A criança assimila melhor quando constrói seu próprio conhecimento, através de atividades desafiadoras.
Atividades que leva a criança a construir e desconstruir possibilita tanto a professora , como a criança momentos únicos de grande importância.
nada é mais satisfatório quando a criança descobre que ela é capaz de produzir: brinquedos, flores, instrumentos musicais
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
construir: processo de assimilação pela criança
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
: Valorização do eu e do outro
TEMA:ó Valorização
do eu e do outro
TEMPO
ESTIMADOó
20horas/aulas
EIXOS
ónúmeros
e operações;
Geometria;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação;
Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade;
Apropriação do sistema de
escrita alfabética.
COMPONENTES
CURRICULARES<=>J
Língua portuguesa;
História;
Geografia;
Ciências;
Matemática.
CONTEÚDOS
J
Agrupamento;
Sistema de numeração
decimal;
Registro de quantidade até
99;
Juntar quantidades iguais;
Estudando a escrita;
Travessão;
Letra inicial;
Silabação;
Adição; subtração;
Divisão e multiplicação.
MATERIAL
NECESSÁRIOóJ
Cola líquida papel
higiênico, água; tinta guache nas cores primárias.
AVALIAÇÃOóJ
Considerando as dificuldades
de aprendizagem e os aspectos psicopedagógicos
e os demais aspectos de forma geral contribuí para o desenvolvimento cognitivo
do alfabetizando, a avaliação funcionará como subsidio para a elaboração de uma
prática em sala de aula que possa sanar as dificuldades de aprendizagem e melhorar o ensino do letramento e
alfabetização tanto em matemática como em língua portuguesa, salientando os
demais componentes curriculares como sendo de relevância no contexto da
interdisciplinaridade.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS:
MOMENTO
DELEITA:
Colocar os alunos em
círculos e cantar junto com o
alfabetizando acompanhando os gestos da
música: fui à feira (Eliana).
2º ó Transcrever a lista de
material necessário para fazer papel marchê,
Lista de matéria:
1 rolo de papel higiênico;
1 cola liquida de 90g;
1 copo de 250ml de água;
Modo de fazer
Em uma bacia, junta todos os
ingredientes e amassa até obter uma massa homogenia.
Fazer leitura jogralizada;
Leitura individual;
Leitura com estratégia de
interferência;
Leitura de reflexão;
Como é comprado o papel? Em metro ou em quilo?
Como é medida a água?
O que significa a sigla ml?
Qual a unidade de medida dos
líquidos em geral?
Quantas gramas têm a cola? E
para 1 quilograma quanto falta? Qual a a abreviatura da palavra quilograma?
Intervenção: professora porque
se escreve com K? É CA de casa?
3º confeccionar as frutas
com o papel marche.
4º problematizar
Quantas frutas foram
confeccionadas?
Resposta do aluno: 20
Professora: Por quê?
Resposta do aluno: por que
tem 20 alunos na sala.
Mas 1 dos alunos não quis
fazer, então quantas frutas tem feita?
Resposta do aluno: 19
Professora: Por quer?
Resposta do aluno: por que
20 menos 1 é igual a dezenove.
Professora: correto; E se
sugestionar outros números para que os alfabetizando possam impulsionar o raciocínio lógico?
5º problematizar
matematicamente
Fui a feira comprei : 1 kg
de uva,1dúzia de maçã; ½ dúzia de banana;
Quantas dúzias de frutas têm
na cesta?
Resposta esperada: 1,1/2 Dz.
6º Eryky pintou 3 laranjas
de amarelo,3 de verde. Quantas laranjas
Eryky tem?
E se Eryky ganhar mais 6? Com quantas laranjas fica. Dar
2 a colega da minha esquerda,
quantas restam?
7º dinâmica da cadeira
Colocar as cadeiras em
círculos com uma ou duas a menos que a quantidade de alunos.
Solicitar que girem em torno
das cadeiras e se sentarem quando o comando for dado.
O comando é:
Fui à feira compreiL (dizer nome de frutas e
legumes ..) .
Subi a ladeira.
A ladeira estava
escorregando eu escorreguei e áaaaaaaaaa, cesta virou! ( neste momento todos
deverão procurar uma cadeira para se sentar, o aluno que ficar de fora sai da
brincadeira.
Problematização:
tinha
dezenove alunos, 2 ficaram de fora da brincadeira, quantas cadeiras tem no
círculo?
Para que todos pudessem se sentar, quantas
cadeiras deveriam estar no círculo?
8º colocar o preço das
frutas e legumes e o nome.
Registrar no caderno.
Quanto custa:
Como é comprado o produto:
Se no metro , no quilo, ou
no litro.
No caso das bananas foram
confeccionadas apenas 7 .
Só há 7 bananas para 1 dúzia
quantas faltam?
E para meia ficar só meia
dúzia?
Meia dúzia mais meia dúzia é
ig
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
sequência didática de matemática: literatura: pés na areia
J Pés na areia:
contando de dez em dez
O sol da manhã brilha na
praia ainda vazia.
Dez dedos sobem a escada até
a cadeira do salva- vidas.
Vinte dedos passam pelas
ondas do mar.
Trinta dedos correm pela
areia quente. L
Quarenta dedos andam pelas
docas.
Cinqüenta dedos mergulham na
água.
Sessenta dedos surfam nas
ondas.
Setenta dedos fazem fila no
carrinho de sorvete.
Oitenta dedos jogam vôlei na
areia.
Noventa dedos se encontram
perto de um castelo de areia.
Cem dedos se esquentam em
volta de uma fogueira.
J Professora: Ana Maria de Jesus. Pedagoga
pós- graduanda em educação especial inclusiva, alfabetizadora popular, atuando
na escola pública municipal Djalma Faria de Oliveira. Rio Real - Bahia PACTO (todos
pela alfabetização na idade certa). J
Série/ano:
2º do ensino fundamental I.
TEMA: como não gostar de
matemática
ó EIXOS:
Leitura;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade e
normatividade;
Números e operações;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação.
Componentes curriculares:
Língua portuguesa;
matemática; história;
Geografia; ciências.
Conteúdos:
Agrupamento;
Sistema de numeração decimal;
Registro de quantidades até cem
(100);
Juntar quantidades iguais;
Cuidados com a pele;
Ortografia;
Palavra dentro de palavra;
Sinais de pontuação;
Higiene dos pés;
Preservação ambiental;
Diferentes jeitos de viver.
ó GARANTIAS DE APRENDIZAGEM J
Participar de interações
orais;
Reconhecer a diversidade linguística;
Analisar a adequação de um
texto;
Oportunizar momentos de
reflexão sobre a formação das palavras;
Relacionar a matemática ao
cotidiano da criança;
óAVALIAÇÃO
Em um processo sistemático,
contínuo e processual, a avaliação será efetuada de modo que cada educando seja
avaliado individualmente de acordo com as necessidades educacionais respeitando
os conhecimentos prévios, bem como os que precisam ser acoplados e registrados.
ó FLEXIBILIDADE:
Utilizar palitos, tampas de
garrafa, gudes, pedrinhas para fazer a
relação das quantidades mencionadas no livro.
ó ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Utilizar pequenos bonecos em
uma maquete com areia representando a praia.
Será contemplado, tanto o principio aditivo, como o principio
multiplicativo, bem como a subtração e a divisão.
ó AÇÕES
METODOLÓGICAS
1- ó MOMENTO DELEITE
Apresentar
o livro para os alfabetizando solicitando a eles que façam uma leitura prévia
das ilustrações;
-o que
vocês estão vendo?
-
que ambiente é este?
- o
que mais aparece nas imagens?
- O que
a criança tem no ombro?
2-ó MOMENTO
Fazer
a leitura da literatura fazendo pausas para que os alfabetizando interajam com
a professora e tentem completar a frase.
Exemplo:
vinte dedos passam pelas... Deixe que eles completem a frase.
Caso
não consigam prossiga dizendo:
-Onde
é que tem onda?
Resposta
esperada:
-No mar.
3-ó MOMENTO
A professora
questiona:
-Quem
escreveu o livro?
-
quem ilustrou?
-quem
brilha na praia ainda vazia?
-quem sobe a cadeira do salva – vidas.
- Quem passa pelas ondas do
mar?
Resposta esperada: os dedos?
- quantos dedos?
-10(dez)
-quantas pessoas?
- 1(uma)
- quantos dedos passam pelas
ondas do mar?
-20(vinte)
-quantas pessoas?
-2(duas)
E assim sucessivamente.
É época de férias e o sol
está brilhando. a turma toda vai a praia se divertir . Quantos dedos dos pés
vão afundar na areia.
ó 4-MOMENTO
Transcrever o texto.
Destacar as sílabas que irá
gerar outras palavras;
Exemplo: qua= quatro, cin=
cinco
Localizar os numerais identificando
a escrita alfabética.
ó 5- MOMENTO
Escrever os numerais de 10
em 10 até cem.
Neste momento a professora
observará quem já consegue fazer sozinho e quem ainda apresenta alguma
dificuldade.
ó MEDIDA INTERVENTIVA:
- enho dez dedos.
-Junto mais dez.
-Quantos dedos têm?
ó OBSERVAÇÃO: mostrar
tantos os dedos como objetos que possam ser manipulados pelas crianças.
6-
MOMENTO
Solicitar aos alfabetizando
que ilustrem o texto.
ó 7- MOMENTO
Reescrever o texto da
maneira deles, como eles imaginam os pés andando na praia.
E montar um painel na sala.
ó 8- MOMENTO
Tarefa xerografa com todas
as perguntas feitas anteriormente distribuídas em:
Separação de silabas;
Acróstico;
Caça- palavras;
Labirinto;
Pictografia;
ó MEDIDAS INTERVENTIVAS:
Quando formos à praia ou rios
não devemos jogar lixo na areia e principalmente na água.
Porque polui a água e os
peixes podem comer, adoecer e morrer.
ó REFERÊNCIAS
DAHL, Michael
,Pés na areia: contando de dez em dez:/ ilustrações de:TROVE ,Zachary.- São Paulo:Ed: Meca, 2011.24 p. Il .
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
frutas feita de papel marchê com os alunos do 2º ano do ensino fundamental I
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
: Valorização do eu e do outro
TEMA:ó Valorização
do eu e do outro
TEMPO
ESTIMADOó
20horas/aulas
EIXOS
ónúmeros
e operações;
Geometria;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação;
Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade;
Apropriação do sistema de
escrita alfabética.
COMPONENTES
CURRICULARES<=>J
Língua portuguesa;
História;
Geografia;
Ciências;
Matemática.
CONTEÚDOS
J
Agrupamento;
Sistema de numeração
decimal;
Registro de quantidade até
99;
Juntar quantidades iguais;
Estudando a escrita;
Travessão;
Letra inicial;
Silabação;
Adição; subtração;
Divisão e multiplicação.
MATERIAL
NECESSÁRIOóJ
Cola líquida papel
higiênico, água; tinta guache nas cores primárias.
AVALIAÇÃOóJ
Considerando as dificuldades
de aprendizagem e os aspectos psicopedagógicos
e os demais aspectos de forma geral contribuí para o desenvolvimento cognitivo
do alfabetizando, a avaliação funcionará como subsidio para a elaboração de uma
prática em sala de aula que possa sanar as dificuldades de aprendizagem e melhorar o ensino do letramento e
alfabetização tanto em matemática como em língua portuguesa, salientando os
demais componentes curriculares como sendo de relevância no contexto da
interdisciplinaridade.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS:
MOMENTO
DELEITA:
Colocar os alunos em
círculos e cantar junto com o
alfabetizando acompanhando os gestos da
música: fui à feira (Eliana).
2º ó Transcrever a lista de
material necessário para fazer papel marchê,
Lista de matéria:
1 rolo de papel higiênico;
1 cola liquida de 90g;
1 copo de 250ml de água;
Modo de fazer
Em uma bacia, junta todos os
ingredientes e amassa até obter uma massa homogenia.
Fazer leitura jogralizada;
Leitura individual;
Leitura com estratégia de
interferência;
Leitura de reflexão;
Como é comprado o papel? Em metro ou em quilo?
Como é medida a água?
O que significa a sigla ml?
Qual a unidade de medida dos
líquidos em geral?
Quantas gramas têm a cola? E
para 1 quilograma quanto falta? Qual a a abreviatura da palavra quilograma?
Intervenção: professora porque
se escreve com K? É CA de casa?
3º confeccionar as frutas
com o papel marche.
4º problematizar
Quantas frutas foram
confeccionadas?
Resposta do aluno: 20
Professora: Por quê?
Resposta do aluno: por que
tem 20 alunos na sala.
Mas 1 dos alunos não quis
fazer, então quantas frutas tem feita?
Resposta do aluno: 19
Professora: Por quer?
Resposta do aluno: por que
20 menos 1 é igual a dezenove.
Professora: correto; E se
sugestionar outros números para que os alfabetizando possam impulsionar o raciocínio lógico?
5º problematizar
matematicamente
Fui a feira comprei : 1 kg
de uva,1dúzia de maçã; ½ dúzia de banana;
Quantas dúzias de frutas têm
na cesta?
Resposta esperada: 1,1/2 Dz.
6º Eryky pintou 3 laranjas
de amarelo,3 de verde. Quantas laranjas
Eryky tem?
E se Eryky ganhar mais 6? Com quantas laranjas fica. Dar
2 a colega da minha esquerda,
quantas restam?
7º dinâmica da cadeira
Colocar as cadeiras em
círculos com uma ou duas a menos que a quantidade de alunos.
Solicitar que girem em torno
das cadeiras e se sentarem quando o comando for dado.
O comando é:
Fui à feira compreiL (dizer nome de frutas e
legumes ..) .
Subi a ladeira.
A ladeira estava
escorregando eu escorreguei e áaaaaaaaaa, cesta virou! ( neste momento todos
deverão procurar uma cadeira para se sentar, o aluno que ficar de fora sai da
brincadeira.
Problematização:
tinha
dezenove alunos, 2 ficaram de fora da brincadeira, quantas cadeiras tem no
círculo?
Para que todos pudessem se sentar, quantas
cadeiras deveriam estar no círculo?
8º colocar o preço das
frutas e legumes e o nome.
Registrar no caderno.
Quanto custa:
Como é comprado o produto:
Se no metro , no quilo, ou
no litro.
No caso das bananas foram
confeccionadas apenas 7 .
Só há 7 bananas para 1 dúzia
quantas faltam?
E para meia ficar só meia
dúzia?
Meia dúzia mais meia dúzia é
ig
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Matemática com trava-língua
MATEMÁTICA NA
ALFABETIZAÇÃO J TRAVA LÍNGUA.
O sabiá sabia somar
cinco mais cinco assobiando.
Se o sabiá somasse seis mais seis assobiando? Quanto seria?
Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico, através de uma
atividade lúdica.
Observar o som de S, C, SS, assim como o uso de M,N antes de
outras letras.
Uso de acento: agudo.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Ø
Instigar
os educando a assobiar imitando o sabiá.
Ø
Assobiar de acordo com o resultado da soma ;
Ø
Quantas vezes são necessárias assobiar?
Ø
Qual o acento usado na palavra sabiá?
Ø
Quantas vezes se encontram a palavra sabiá?
Ø
Quantas palavras usaram o acento agudo?
Ø
Retirem do texto as palavras com C.
Ø
Separe as sílabas.
Ø
Quantas letras foram usadas para escrever as
palavras?
Ø
E se
tirarmos uma ou duas seria uma palavra?
Ø
Por quê?
FLEXIBILIDADE
Solicitar aos alfabetizando que
formem a palavra sabiá com o alfabeto
móvel e observem a diferença entre sabiá e sabia.
PROBLEMATIZANDO
Cinco sabiá assobiando, chegou
mais cinco sabiá.
Quantos sabiás estão assobiando?
R:
Dois sabiás resolverão ir embora, quantos sabiás restaram?
R:
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
Assinar:
Postagens (Atom)