J Pés na areia:
contando de dez em dez
O sol da manhã brilha na
praia ainda vazia.
Dez dedos sobem a escada até
a cadeira do salva- vidas.
Vinte dedos passam pelas
ondas do mar.
Trinta dedos correm pela
areia quente. L
Quarenta dedos andam pelas
docas.
Cinqüenta dedos mergulham na
água.
Sessenta dedos surfam nas
ondas.
Setenta dedos fazem fila no
carrinho de sorvete.
Oitenta dedos jogam vôlei na
areia.
Noventa dedos se encontram
perto de um castelo de areia.
Cem dedos se esquentam em
volta de uma fogueira.
J Professora: Ana Maria de Jesus. Pedagoga
pós- graduanda em educação especial inclusiva, alfabetizadora popular, atuando
na escola pública municipal Djalma Faria de Oliveira. Rio Real - Bahia PACTO (todos
pela alfabetização na idade certa). J
Série/ano:
2º do ensino fundamental I.
TEMA: como não gostar de
matemática
ó EIXOS:
Leitura;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade e
normatividade;
Números e operações;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação.
Componentes curriculares:
Língua portuguesa;
matemática; história;
Geografia; ciências.
Conteúdos:
Agrupamento;
Sistema de numeração decimal;
Registro de quantidades até cem
(100);
Juntar quantidades iguais;
Cuidados com a pele;
Ortografia;
Palavra dentro de palavra;
Sinais de pontuação;
Higiene dos pés;
Preservação ambiental;
Diferentes jeitos de viver.
ó GARANTIAS DE APRENDIZAGEM J
Participar de interações
orais;
Reconhecer a diversidade linguística;
Analisar a adequação de um
texto;
Oportunizar momentos de
reflexão sobre a formação das palavras;
Relacionar a matemática ao
cotidiano da criança;
óAVALIAÇÃO
Em um processo sistemático,
contínuo e processual, a avaliação será efetuada de modo que cada educando seja
avaliado individualmente de acordo com as necessidades educacionais respeitando
os conhecimentos prévios, bem como os que precisam ser acoplados e registrados.
ó FLEXIBILIDADE:
Utilizar palitos, tampas de
garrafa, gudes, pedrinhas para fazer a
relação das quantidades mencionadas no livro.
ó ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Utilizar pequenos bonecos em
uma maquete com areia representando a praia.
Será contemplado, tanto o principio aditivo, como o principio
multiplicativo, bem como a subtração e a divisão.
ó AÇÕES
METODOLÓGICAS
1- ó MOMENTO DELEITE
Apresentar
o livro para os alfabetizando solicitando a eles que façam uma leitura prévia
das ilustrações;
-o que
vocês estão vendo?
-
que ambiente é este?
- o
que mais aparece nas imagens?
- O que
a criança tem no ombro?
2-ó MOMENTO
Fazer
a leitura da literatura fazendo pausas para que os alfabetizando interajam com
a professora e tentem completar a frase.
Exemplo:
vinte dedos passam pelas... Deixe que eles completem a frase.
Caso
não consigam prossiga dizendo:
-Onde
é que tem onda?
Resposta
esperada:
-No mar.
3-ó MOMENTO
A professora
questiona:
-Quem
escreveu o livro?
-
quem ilustrou?
-quem
brilha na praia ainda vazia?
-quem sobe a cadeira do salva – vidas.
- Quem passa pelas ondas do
mar?
Resposta esperada: os dedos?
- quantos dedos?
-10(dez)
-quantas pessoas?
- 1(uma)
- quantos dedos passam pelas
ondas do mar?
-20(vinte)
-quantas pessoas?
-2(duas)
E assim sucessivamente.
É época de férias e o sol
está brilhando. a turma toda vai a praia se divertir . Quantos dedos dos pés
vão afundar na areia.
ó 4-MOMENTO
Transcrever o texto.
Destacar as sílabas que irá
gerar outras palavras;
Exemplo: qua= quatro, cin=
cinco
Localizar os numerais identificando
a escrita alfabética.
ó 5- MOMENTO
Escrever os numerais de 10
em 10 até cem.
Neste momento a professora
observará quem já consegue fazer sozinho e quem ainda apresenta alguma
dificuldade.
ó MEDIDA INTERVENTIVA:
- enho dez dedos.
-Junto mais dez.
-Quantos dedos têm?
ó OBSERVAÇÃO: mostrar
tantos os dedos como objetos que possam ser manipulados pelas crianças.
6-
MOMENTO
Solicitar aos alfabetizando
que ilustrem o texto.
ó 7- MOMENTO
Reescrever o texto da
maneira deles, como eles imaginam os pés andando na praia.
E montar um painel na sala.
ó 8- MOMENTO
Tarefa xerografa com todas
as perguntas feitas anteriormente distribuídas em:
Separação de silabas;
Acróstico;
Caça- palavras;
Labirinto;
Pictografia;
ó MEDIDAS INTERVENTIVAS:
Quando formos à praia ou rios
não devemos jogar lixo na areia e principalmente na água.
Porque polui a água e os
peixes podem comer, adoecer e morrer.
ó REFERÊNCIAS
DAHL, Michael
,Pés na areia: contando de dez em dez:/ ilustrações de:TROVE ,Zachary.- São Paulo:Ed: Meca, 2011.24 p. Il .