terça-feira, 14 de outubro de 2014

: Valorização do eu e do outro

TEMA:ó Valorização do eu e do outro
TEMPO ESTIMADOó 20horas/aulas
EIXOS ónúmeros e operações;
Geometria;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação;
Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade;
Apropriação do sistema de escrita alfabética.
COMPONENTES CURRICULARES<=>J
Língua portuguesa;
História;
Geografia;
Ciências;
Matemática.
CONTEÚDOS J   
 Agrupamento;
Sistema de numeração decimal;
Registro de quantidade até 99;
Juntar quantidades iguais;
Estudando a escrita;
Travessão;
Letra inicial;
Silabação;
Adição; subtração;
Divisão e multiplicação.
MATERIAL NECESSÁRIOóJ
Cola líquida papel higiênico, água; tinta guache nas cores primárias.
AVALIAÇÃOóJ
Considerando as dificuldades de aprendizagem e os aspectos  psicopedagógicos e os demais aspectos de forma geral contribuí para o desenvolvimento cognitivo do alfabetizando, a avaliação funcionará como subsidio para a elaboração de uma prática em sala de aula que possa sanar as dificuldades de aprendizagem  e melhorar o ensino do letramento e alfabetização tanto em matemática como em língua portuguesa, salientando os demais componentes curriculares como sendo de relevância no contexto da interdisciplinaridade.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
MOMENTO DELEITA:
Colocar os alunos em círculos e cantar  junto com o alfabetizando  acompanhando os gestos da música: fui à feira (Eliana).
ó Transcrever a lista de material necessário para fazer papel marchê,
Lista de matéria:
1 rolo de papel higiênico;
1 cola liquida de 90g;
1 copo de 250ml de água;
Modo de fazer
Em uma bacia, junta todos os ingredientes e amassa até obter uma massa homogenia.
Fazer leitura jogralizada;
Leitura individual;
Leitura com estratégia de interferência;
Leitura de reflexão;
 Como é comprado o papel? Em metro ou em quilo?
Como é medida a água?
O que significa a sigla ml?
Qual a unidade de medida dos líquidos em geral?
Quantas gramas têm a cola? E para 1 quilograma quanto falta? Qual a a abreviatura da palavra quilograma?
Intervenção: professora porque se escreve com K? É CA de casa?
3º confeccionar as frutas com o papel marche.
4º problematizar
Quantas frutas foram confeccionadas?
Resposta do aluno: 20
Professora: Por quê?
Resposta do aluno: por que tem 20 alunos na sala.
Mas 1 dos alunos não quis fazer, então quantas frutas tem feita?
Resposta do aluno: 19
Professora: Por quer?
Resposta do aluno: por que 20 menos 1 é igual a dezenove.
Professora: correto; E se sugestionar outros números para que os alfabetizando possam  impulsionar o raciocínio lógico?
5º problematizar matematicamente
Fui a feira comprei : 1 kg de uva,1dúzia de maçã; ½ dúzia de banana;
Quantas dúzias de frutas têm na cesta?
Resposta esperada: 1,1/2 Dz.
6º Eryky pintou 3 laranjas de amarelo,3 de verde. Quantas laranjas  Eryky  tem?
E se Eryky  ganhar mais 6? Com quantas laranjas  fica. Dar  2   a colega da minha esquerda, quantas restam?
7º dinâmica da cadeira
Colocar as cadeiras em círculos com uma ou duas a menos que a quantidade de alunos.
Solicitar que girem em torno das cadeiras e se sentarem quando o comando for dado.
O comando é:
Fui à feira compreiL (dizer nome de frutas e legumes ..) .
Subi a ladeira.
A ladeira estava escorregando eu escorreguei e áaaaaaaaaa, cesta virou! ( neste momento todos deverão procurar uma cadeira para se sentar, o aluno que ficar de fora sai da brincadeira.
Problematização: tinha dezenove alunos, 2 ficaram de fora da brincadeira, quantas cadeiras tem no círculo?
 Para que todos pudessem se sentar, quantas cadeiras deveriam estar no círculo?   
8º colocar o preço das frutas e legumes e o nome.
 Registrar no caderno.
Quanto custa:
 Como é comprado o produto:
Se no metro , no quilo, ou no litro.
No caso das bananas foram confeccionadas apenas 7 .
Só há 7 bananas para 1 dúzia quantas faltam?
E para meia ficar só meia dúzia?
Meia dúzia mais meia dúzia é ig








  

Um comentário:

  1. É um grande prazer ver a satisfação das crianças quando observam o resultado do trabalho deles.

    ResponderExcluir