SEQUÊNCIA DIDÁTICA de Educação Especial/Inclusiva
com a fábula de ESOPO: o urso e a raposa. Para o 4º ano.
1-
Fazer
a leitura para os alunos.
2-
Questionar
sobre as partes que compõem o texto
Quem disse que gostava dos homens?
O urso mata os homens e como ele diz
que gosta dos homens?
Resposta esperada: ele gosta para
comer.
Qual o sentido da palavra “gosta”
nesse texto?
Quem disse que o urso come os homens
vivos?
O urso é um animal selvagem? Ou doméstico?
Do que os ursos se alimentam?
Resposta esperada?
Peixes (salmão [nos rios dos países onde
os ursos habitam: as florestas geladas), mel de abelha.
3 – Durante todo o inverno os ursos
hibernam, ou seja, ficam dormindo nas cavernas até a entrada da primavera,
quando saem para se alimentar...
Nesse momento deixar que os alunos
questionem e exponha as suas ideias.
4º momento
Recontar a história.
Qual a moral da história?
5º momento
Recortar o texto junto com o aluno que
apresenta sintomas de autismo. E os
Alunos que mesmo no 4º ano ainda estão
em fase de alfabetização.
Solicitar que eles reorganizem o texto
à medida que a professora for ditando as palavras.
A partir daí, toda a turma deverá acompanhar
copiando a atividade no caderno.
O urso e a raposa
Um urso passava o tempo contando como gostava
dos homens.
- não vou lá perturbar nem estraçalhar
os homens. Quando eles morrem. Disse ele.
A raposa respondeu com um sorriso;
- Eu ia ficar mais convencida de sua
bondade se você não costumasse comer os homens vivos!
Moral: Mais vale ter pena dos vivos
que respeito pelos mortos. (Esopo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário