terça-feira, 14 de outubro de 2014
frutas feita de papel marchê com os alunos do 2º ano do ensino fundamental I
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
: Valorização do eu e do outro
TEMA:ó Valorização
do eu e do outro
TEMPO
ESTIMADOó
20horas/aulas
EIXOS
ónúmeros
e operações;
Geometria;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação;
Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade;
Apropriação do sistema de
escrita alfabética.
COMPONENTES
CURRICULARES<=>J
Língua portuguesa;
História;
Geografia;
Ciências;
Matemática.
CONTEÚDOS
J
Agrupamento;
Sistema de numeração
decimal;
Registro de quantidade até
99;
Juntar quantidades iguais;
Estudando a escrita;
Travessão;
Letra inicial;
Silabação;
Adição; subtração;
Divisão e multiplicação.
MATERIAL
NECESSÁRIOóJ
Cola líquida papel
higiênico, água; tinta guache nas cores primárias.
AVALIAÇÃOóJ
Considerando as dificuldades
de aprendizagem e os aspectos psicopedagógicos
e os demais aspectos de forma geral contribuí para o desenvolvimento cognitivo
do alfabetizando, a avaliação funcionará como subsidio para a elaboração de uma
prática em sala de aula que possa sanar as dificuldades de aprendizagem e melhorar o ensino do letramento e
alfabetização tanto em matemática como em língua portuguesa, salientando os
demais componentes curriculares como sendo de relevância no contexto da
interdisciplinaridade.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS:
MOMENTO
DELEITA:
Colocar os alunos em
círculos e cantar junto com o
alfabetizando acompanhando os gestos da
música: fui à feira (Eliana).
2º ó Transcrever a lista de
material necessário para fazer papel marchê,
Lista de matéria:
1 rolo de papel higiênico;
1 cola liquida de 90g;
1 copo de 250ml de água;
Modo de fazer
Em uma bacia, junta todos os
ingredientes e amassa até obter uma massa homogenia.
Fazer leitura jogralizada;
Leitura individual;
Leitura com estratégia de
interferência;
Leitura de reflexão;
Como é comprado o papel? Em metro ou em quilo?
Como é medida a água?
O que significa a sigla ml?
Qual a unidade de medida dos
líquidos em geral?
Quantas gramas têm a cola? E
para 1 quilograma quanto falta? Qual a a abreviatura da palavra quilograma?
Intervenção: professora porque
se escreve com K? É CA de casa?
3º confeccionar as frutas
com o papel marche.
4º problematizar
Quantas frutas foram
confeccionadas?
Resposta do aluno: 20
Professora: Por quê?
Resposta do aluno: por que
tem 20 alunos na sala.
Mas 1 dos alunos não quis
fazer, então quantas frutas tem feita?
Resposta do aluno: 19
Professora: Por quer?
Resposta do aluno: por que
20 menos 1 é igual a dezenove.
Professora: correto; E se
sugestionar outros números para que os alfabetizando possam impulsionar o raciocínio lógico?
5º problematizar
matematicamente
Fui a feira comprei : 1 kg
de uva,1dúzia de maçã; ½ dúzia de banana;
Quantas dúzias de frutas têm
na cesta?
Resposta esperada: 1,1/2 Dz.
6º Eryky pintou 3 laranjas
de amarelo,3 de verde. Quantas laranjas
Eryky tem?
E se Eryky ganhar mais 6? Com quantas laranjas fica. Dar
2 a colega da minha esquerda,
quantas restam?
7º dinâmica da cadeira
Colocar as cadeiras em
círculos com uma ou duas a menos que a quantidade de alunos.
Solicitar que girem em torno
das cadeiras e se sentarem quando o comando for dado.
O comando é:
Fui à feira compreiL (dizer nome de frutas e
legumes ..) .
Subi a ladeira.
A ladeira estava
escorregando eu escorreguei e áaaaaaaaaa, cesta virou! ( neste momento todos
deverão procurar uma cadeira para se sentar, o aluno que ficar de fora sai da
brincadeira.
Problematização:
tinha
dezenove alunos, 2 ficaram de fora da brincadeira, quantas cadeiras tem no
círculo?
Para que todos pudessem se sentar, quantas
cadeiras deveriam estar no círculo?
8º colocar o preço das
frutas e legumes e o nome.
Registrar no caderno.
Quanto custa:
Como é comprado o produto:
Se no metro , no quilo, ou
no litro.
No caso das bananas foram
confeccionadas apenas 7 .
Só há 7 bananas para 1 dúzia
quantas faltam?
E para meia ficar só meia
dúzia?
Meia dúzia mais meia dúzia é
ig
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Matemática com trava-língua
MATEMÁTICA NA
ALFABETIZAÇÃO J TRAVA LÍNGUA.
O sabiá sabia somar
cinco mais cinco assobiando.
Se o sabiá somasse seis mais seis assobiando? Quanto seria?
Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico, através de uma
atividade lúdica.
Observar o som de S, C, SS, assim como o uso de M,N antes de
outras letras.
Uso de acento: agudo.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Ø
Instigar
os educando a assobiar imitando o sabiá.
Ø
Assobiar de acordo com o resultado da soma ;
Ø
Quantas vezes são necessárias assobiar?
Ø
Qual o acento usado na palavra sabiá?
Ø
Quantas vezes se encontram a palavra sabiá?
Ø
Quantas palavras usaram o acento agudo?
Ø
Retirem do texto as palavras com C.
Ø
Separe as sílabas.
Ø
Quantas letras foram usadas para escrever as
palavras?
Ø
E se
tirarmos uma ou duas seria uma palavra?
Ø
Por quê?
FLEXIBILIDADE
Solicitar aos alfabetizando que
formem a palavra sabiá com o alfabeto
móvel e observem a diferença entre sabiá e sabia.
PROBLEMATIZANDO
Cinco sabiá assobiando, chegou
mais cinco sabiá.
Quantos sabiás estão assobiando?
R:
Dois sabiás resolverão ir embora, quantos sabiás restaram?
R:
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
sexta-feira, 20 de junho de 2014
São João
substituir a brincadeira de quebra-pote por um balão de papel faz as crianças se divertirem com segurança.
o São João na roça é muito mais gostoso
tem milho verde assado, cozido e feito canjica.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
segunda-feira, 17 de março de 2014
conto " A formiguinha e a neve" na prática de alfabetização tendo em vista os diferentes níveis de aprendizagem morte
pintura a guache |
2giz de cera |
giz de cera |
cachorro |
homem |
sequencia didática
tema gerador:
a amizade
tempo estimado: 48 horas/aula
Eixos:
oralidade, leitura e escrita números e operações
componente curriculares: ciências história, geografia, língua portuguesa e matemática.
conteúdos:
estações do ano, animais vertebrados e invertebrados, gráficos, animais domésticos e selvagens; numerais, adição, antecessor, sucessor, sequencia numérica, cidadania, bairro onde mora, ortografia.
garantias de aprendizagem;
refletir sobre as características do gênero textual
compreender a relação do homem com a natureza.
elaborar e resolver situações problemas
identificar a ordem dos eventos.
material necessário;
papel crepom, cola branca, tesoura sem ponta cola quente , lápis colorido, canete hidrocor, caixa amplificada,
suporte pedagógico: literatura " a formiguinha e a neve".
1º momento chamadinha lúdica
2º momento leitura feita pela professora;
3º momento apresentação da capa do livro
quem escreveu o conto?
qual o titulo do conto?
qual a moral do conto?
4º momento letra inicial dos personagens do conto;
5º momento circular no texto palavras geradoras, bem como, trocar letras , assim como, palavras dentro de palavras.
6º momento desenhar em ordem em que aparece a ordem dos personagens
7º momento corrida das formigas-
8º momento lista de animais selvagens
9º momento animais domésticos
10º momento cartaz com animais vertebrados e invertebrados
11º momento
Dramatização do conto
AVALIAÇÃO:
A avaliação será voltada para a construção e sistematização do conhecimento e a aquisição do sistema de escrita alfabética em um processo continuo e formativo de modo a viabilizar o desempenho do alfabetizando, através de rotina construída em sala de aula, otimizando, os eixos curriculares interdisciplinares.
morte |
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
APRENDENDO AS HORAS
ANDOLETA LÊ PETI PETI POLÁ
APRENDENDO AS HORAS
com os ponteiros giratórios as crianças poderão descobrir a que horas as aulas começa, a hora do lanche, e a hora que termina a aula.
A docente sorteará um dos alfabetizandos para ir até o relógio e marcar a hora que for sugerida pelos colegas.
com os ponteiros giratórios as crianças poderão descobrir a que horas as aulas começa, a hora do lanche, e a hora que termina a aula.
A docente sorteará um dos alfabetizandos para ir até o relógio e marcar a hora que for sugerida pelos colegas.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
PARTICIPAÇÃO ATIVA DO DISCENTE NA APRENDIZAGEM DAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO
situação didática
o cartaz deverá ficar preso a parede e o discente será induzido a descobrir qual a altura dele e a do colega registrará no caderno e vez ou outra ele deverá voltar lá para descobrir se cresceu e quanto cresceu.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
Assinar:
Postagens (Atom)