PACTO_ PLANO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE
OLIVEIRA
ANA MARIA DE JESUS 1
VIAJANDO
NO MUNDO DA LITERATURA
RIO
REAL-BAHIA
2013
PACTO_ PLANO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA
FARIA DE OLIVEIRA
TEMA: VIAJANDO NO MUNDO DA LITERATURA
PÚBLICO
ALVO:
ciclo da alfabetização 2º ano.
PROFESSORA
ALFABETIZADORA: ANA MARIA DE JESUS
ORIENTADORA
DE ESTUDO: Marivone
Rodrigues dos Santos.
COORDENADOR
LOCAL: Silvane Santos Souza
TEMPO
ESTIMADO: 4 horas/aula.
PERÍODO: 15
dias
RIO REAL –
BAHIA
2013
JUSTIFICATIVA
Considerando
o que a formação do leitor é um processo continuo em que as pessoas amadurecem
suas capacidades, ao interagir com diversos tipos de textos, o projeto
“viajando no mundo da literatura”, chega para levar as crianças a uma viagem
por um mundo de descobertas. Essa viagem irá promover o desenvolvimento dos
nossos pequenos leitores, despertando o gosto pela leitura.
Sabendo
que a alfabetização e o letramento nas series iniciais do ensino fundamental,
não se limita tão somente em ler e decodificar textos e sim compreender o texto
lido, não é preciso esperar que o individuo aprenda a ler e a escrever para se
traçar estratégias para a compreensão de textos lidos.A postura adotada para
produção deste trabalho tem como principio básico alfabetizar com uma
diversidade de textos que circulam socialmente ,bem como,literaturas que
garantam ao educando o domínio técnico da compreensão e reconhecimento da
função da linguagem escrita além da somatória de princípios básicos específicos dos eixos que contemplam
o 2º ano do ensino fundamental I. Para atender a esse nível de escolarização,
de modo a propiciar uma alfabetização de qualidade com suas hipóteses a
respeito da linguagem escrita, é importante a utilização em sala de aula de
espaços que oportunize o acesso a um conjunto de situações propícias e de
diferentes tipos e gêneros textuais bem como, a interpretação. Para que isso
aconteça, a leitura precisa ser prazerosa e contextualizada.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sabendo
que a literatura infantil leva a criança a um universo onde a imaginação é
aflorada e ela pode ser transportada de um mundo a outro vivenciando diferentes
realidades e emoções.
De
acordo com “Cagnet (1998, p.7):” Literatura infantil é antes de tudo
literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo,
o homem, a vida através da palavra. Funde os “sonhos e a vida prática, o
imaginário e o real.” Nessa perspectiva entende-se que a literatura infantil
tem de fato uma grande relevância na vida da criança, ela propicia trabalhos
diversos com diferentes fatores que serão primordiais para seu desenvolvimento
cognitivo, suas emoções e também aspectos de cidadania.
Abramovich
(1997) pontua que: a partir do contato com um texto literário de qualidade a
criança é capaz de pensar, perguntar questionar, ouvir opiniões, debater e
reformular seus pensamentos. De um modo geral, ao realizar as leituras e ao
inserir os educandos nesse ambiente, o educando poderá formar leitores, críticos
e consciente de suas ações.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas
ampliando a compreensão, a interpretação e a análise dos diversos textos na
sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte
de informação e ampliação do conhecimento.
ESPECÍFICOS
Ø Compreender
para que serve a leitura e a escrita;
Ø Perceber
a importância da escrita e sua função na sociedade;
Ø Aprender
a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras;
Ø Reconhecer
palavras que rimam;
Ø Identificar
e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos;
Ø Diferenciar
substantivos comuns e próprios;
Ø Corelacionar
sua linguagem diária com a linguagem e os símbolos matemáticos;
Ø Estabelecer
relações entre os seres vivos e as condições do ambiente em que vivem
valorizando a diversidade da vida;
Ø Relacionar
com a própria os contextos diversos apresentados na história.
EIXOS
1. Leitura
(interpretação);
2. Escrita;
3. Oralidade;
4. Números
e operações
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS
LÍNGUA
PORTUGUESA
Ler textos com autonomia;
Apreciar
e compreender textos do universo literário;
Pontuar
textos favorecendo a compreensão do leitor;
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
MATEMÁTICA
Associar
a denominação do número à sua respectiva representação simbólica;
Resolver
e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades,
utilizando estratégias próprias como: desenhos e palavras.
GEOGRAFIA
Reconhecer
a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem
local, bem como, as mudanças ao longo do tempo;
HISTÓRIA
Formular
e expressar uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas
nos vários aspectos da vida em sociedade ao longo do tempo e em diferentes
lugares.
CIÊNCIAS
Aprender
como a ciência constrói conhecimentos sobre fenômenos na natureza.
ARTES
Reconhecer
a importância social da arte na sociedade
e na vida dos indivíduos.
COMPONENTES
CURRICULARES
Língua
portuguesa
Matemática
Ciências
História
Geografia
Artes
CONTEÚDOS
Rimas;
Pontuação;
Ortografia;
Substantivo
comum e próprio;
Números
e formas;
Situação
problemas;
Meio
ambiente;
Fenômenos
naturais;
A vida em sociedade.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
04/11
à 08/11/2013
Apresentação
do projeto e da situação comunicativa que concluirá o mesmo;
Momento
deleite;
Roda
de leitura;
Produção
coletiva: ( o escriba será o educador);
Reescrita
de texto;
Leitura
individual e coletiva;
Cruzadinha
ortográfica;
Jogos
diversos;
11/11à
14/11/2013
Momento
deleite;
Leitura
individual e coletiva;
Confecção de cartazes;
Recorte
e colagem;
Jogos
diversos;
Ditado
ilustrado;
Textos
lacunado;
Confecção
de dobradura;
Elaboração
de mural ilustrado;
Dramatização
da história “Tarsila e o Papagaio Juvenal”.
ETAPAS
Segunda-feira
1º
momento
Apresentação
do projeto;
Momento
deleite: dinâmica “ animais ao circulo”;
Exploração
oral da capa do livro; que será o suporte que mediará o projeto;
2º
momento
Leitura
compartilhada da história: Társila e o papagaio Juvenal.
Reescrita
coletiva da história na lousa;
3º
momento
Leitura
individual e coletiva da história que foi reescrita;
Jogo
de memória “nomes e números”.
Terça-
feira
05/11/2013
1º
momento
Momento
deleite: jogo do passatempo;
Criação
de frases a partir da análise de figuras exposta em um cartaz.
2º
momento
Jogo
do boliche de silabas;
Formação
de palavras com o uso do alfabeto móvel.
3º
momento
Jogo
da sequência numérica;
Recorte
e colagem dos algarismos estudados e de seus respectivos nomes.
Quarta-feira
06/11/2013
1º
momento
Momento
deleite: exploração oral da música “aquarela” de toquinho;
Montagem
do texto fatiado;
Criação
de frases com palavras retiradas do texto trabalhado.
2º
momento
Apresentação
dos sinais de pontuação em cartaz;
Realização
de atividades xerocopiada.
3º
momento
Quinta-feira
07/11/2013
1º
MOMENTO
Momento
deleite: leitura do texto “surpresa”!
Jogo:
ache a palavra.
2º
momento
Produção
de texto;
Leitura
individual do texto produzido.
3º
momento
Releitura
de trechos da história: Tarsila e o papagaio Juvenal e ilustração do mesmo.
Sexta
– feira
08/11/2013
1°
momento
Momento
deleite: dinâmica das palavras;
Realização
de um poema em códigos.
2º
momento
Jogo
da memória com nomes e desenhos de frutas;
Formação
desses nomes com o uso do alfabeto móvel.
3º
momento
Resolução
de situação – problema.
Segunda
– feira
11/11/2013
1º
momento
Momento
deleite: vídeos infantis sobre o meio ambiente;
Realização
de texto xerocopiado.
2º
momento
Confecção
de cartaz envolvendo o tema: meio ambiente;
Apresentação
do cartaz na outra turma do 2º ano.
3º
momento
Jogo
de boliche numérico.
Terça-feira
12/11/2013
1º
momento
Momento
deleite: dinâmica- descrição geométrica;
Realização
de tarefa xerocopiada.
2º
momento
Dominó
ortográfico;
Recorte
e colagem de palavras que apresentem a ortografia estudada.
3º
momento
Confecção
de boneco usando as forma geométricas;
Apresentação
do boneco e criação de um nome para ele.
Quarta-feira
13/11/2013
1º
momento
Momento
deleite: dinâmica da paz;
Jogo:
loteca dos substantivos.
2º
momento
Realização
de atividade xerocopiada;
Confecção
de dobradura e criação de história.
3º
momento
Confecção
de cartaz;
Bingo
ortográfico.
Quinta-feira 14/11/2013
1°
momento
Momento
deleite: dinâmica do relógio matemático;
Jogo
dominó numérico;
2º
momento
Realização
de um texto lacunado;
Elaboração
de um mural ilustrado.
3º
momento
Dramatização
da história: Tarsila e o papagaio Juvenal.
Recursos
humanos:
Educador
educando
Materiais
Livro
de literatura, cartolina cola branca, tesoura, papel laminado, papel camurça,
fita adesiva, lápis papel crepom, papel A4, papel metro, aparelho de som, cd,
hidrocor, tinta guache de cores diferentes, revistas, jornais, garrafas peti
caixa de sapato.
Avaliação
Sabendo
que a avaliação é processual e continuo alicerçada em uma concepção dialética,
na qual a ação- reflexão – ação será um eixo norteador na construção e reconstrução
de um mundo cheio de significação e apropriação dos conceitos elaborados, em
face da mesma considerando a recepção, participação, socialização de informação
e execução das atividades propostas, bem como, a postura adorada pelos
aprendizes, diante das situações de aprendizagem.
Referências
bibliográficas
ABRAMOVICH,
f. literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo:
Scippcione, 1997.
AURÉLIO.
Buarque de: dicionário da língua
portuguesa. Século xxI.
BRASIL-
Secretária de Educação. Parâmetros
Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
LEITÃO,
Mércia Maria, e DUARTE, Neide. Tarsila e
o papagaio Juvenal. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.
REVISTA
– professor de educação infantil ”o
prazer da leitura se ensina”. Ministério da educação Infantil- DPE/SEB,
Brasília/DF, setembro, 2005.