelacionando  com a competência textual , bem como a lingüística.
 CIÊNCIAS:
Conhecer, bem como respeitar o ambiente em que se vive assumindo uma postura cidadã comprometida com as questões ambientais
GEOGRAFIA,
Compreender o espaço como parte da ciência geográfica entendendo que o que acontece interfere nas condições naturais da terra.
HISTÓRIA:
 Refletir sobre a interferência do homem do passado estabelecendo uma relação com o presente.
 ARTES:
Vencer desafios de acessibilidade aos trabalhos com artes diversas no contexto escolar.
RECURSOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS (MATERIAIS):
Alfabeto móvel, cartolina, pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor régua,.

MOMENTOS PLANEJADOS
1 - MOMENTO
Recontar fábulas agenciando aos estudantes que descubram a moral da história.
2 - MOMENTO
Destacar da fábula os encontros consonantais
3- MOMENTO
Para que serve os números, sua construção e desconstrução  de modo a identificar a ordem crescente e decrescente
FLEXIBILIZAÇÃO: jogo de silabas: alfabeto móvel para os alfabetizando identificados como tendo dificuldade para ler.
4- MOMENTO
Transcrever o trava língua, lendo com os estudantes logo após orientá-los para destacar os encontros consonantais, PL PR, TR, FR, BR, GR.
5- MOMENTO
De posse do livro de história, buscar o texto Brasil: lugar de diferentes povos e culturas, Após a leitura compartilhada  promover um debate entre professora/ estudante /professora.
FLEXIBILIZAÇÃO: solicitar aos estudantes que sublinhe as frases ditadas pela professora.
O aluno deverá ditar as letras e dizer a palavra sendo auxiliado pela professora caso ele (a) não consiga identificar a sílaba repetindo-as para a professora.
6- MOMENTO
Perguntar aos alunos quantos dias tem o mês? Pedir que feche as mãos  seguindo a orientação do cartaz previamente confeccionado.
Construir tabela com os meses de 31 dias e os meses com 30 dias, observando o mês de fevereiro.
Após identificar as peculiaridades que dificultam a alfabetização e letramentos dos educando reservou-se um momento para uma conversa individual, com o propósito de subsidiar a professora na práxis pedagógica interventiva.
SUGESTÃO DE LEITURA:
Leitura silenciosa;
Leitura em Grupo
Leitura Compartilhada
Texto recortado
Leitura Dividindo partes (professor/aluno)
Leitura Com estratégia de antecipação
Leitura Estratégia de interferência;
Leitura Leitura informativa;
Leitura De consulta; (revistas, jornal, painéis, etc.)
Leitura De ação (regras do jogo)
Leitura de reflexão (poemas, filmes, etc.)
Leitura de distração (piadas, charges, história em quadrinhos, etc.)
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Ø  Investigação
Ø  Roda de conversa
Ø  Dramatização;
Ø  Trabalho em grupo;
Ø  Reflexão do conteúdo;
Ø  Hora da leitura;
Ø  Hora da mímica
Ø  Hora do jogo;
Ø  Produção textual: poesia historia em quadrinhos, charges,
Ø  Confecção de murais ilustrativos
Ø  Ditado dinâmico de palavras
Ø  Ditado dinâmico de texto
Ø  Adivinhas
Ø  Último da fila
Ø  Pesquisa
Ø  Confecção de livro ilustrado.
AVALIAÇÃO
A avaliação terá como suporte estratégico os trabalhos em grupo, assim como individuais subsidiando tanto a professora, como os estudantes em ações futuras, visto acontecerá em um processo continuo , formativo de modo a facilitar a organização da aprendizagem formal mantendo o intercâmbio com a aprendizagem informal.



III
ESCOLA MUNICPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: 16/03à31/03.   SERIE/ANO: 4º   TURMA: II           TURNO: VESPERTINO
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
Tema do projeto: valorização da vida em busca de um mundo melhor.
SUBTEMA: De olho na alimentação: comer bem é de lei
Eixos: oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações, Discursividade, textualidade e normatividade
COMPONENTES CURRICULARES:
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e artes.
 CONTEÚ DOS:
 CIÊNCIAS ó
Alimentação e digestão; de olho nas embalagens dos alimentos; a tecnologia dos alimentos; A industrialização dos alimentos; Os conservantes e as embalagens.
GEOGRAFIA ó
o planeta onde vivemos; conhecendo a terra.
HISTÓRIAó
Navegar em busca de riquezas; chegar ao oriente; instrumentos e recursos para navegar.
MATEMÁTICA ó
 O número 10.000- a dezena de milhar- números de 5 (cinco ) e (6)seis  algarismos – números- ordens e classes; comparações- arredondamentos; Multiplicação e divisão; resolução de problemas.
PORTUGUÊS ó
 Divisão silábica dos encontros: GM, PC, PÇ, PN, OS, PT, TM; ortografia: divisão silábica dos dígrafos, comunicação escrita: discurso
ARTES ó Símbolos pascais.
 Pictograma, figuras geométricas planas, prisma, desenho de imaginação; diversificação musical.

OBJETIVO GERAL
No processo de reeducação alimentar dentro do contexto das desigualdades sociais harmonizar a desconstrução de mitos em torno dos variados hábitos de alimentação e suas práticas no  cotidiano  levando-os a implementação da igualdade, de modo a interpretar as políticas de intervenção, de modo que possa realizar a neutralização de conflitos alimentares resultantes de práticas alimentares erronias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA
Facilitar a organização dos conhecimentos dos algoritmos .
 em torno das diferentes concepções da aprendizagem demonstrando diferentes visões sobre a atitude, bem como, da aplicação dos conhecimento  apreendidos.
 LÍNGUA PORTUGUESA
Ler em voz alta diferente gêneros textuais selecionando informações concisas;
Escrever  respeitando as características próprias do texto em questão( conteúdo, formato ,bem como aspectos gramaticais).
 CIÊNCIAS
Transmitir adequadamente as informações confrontando com os conhecimentos prévios revendo as explicações sobre o desenvolvimento de habilidades na formulação de hipóteses  sobre a valorização da vida mediantes as ações humanas.
GEOGRAFIA
Apreender conhecimentos diferenciados resultante de processos de transformação vista a consciência da espacialidade, aprofundando e articulando estudos aprofundados a respeito do espaço.
HISTÓRIA
Entender o sentido do tema abordado entrecruzando com os temas abordados em outras disciplinas compreendendo o mundo onde vive, bem como as mudanças ocorridas ao longo dos anos.
 ARTES
RECURSOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS (MATERIAIS):
Televisão, DVD.  Data show, Alfabeto móvel, cartolina, pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor, régua,.

MOMENTOS PLANEJADOS
1 ] MOMENTO
Assistir ao vídeo sobre a alimentação;
Ler o texto sobre alimentação saudável
2 }  MOMENTO
Dividir a sala em grupo  e promover um debate sobre alimentação, transcrever receita de suco de frutas. Aproveitando os mesmos grupos solicitar aos estudantes que tragam para a sala de aula figuras de alimentos considerados saudáveis.
3- momento
 Confeccionar um cartaz para cada grupo, sendo que cada um será premiado de acordo com a responsabilidade dentro do grupo, tendo como objetivo incentivar as atividades de casa.
4- momento
Produzir previamente um cartaz sobre as estações do ano, dando continuidade aos estudos sobre os meses do ano e o período em que determinadas frutas são encontradas em maior quantidade.
5- momento

FLEXIBILIZAÇÃO: digitar o texto solicitar aos estudantes que recorte o texto em frases. Sob a orientação da professora.
Qual a primeira frase?
Com que letra começa?
Quantas palavras têm a frase?
Leia palavra por palavra.
Devagar leia a frase.
Ler junto com os estudantes fazendo a relação oralidade /escrita/oralidade.
MEDIDA INTERVENTIVA: orientar a leitura individualmente, texto lacunado, leitura de palavras geradoras, assim como, leitura do Alfabeto seguida de formação de silabas, bem como de palavras, revisão de divisão silábica.
SUGESTÃO DE LEITURA:
Leitura silenciosa;
Leitura Grupo
Leitura Compartilhada
Texto recortado
Leitura Dividindo partes (professor (a)/aluno(a)/professor(a))
Leitura Com estratégia de antecipação
Leitura com Estratégia de interferência;
Leitura informativa;
Leitura De consulta; (revistas, jornal, etc.)
Leitura De ação (regras do jogo)
Leitura de reflexão (poemas, filmes, etc.)
Leitura de distração (piadas, charges, história em quadrinhos, etc.)
Texto lacunado
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Ø  Investigação
Ø  Roda de conversa
Ø  Dramatização;
Ø  Trabalho em grupo;
Ø  Reflexão do conteúdo;
Ø  Hora da leitura;
Ø  Hora da mímica
Ø  Hora do jogo;
Ø  Produção textual: poesia historia em quadrinhos, charges,
Ø  Confecção de murais ilustrativos

AVALIAÇÃO
A avaliação envolverá a legitimidade técnica na sua realização envolvendo os processos inerentes ao cotidiano da escola, através de atividades escritas, perceptivas, bem como orais.


domingo, 15 de março de 2015

CORDEL da Educação Estatística da alfabetização matemática

CORDEL da Educação Estatística da alfabetização matemática
1-É chegado o momento
 De a estatística abordar
Na história da matemática
Não pode deixar de falar.
xxxxxx
2-As características dos dados
É preciso estudar
Escolhendo os critérios
Que irá utilizar
E nos gráficos e tabelas
Irá evidenciar.
xxxxxxxxx
3-Muito aprendemos no Pacto
Mas só um pouquinho, vamos lhes mostrar
Com um cordel matemático
Iremos contar
xxxxxxx
4-Conheça um pouco de história
Que agora vamos contar
A matemática surgiu
Da antiguidade para cá.
xxxxx
5-Desde o início da humanidade.
 Para se organizar
O homem aprendeu que Precisava
Um gráfico montar.
xxxx
6-o tamanho dos pedaços
Criança tem que comparar
O ângulo central corresponde
A freqüência que desejar.
Xxxxx
7-No ciclo de alfabetização
 A construção pode iniciar
E assim, representar:
Garrafa peti, tampinhas, fósforos
Materiais recicláveis
Fáceis de manipular
Xxxxxx
8-Lá vem a permutação
Parece complicação;
Seguida da ordenação;
Que gera combinação;
E produto cartesiano
Pra aumentar a confusão.



9-Dos números naturais
O zero é menor valor
Diferente dos demais
É o único sem antecessor.
xxxxxx
10-Ao ensinar matemática
Seja justo e sincero
Mostre que é impossível
Uma divisão por zero.
xxxxxx
11-Pra melhor representar
Os problemas combinatórios
Em diferentes estratégias
Vai o aluno ajudar.
Xxxxxxx
12-De jeito organizado
De modo sintetizado
Listar as possibilidades
Dos métodos adotados  
 Fixando os elementos
Dos dados apresentados.









13-Apesar de não ser possível
Determinar com certeza
O resultado obtido.
É preciso que a criança
 Compreenda o sentido
Do problema resolvido.
Xxxxxxx
14-Os direitos de aprendizagem
Precisam ser compreendidos
Pra que na probabilidade
Não possa ser confundido.
Xxxxx
15-Noções de por acaso
Dará bons resultados
Se o professor embutir
Evento menos provável,
Como sorteio de ajudante
E o nome ali sorteado.
Xxxxxx








16-Não existe dificuldade
Para quem quer ensinar
No mundo da matemática
Venho aqui  relacionar
Informações necessárias
Para no dia a dia aplicar
Devagar se vai ao longe
O importante é complementar.
xxxxxx
17- Nos gráficos de barra
É fundamental:
nome dos eixos escala,
Titulo e fonte colocar.
XXXXXX
18-Sem nada mais pra dizer
Peço desculpa a vocês
Se não pude dizer tudo
Nada mais posso fazer
Pois matemática é assim
Tem sempre o que se aprender





Ana Maria de Jesus.





quarta-feira, 11 de março de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA de Educação Especial/Inclusiva com a fábula de ESOPO: o urso e a raposa. Para o 4º ano.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA de Educação Especial/Inclusiva com a fábula de ESOPO: o urso e a raposa. Para o 4º ano.
1-    Fazer a leitura para os alunos.
2-    Questionar sobre as partes que compõem o texto
Quem disse que gostava dos homens?
O urso mata os homens e como ele diz que gosta dos homens?
Resposta esperada: ele gosta para comer.
Qual o sentido da palavra “gosta” nesse texto?
Quem disse que o urso come os homens vivos?
O urso é um animal selvagem? Ou doméstico?
Do que os ursos se alimentam?
Resposta esperada?
Peixes (salmão [nos rios dos países onde os ursos habitam: as florestas geladas), mel de abelha.
3 – Durante todo o inverno os ursos hibernam, ou seja, ficam dormindo nas cavernas até a entrada da primavera, quando saem para se alimentar...
Nesse momento deixar que os alunos questionem e exponha as suas ideias.
4º momento
Recontar a história.
Qual a moral da história?
5º momento
Recortar o texto junto com o aluno que apresenta sintomas de autismo. E os
Alunos que mesmo no 4º ano ainda estão em fase de alfabetização.
Solicitar que eles reorganizem o texto à medida que a professora for ditando as palavras.
A partir daí, toda a turma deverá acompanhar copiando a atividade no caderno.
O urso e a raposa
 Um urso passava o tempo contando como gostava dos homens.
- não vou lá perturbar nem estraçalhar os homens. Quando eles morrem. Disse ele.
A raposa respondeu com um sorriso;
- Eu ia ficar mais convencida de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos!

Moral: Mais vale ter pena dos vivos que respeito pelos mortos. (Esopo)

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

projeto de pesquisa monografia

Projeto de pesquisa
CURSO: ESPECIALIZAÇÃOEM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
ORIENTADORA: REGIVÂNIA MARA DOS REIS FONSECA
1-  TEMA:
Gestão escolar versus inclusão.
2-DELIMITAÇÃO DO TEMA E SUA RELEVÂNCIA.
§  Família: eixo gerador das dificuldades de aprendizagem;
§  Formação continuada do (a) professore (a)s;
§  Políticas públicas de educação especial inclusiva;
§  Gestão escolar: Aportes nas adequações curriculares inclusivas
4- OBJETIVO
4.1- OBJETIVO GERAL:
Ampliar conhecimentos, bem como possibilitar o esclarecimento de práticas subjugadas inclusivas, tal qual considerar as demandas contemplando a atenção diferenciada  e a reinserção do individuo com necessidade educacional especial.
4.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
óInvestigar a ação de gestores escolares mediante as políticas públicas voltadas para a inclusão no contexto escolar;
óEnfatizar a necessidade de uma educação holística;
óBuscar subsídios fundamentais a sincronização entre as políticas públicas de inclusão social e a comunidade escolar.
7- METODOLOGIA
Pesquisa de campo aliada as experiências vivenciadas, assim como pesquisa bibliográfica.
8- INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Artigos, revistas, sites, livros, entrevista, constituição Federal.
9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Maria Lúcia Dantas de Oliveira
Perrenoud1996
Michel Mazern(1995, p.2)
Bíblia sagrada edição pastoral capitulo,  L v. 21,16-24.

Maria Tereza Englér Mantoan

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

construir: processo de assimilação pela criança

A criança assimila melhor quando constrói seu próprio conhecimento, através de atividades desafiadoras.
Atividades que leva a criança a construir e desconstruir possibilita tanto a professora , como a criança momentos únicos de grande importância.
  nada é mais satisfatório quando a criança descobre que ela é capaz de produzir: brinquedos, flores, instrumentos musicais


: Valorização do eu e do outro

TEMA:ó Valorização do eu e do outro
TEMPO ESTIMADOó 20horas/aulas
EIXOS ónúmeros e operações;
Geometria;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação;
Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade;
Apropriação do sistema de escrita alfabética.
COMPONENTES CURRICULARES<=>J
Língua portuguesa;
História;
Geografia;
Ciências;
Matemática.
CONTEÚDOS J   
 Agrupamento;
Sistema de numeração decimal;
Registro de quantidade até 99;
Juntar quantidades iguais;
Estudando a escrita;
Travessão;
Letra inicial;
Silabação;
Adição; subtração;
Divisão e multiplicação.
MATERIAL NECESSÁRIOóJ
Cola líquida papel higiênico, água; tinta guache nas cores primárias.
AVALIAÇÃOóJ
Considerando as dificuldades de aprendizagem e os aspectos  psicopedagógicos e os demais aspectos de forma geral contribuí para o desenvolvimento cognitivo do alfabetizando, a avaliação funcionará como subsidio para a elaboração de uma prática em sala de aula que possa sanar as dificuldades de aprendizagem  e melhorar o ensino do letramento e alfabetização tanto em matemática como em língua portuguesa, salientando os demais componentes curriculares como sendo de relevância no contexto da interdisciplinaridade.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
MOMENTO DELEITA:
Colocar os alunos em círculos e cantar  junto com o alfabetizando  acompanhando os gestos da música: fui à feira (Eliana).
ó Transcrever a lista de material necessário para fazer papel marchê,
Lista de matéria:
1 rolo de papel higiênico;
1 cola liquida de 90g;
1 copo de 250ml de água;
Modo de fazer
Em uma bacia, junta todos os ingredientes e amassa até obter uma massa homogenia.
Fazer leitura jogralizada;
Leitura individual;
Leitura com estratégia de interferência;
Leitura de reflexão;
 Como é comprado o papel? Em metro ou em quilo?
Como é medida a água?
O que significa a sigla ml?
Qual a unidade de medida dos líquidos em geral?
Quantas gramas têm a cola? E para 1 quilograma quanto falta? Qual a a abreviatura da palavra quilograma?
Intervenção: professora porque se escreve com K? É CA de casa?
3º confeccionar as frutas com o papel marche.
4º problematizar
Quantas frutas foram confeccionadas?
Resposta do aluno: 20
Professora: Por quê?
Resposta do aluno: por que tem 20 alunos na sala.
Mas 1 dos alunos não quis fazer, então quantas frutas tem feita?
Resposta do aluno: 19
Professora: Por quer?
Resposta do aluno: por que 20 menos 1 é igual a dezenove.
Professora: correto; E se sugestionar outros números para que os alfabetizando possam  impulsionar o raciocínio lógico?
5º problematizar matematicamente
Fui a feira comprei : 1 kg de uva,1dúzia de maçã; ½ dúzia de banana;
Quantas dúzias de frutas têm na cesta?
Resposta esperada: 1,1/2 Dz.
6º Eryky pintou 3 laranjas de amarelo,3 de verde. Quantas laranjas  Eryky  tem?
E se Eryky  ganhar mais 6? Com quantas laranjas  fica. Dar  2   a colega da minha esquerda, quantas restam?
7º dinâmica da cadeira
Colocar as cadeiras em círculos com uma ou duas a menos que a quantidade de alunos.
Solicitar que girem em torno das cadeiras e se sentarem quando o comando for dado.
O comando é:
Fui à feira compreiL (dizer nome de frutas e legumes ..) .
Subi a ladeira.
A ladeira estava escorregando eu escorreguei e áaaaaaaaaa, cesta virou! ( neste momento todos deverão procurar uma cadeira para se sentar, o aluno que ficar de fora sai da brincadeira.
Problematização: tinha dezenove alunos, 2 ficaram de fora da brincadeira, quantas cadeiras tem no círculo?
 Para que todos pudessem se sentar, quantas cadeiras deveriam estar no círculo?   
8º colocar o preço das frutas e legumes e o nome.
 Registrar no caderno.
Quanto custa:
 Como é comprado o produto:
Se no metro , no quilo, ou no litro.
No caso das bananas foram confeccionadas apenas 7 .
Só há 7 bananas para 1 dúzia quantas faltam?
E para meia ficar só meia dúzia?
Meia dúzia mais meia dúzia é ig