PERÍODO:
19/02 a 27/2/2015. SÉRIE/ANO: 4º. TURMA: II
TURNO:
vespertino. PROFESSORA: Ana Maria de Jesus.
TEMA
GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e sociedade
juntas na construção de um mundo melhor.
TEMA
DO PROJETO: valorização da vida em busca de um mundo melhor.
SUBTEMA:
leitura e escrita
EIXOS:
oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações,
Discursividade, textualidade e normatividade.
COMPONENTES
CURRICULARES: língua portuguesa, matemática, ciências,
geografia, história e artes.
CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA:
Números na base 10.000, as quatro operações, história da
matemática.
LÍNGUA PORTUGUÊS:
Alfabeto, letras
minúsculas e maiúsculas, pontuação, acentuação gráfica, leitura e escrita de
texto.
CIÊNCIAS,
Estados físicos da matéria.
GEOGRAFIA,
O planeta onde vivemos
HISTÓRIA:
Navegar em busca de riquezas, Formação do povo
brasileiro. Brasil, lugar de diferentes povos e culturas.
ARTES:
Desenho de imaginação
OBJETIVO GERAL
No
processo complexo de interação, bem como de reflexão interativa tende a
investigar a construção de habilidades, assim como de conhecimentos de valores
vivenciados , tanto no contexto social, como cultural contribuindo para a
formação cidadã atrelado aos conhecimentos científicos próprios da comunidade
escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA:
Averiguar os
conhecimentos prévios dos estudantes;
LÍNGUA
PORTUGUESA:
Investigar os que
os educando já aprenderam; o que foi ensinado para poder decidir se é preciso
retomar conteúdos.
CIÊNCIAS:
Inquirir os avanços e encorajá-los a continuar construindo
conhecimentos nas diferentes áreas curriculares.
GEOGRAFIA:
Pesquisar a
adequação das estratégias oportunizando a aprendizagem contínua.
HISTÓRIA:
Analisar o reconhecimento de diferentes
conhecimentos.
ARTES:
Avaliar, tanto a
personalidade, como o desenvolvimento cognitivo dos educando, bem como das
educanda, assim como a personalidade individualmente.
RECURSOS
Materiais didáticos
metodológicos: Alfabeto móvel, cartolina, pincel vermelho, pincel azul, Papel
metro, papel sulfite, lápis de cor régua,.
MOMENTOS
PLANEJADOS
1 º
MOMENTO
Acolhida tanto aos pais como os estudantes,
reconhecimento da sala, apresentação da professora.
2 º
MOMENTO
A professora se apresenta aos alunos solicitando que cada
um se apresente individualmente, logo após é colocada a identificação nos
cadernos.
3º -
MOMENTO
As crianças foram levadas para um momento de descontração
em um pula-pula no pátio da escola, em seguida serviu o lanche.
4º
MOMENTO
O gestor da escola conversou com os estudantes sobre o
horário e a regras da instituição.
5-
MOMENTO
produção de
frases, leitura e transcrição de texto “poesia”. Seguido do jogo de Rimas
disponível na escola, destacar os encontros vocálicos ;
6- MOMENTO
Trabalho em grupo: dividir a sala em grupo distribuir
papeis em branco solicitando aos estudantes que escreva uma palavra que rime
com o nome do objeto disposto na cartela
do caça-rimas
AVALIAÇÃO
A avaliação será efetivada
informalmente, mediante observação dos conhecimentos prévios, registrada de
acordo com o tempo e o momento evidenciado pelas crianças com o objetivo de
subsidiar a professora em ações pedagógicas futuras.
II
ESCOLA
MUNICPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO:
02/03 à13/03/2015. SERIE/ANO: 4º TURMA: II TURNO:
VESPERTINO
TEMA
GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e
sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
TEMA
DO PROJETO: valorização da vida em busca de um mundo melhor.
SUBTEMA: Eu,
família: respeito contínuo.
Eixos:
oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações,
Discursividade, textualidade e normatividade
Componentes
curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências,
geografia, história e artes.
CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA:
história da matemática; os números e a contagem, decomposição de números em
dois dígitos
LÍNGUA PORTUGUESA:
registro formal e informal; produção de texto; classificação de antônimos
iniciados com IM, IN. final de palavras com AL, OU AU.
CIÊNCIAS: O AR, a atmosfera;
a água e as misturas.
GEOGRAFIA:
conhecendo os planetas.
HISTÓRIA: O Brasil no Mundo.
ARTES:
identificando as margens do caderno de artes.
OBJETIVO
GERAL:
Tendo
a família como referência da educação informação proporciona o repensar do
direito ético referente às relações intrapessoais , bem como interpessoais
respeitando a diversidade nas suas diferentes formas de pensar , bem como
apreender conhecimentos levando-os a, bem como expor conhecimentos prévios.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA:
possibilitar ao educando, bem como a educanda, uma exploração por meios de
questionamentos, acerca do uso dos números em todos os momentos da vida.
LÍNGUA
PORTUGUESA: desenvolver a
competência comunicativa, interrelacionando
com a competência textual , bem como a lingüística.
CIÊNCIAS:
Conhecer, bem como respeitar o ambiente em que se vive
assumindo uma postura cidadã comprometida com as questões ambientais
GEOGRAFIA,
Compreender o espaço como parte da ciência geográfica
entendendo que o que acontece interfere nas condições naturais da terra.
HISTÓRIA:
Refletir sobre a
interferência do homem do passado estabelecendo uma relação com o presente.
ARTES:
Vencer desafios de acessibilidade aos trabalhos com artes
diversas no contexto escolar.
RECURSOS
DIDÁTICOS METODOLÓGICOS (MATERIAIS):
Alfabeto móvel, cartolina,
pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor régua,.
MOMENTOS
PLANEJADOS
1 -
MOMENTO
Recontar fábulas agenciando aos estudantes que descubram
a moral da história.
2 -
MOMENTO
Destacar da fábula os encontros consonantais
3-
MOMENTO
Para que serve os números, sua construção e
desconstrução de modo a identificar a
ordem crescente e decrescente
FLEXIBILIZAÇÃO:
jogo de silabas: alfabeto móvel para os alfabetizando identificados como tendo
dificuldade para ler.
4-
MOMENTO
Transcrever o trava língua, lendo com os estudantes logo
após orientá-los para destacar os encontros consonantais, PL PR, TR, FR, BR,
GR.
5-
MOMENTO
De posse do livro de história, buscar o texto Brasil:
lugar de diferentes povos e culturas, Após a leitura compartilhada promover um debate entre professora/
estudante /professora.
FLEXIBILIZAÇÃO:
solicitar aos estudantes que sublinhe as frases ditadas pela professora.
O aluno deverá ditar as letras e dizer a palavra sendo
auxiliado pela professora caso ele (a) não consiga identificar a sílaba
repetindo-as para a professora.
6- MOMENTO
Perguntar aos alunos quantos dias tem o mês? Pedir que
feche as mãos seguindo a orientação do
cartaz previamente confeccionado.
Construir tabela com os meses de 31 dias e os meses com
30 dias, observando o mês de fevereiro.
Após identificar as peculiaridades que dificultam a
alfabetização e letramentos dos educando reservou-se um momento para uma
conversa individual, com o propósito de subsidiar a professora na práxis
pedagógica interventiva.
SUGESTÃO DE LEITURA:
Leitura silenciosa;
Leitura em Grupo
Leitura Compartilhada
Texto recortado
Leitura Dividindo partes (professor/aluno)
Leitura Com estratégia de antecipação
Leitura Estratégia de interferência;
Leitura Leitura informativa;
Leitura De consulta; (revistas, jornal, painéis, etc.)
Leitura De ação (regras do jogo)
Leitura de reflexão (poemas, filmes, etc.)
Leitura de distração (piadas, charges, história em
quadrinhos, etc.)
SUGESTÃO
DE ATIVIDADE
Ø Investigação
Ø Roda
de conversa
Ø Dramatização;
Ø Trabalho
em grupo;
Ø Reflexão
do conteúdo;
Ø Hora
da leitura;
Ø Hora
da mímica
Ø Hora
do jogo;
Ø Produção
textual: poesia historia em quadrinhos, charges,
Ø Confecção
de murais ilustrativos
Ø Ditado
dinâmico de palavras
Ø Ditado
dinâmico de texto
Ø Adivinhas
Ø Último
da fila
Ø Pesquisa
Ø Confecção
de livro ilustrado.
AVALIAÇÃO
A avaliação terá como suporte estratégico os trabalhos em
grupo, assim como individuais subsidiando tanto a professora, como os
estudantes em ações futuras, visto acontecerá em um processo continuo ,
formativo de modo a facilitar a organização da aprendizagem formal mantendo o
intercâmbio com a aprendizagem informal.
III
ESCOLA
MUNICPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO:
16/03à31/03. SERIE/ANO: 4º TURMA: II TURNO:
VESPERTINO
TEMA
GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e
sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
Tema
do projeto: valorização da vida em busca de um mundo melhor.
SUBTEMA: De
olho na alimentação: comer bem é de lei
Eixos:
oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações,
Discursividade, textualidade e normatividade
COMPONENTES
CURRICULARES:
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia,
história e artes.
CONTEÚ DOS:
CIÊNCIAS ó
Alimentação e digestão; de
olho nas embalagens dos alimentos; a tecnologia dos alimentos; A
industrialização dos alimentos; Os conservantes e as embalagens.
GEOGRAFIA
ó
o planeta onde vivemos;
conhecendo a terra.
HISTÓRIAó
Navegar em busca de
riquezas; chegar ao oriente; instrumentos e recursos para navegar.
MATEMÁTICA
ó
O número 10.000- a dezena de
milhar- números de 5 (cinco ) e (6)seis
algarismos – números- ordens e classes; comparações- arredondamentos;
Multiplicação e divisão; resolução de problemas.
PORTUGUÊS
ó
Divisão silábica dos
encontros: GM, PC, PÇ, PN, OS, PT, TM; ortografia: divisão silábica dos
dígrafos, comunicação escrita: discurso
ARTES
ó Símbolos pascais.
Pictograma, figuras
geométricas planas, prisma, desenho de imaginação; diversificação musical.
OBJETIVO
GERAL
No
processo de reeducação alimentar dentro do contexto das desigualdades sociais
harmonizar a desconstrução de mitos em torno dos variados hábitos de
alimentação e suas práticas no
cotidiano levando-os a
implementação da igualdade, de modo a interpretar as políticas de intervenção,
de modo que possa realizar a neutralização de conflitos alimentares resultantes
de práticas alimentares erronias.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA
Facilitar a organização dos conhecimentos dos algoritmos
.
em torno das
diferentes concepções da aprendizagem demonstrando diferentes visões sobre a
atitude, bem como, da aplicação dos conhecimento apreendidos.
LÍNGUA PORTUGUESA
Ler em voz alta diferente gêneros textuais selecionando
informações concisas;
Escrever
respeitando as características próprias do texto em questão( conteúdo,
formato ,bem como aspectos gramaticais).
CIÊNCIAS
Transmitir adequadamente as informações confrontando com
os conhecimentos prévios revendo as explicações sobre o desenvolvimento de
habilidades na formulação de hipóteses
sobre a valorização da vida mediantes as ações humanas.
GEOGRAFIA
Apreender conhecimentos diferenciados resultante de processos
de transformação vista a consciência da espacialidade, aprofundando e
articulando estudos aprofundados a respeito do espaço.
HISTÓRIA
Entender o sentido do tema abordado entrecruzando com os
temas abordados em outras disciplinas compreendendo o mundo onde vive, bem como
as mudanças ocorridas ao longo dos anos.
ARTES
RECURSOS
DIDÁTICOS METODOLÓGICOS (MATERIAIS):
Televisão, DVD. Data
show, Alfabeto móvel, cartolina,
pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor, régua,.
MOMENTOS
PLANEJADOS
1 ] MOMENTO
Assistir ao vídeo sobre a alimentação;
Ler o texto sobre alimentação saudável
2 } MOMENTO
Dividir a sala em grupo
e promover um debate sobre alimentação, transcrever receita de suco de
frutas. Aproveitando os mesmos grupos solicitar aos estudantes que tragam para
a sala de aula figuras de alimentos considerados saudáveis.
3- momento
Confeccionar um
cartaz para cada grupo, sendo que cada um será premiado de acordo com a
responsabilidade dentro do grupo, tendo como objetivo incentivar as atividades
de casa.
4- momento
Produzir previamente um cartaz sobre as estações do ano,
dando continuidade aos estudos sobre os meses do ano e o período em que
determinadas frutas são encontradas em maior quantidade.
5- momento
FLEXIBILIZAÇÃO:
digitar o texto solicitar aos estudantes que recorte o texto em frases. Sob a
orientação da professora.
Qual a primeira frase?
Com que letra começa?
Quantas palavras têm a frase?
Leia palavra por palavra.
Devagar leia a frase.
Ler junto com os estudantes fazendo a relação oralidade
/escrita/oralidade.
MEDIDA
INTERVENTIVA: orientar a leitura individualmente, texto
lacunado, leitura de palavras geradoras, assim como, leitura do Alfabeto
seguida de formação de silabas, bem como de palavras, revisão de divisão
silábica.
SUGESTÃO DE LEITURA:
Leitura silenciosa;
Leitura Grupo
Leitura Compartilhada
Texto recortado
Leitura Dividindo partes (professor
(a)/aluno(a)/professor(a))
Leitura Com estratégia de antecipação
Leitura com Estratégia de interferência;
Leitura informativa;
Leitura De consulta; (revistas, jornal, etc.)
Leitura De ação (regras do jogo)
Leitura de reflexão (poemas, filmes, etc.)
Leitura de distração (piadas, charges, história em
quadrinhos, etc.)
Texto lacunado
SUGESTÃO
DE ATIVIDADE
Ø Investigação
Ø Roda de conversa
Ø Dramatização;
Ø Trabalho em grupo;
Ø Reflexão do conteúdo;
Ø Hora da leitura;
Ø Hora da mímica
Ø Hora do jogo;
Ø Produção textual: poesia historia em
quadrinhos, charges,
Ø Confecção de murais ilustrativos
AVALIAÇÃO
A avaliação envolverá a legitimidade técnica na sua
realização envolvendo os processos inerentes ao cotidiano da escola, através de
atividades escritas, perceptivas, bem como orais.