quarta-feira, 11 de março de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA de Educação Especial/Inclusiva com a fábula de ESOPO: o urso e a raposa. Para o 4º ano.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA de Educação Especial/Inclusiva com a fábula de ESOPO: o urso e a raposa. Para o 4º ano.
1-    Fazer a leitura para os alunos.
2-    Questionar sobre as partes que compõem o texto
Quem disse que gostava dos homens?
O urso mata os homens e como ele diz que gosta dos homens?
Resposta esperada: ele gosta para comer.
Qual o sentido da palavra “gosta” nesse texto?
Quem disse que o urso come os homens vivos?
O urso é um animal selvagem? Ou doméstico?
Do que os ursos se alimentam?
Resposta esperada?
Peixes (salmão [nos rios dos países onde os ursos habitam: as florestas geladas), mel de abelha.
3 – Durante todo o inverno os ursos hibernam, ou seja, ficam dormindo nas cavernas até a entrada da primavera, quando saem para se alimentar...
Nesse momento deixar que os alunos questionem e exponha as suas ideias.
4º momento
Recontar a história.
Qual a moral da história?
5º momento
Recortar o texto junto com o aluno que apresenta sintomas de autismo. E os
Alunos que mesmo no 4º ano ainda estão em fase de alfabetização.
Solicitar que eles reorganizem o texto à medida que a professora for ditando as palavras.
A partir daí, toda a turma deverá acompanhar copiando a atividade no caderno.
O urso e a raposa
 Um urso passava o tempo contando como gostava dos homens.
- não vou lá perturbar nem estraçalhar os homens. Quando eles morrem. Disse ele.
A raposa respondeu com um sorriso;
- Eu ia ficar mais convencida de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos!

Moral: Mais vale ter pena dos vivos que respeito pelos mortos. (Esopo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário