Os conto infantis aguçam a imaginação da criança no processo de alfabetização. Durante a execução das aulas percebi que quanto mais se aprofundava na leitura mais as crianças se interessavam pela leitura.
Tema: entendendo um conto
Subtema: um
conto contado, um ponto aumentado.
DATA= 14/08/2013
Período: 3
aulas
Público alvo:
ciclo de alfabetização (2º ano)
Componente curricular
Português,
matemática, ciências, geografia e história.
Sequencia didática com literaturas
infantis
Eixo
Números
e operações; grandeza e medidas; tratamento da informação.
Leitura,
oralidade e escrita.
Direitos
de aprendizagem contemplados:
Participar
de interações orais em sala de aula questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala e a vez de intervir;
Identificar
as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam
a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação
da natureza e dos seus recursos.
Localizar
informações explicita em textos de diferentes gêneros e temáticas lidas com autonomia;
Ajustar
a pauta sonora à escrita;
Objetivos
Geral
v Apropriar-se
do sistema de escrita alfabética, bem como, da leitura formal e informal, assim
como,aprender a aprender através dos recursos disponíveis aprimorando a leitura
labial e visual, escutando e construindo hipóteses bem como, apreciar gêneros
textuais reconhecendo, ao mesmo tempo, desenhando e executando tarefas
propostas, advindas do texto lido.
Específicos
Ø Registrar
por escrito o nome dos animais que aparecem na história;
Ø Evidenciar
diferentes pontos de vista;
Ø Promover
a Aprendizagem de convivência;
Ø Correlacionar
os textos escritos às praticas sociais de linguagem em diferentes contextos e
situações;
Ø Esboçar
o conhecimento cientifico atrelado aos conhecimentos prévios.
Conteúdos
Leitura
e escrita, relação oralidade escrita, alfabeto, silabas, ortografia construção
de números, convivência, problemas e operações, profissões, animais domésticos,
alimentação saudável, lugar.
Avaliação
Os
critérios de avaliação serão unicamente no sentido de absorver informações
através da oralidade e da escrita e as competências adquiridas na práxis de
ensino/aprendizagem articulando, o espírito crítico, investigativo, e
participativas, sistematizando a leitura e a escrita em um processo formativo
continua. Ler de modo compreensivo e capacidade de opinar.
Instrumentos
de avaliação:
Tarefa xerocopiada;
Leitura individual;
Leitura coletiva.
AÇÕES
METODOLÓGICAS
Momento
de leite: telefone sem fio;
Leitura pelo aluno;
Leitura efetuada pela
professora alfabetizadora do conto de Ricardo Azevedo (o gato e o burro);
Questionamentos orais;
Atividade
transcrita da lousa;
Autocorreção;
Ditado;
Sugestão
de atividade
Leitura
individual;
Leitura
jogralizada;
Texto
lacunado;
Texto
fatiado;
Caça
palavras;
Lista
de personagens;
Troca-letra;
Ilustração;
Leitura
de imagens;
SITUAÇÃO DE ANTECIPAÇÃO
O
que é um conto?
Para
que serve o conto?
Como
surgíramos contos?
Qual
a importância de se conhecer os gêneros textuais?
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
I
- Momento
Qual
o titulo do livro?
Quais
as imagens que estamos vendo?
Pelo
titulo do livro e pelas imagens será que conseguimos saber do que será que o
livro fala?
As
imagens revelam o que está escrito no livro?
Qual
o titulo do conto?
II
- Momento
A
professora faz a leitura do conto fazendo pausas para que os educandos entendam
a história.
Sobre o que o conto fala?
Quem
escreveu o conto?
No
conto aparecem só animais?
Os
animais que aparecem no conto são domésticos ou selvagens?
Quais
profissões exercem as pessoas do conto?
Qual
a moral da história?
Moral
da história: Rabo não se coloca no lugar, depois do mal feito é difícil voltar
atrás e é hora de arcar com as consequências.
AÇÕES INTERVENTIVAS;
Só
devemos dar algo a alguém se nos der alguma coisa em troca?
Quando
alguém nos manda fazer alguma coisa deve-se refletir sobre o que se vai fazer e
quais as consequências, tanto para quem faz como para quem recebe.
III - Momento
Escrita
na lousa do nome dos personagens.
Qual
a primeira silaba?
Qual
a última silaba?
Quantas
letras tem a palavra conto?
EXPECTATIVAS:
Espera-se
que ao final da aula os discentes consigam recontar a história e entender a
função da leitura de gêneros textuais no cotidiano. É importante também que os
alfabetizando compreendam que, quando se toma uma atitude o ser em questão deve
pensar antes nas consequências e suas implicações.
Avaliação
A
avaliação ocorrerá em um processo continuo no decorrer tanto, da leitura pela
professora, como nas atividades de escrita e oralidade e será avaliada a
interação, bem como as intervenções feitas pelos educandos.
Relato de caso
Comecei
a aula com a oração do dia, a chamada, em seguida, cantou a música “astronautas
de mármores” (nenhum de nós).o momento deleite começou com a leitura do livro –
histórias que o povo conta de Ricardo de Azevedo - gato e o burro.p.46.
Ao
termino da leitura do conto se pôde verificar que quatro dos educandos não
consegue prestar atenção na leitura feita pela professora bem como de outro
colega procuram outra coisa para prestar atenção, mesmo que a leitura seja
feita de forma teatral. Apenas um educando conseguiu identificar os personagens
do conto evidencia interesse apenas pelas figuras e passam por cima do texto
escrito sem demonstrar curiosidade. Interfere a leitura constantemente com
assuntos que não estão condizentes com o conteúdo do texto. Buscam sempre
alguma coisa para se distrair. Dois alunos querem sempre impor a sua vontade
como quem quer mostrar para a professora que quem manda é eles. Constantemente
a professora precisa intervir com explicações sobre a necessidade de se
aprender a prestar atenção na leitura. Durante a atividade na lousa um dos educandos
transcreve como se estivesse copiando um texto sem deixar os espaços
determinados pela professora. Apresentam dificuldade em separar silabas onde
aparece dificuldade ortográfica. Dois dos alunos comumente não respeitam o
turno de fala interpelando o colega tanto na leitura, como no momento da autocorreção
na lousa.
Bibliografia
Brasil. Secretaria
da educação básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Pacto Nacional
pela Alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2; ministério
da educação, Brasília, MEC. SEB, 2012. P.25-33.
AZEVEDO, Ricardo- Histórias
que o povo conta. Volume 5, FNDE(Ministério da Educação),PNBE,2002.
P.46-49.