TEMA:ó Valorização
do eu e do outro
TEMPO
ESTIMADOó
20horas/aulas
EIXOS
ónúmeros
e operações;
Geometria;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação;
Leitura;
Produção de textos escritos;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade;
Apropriação do sistema de
escrita alfabética.
COMPONENTES
CURRICULARES<=>J
Língua portuguesa;
História;
Geografia;
Ciências;
Matemática.
CONTEÚDOS
J
Agrupamento;
Sistema de numeração
decimal;
Registro de quantidade até
99;
Juntar quantidades iguais;
Estudando a escrita;
Travessão;
Letra inicial;
Silabação;
Adição; subtração;
Divisão e multiplicação.
MATERIAL
NECESSÁRIOóJ
Cola líquida papel
higiênico, água; tinta guache nas cores primárias.
AVALIAÇÃOóJ
Considerando as dificuldades
de aprendizagem e os aspectos psicopedagógicos
e os demais aspectos de forma geral contribuí para o desenvolvimento cognitivo
do alfabetizando, a avaliação funcionará como subsidio para a elaboração de uma
prática em sala de aula que possa sanar as dificuldades de aprendizagem e melhorar o ensino do letramento e
alfabetização tanto em matemática como em língua portuguesa, salientando os
demais componentes curriculares como sendo de relevância no contexto da
interdisciplinaridade.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS:
MOMENTO
DELEITA:
Colocar os alunos em
círculos e cantar junto com o
alfabetizando acompanhando os gestos da
música: fui à feira (Eliana).
2º ó Transcrever a lista de
material necessário para fazer papel marchê,
Lista de matéria:
1 rolo de papel higiênico;
1 cola liquida de 90g;
1 copo de 250ml de água;
Modo de fazer
Em uma bacia, junta todos os
ingredientes e amassa até obter uma massa homogenia.
Fazer leitura jogralizada;
Leitura individual;
Leitura com estratégia de
interferência;
Leitura de reflexão;
Como é comprado o papel? Em metro ou em quilo?
Como é medida a água?
O que significa a sigla ml?
Qual a unidade de medida dos
líquidos em geral?
Quantas gramas têm a cola? E
para 1 quilograma quanto falta? Qual a a abreviatura da palavra quilograma?
Intervenção: professora porque
se escreve com K? É CA de casa?
3º confeccionar as frutas
com o papel marche.
4º problematizar
Quantas frutas foram
confeccionadas?
Resposta do aluno: 20
Professora: Por quê?
Resposta do aluno: por que
tem 20 alunos na sala.
Mas 1 dos alunos não quis
fazer, então quantas frutas tem feita?
Resposta do aluno: 19
Professora: Por quer?
Resposta do aluno: por que
20 menos 1 é igual a dezenove.
Professora: correto; E se
sugestionar outros números para que os alfabetizando possam impulsionar o raciocínio lógico?
5º problematizar
matematicamente
Fui a feira comprei : 1 kg
de uva,1dúzia de maçã; ½ dúzia de banana;
Quantas dúzias de frutas têm
na cesta?
Resposta esperada: 1,1/2 Dz.
6º Eryky pintou 3 laranjas
de amarelo,3 de verde. Quantas laranjas
Eryky tem?
E se Eryky ganhar mais 6? Com quantas laranjas fica. Dar
2 a colega da minha esquerda,
quantas restam?
7º dinâmica da cadeira
Colocar as cadeiras em
círculos com uma ou duas a menos que a quantidade de alunos.
Solicitar que girem em torno
das cadeiras e se sentarem quando o comando for dado.
O comando é:
Fui à feira compreiL (dizer nome de frutas e
legumes ..) .
Subi a ladeira.
A ladeira estava
escorregando eu escorreguei e áaaaaaaaaa, cesta virou! ( neste momento todos
deverão procurar uma cadeira para se sentar, o aluno que ficar de fora sai da
brincadeira.
Problematização:
tinha
dezenove alunos, 2 ficaram de fora da brincadeira, quantas cadeiras tem no
círculo?
Para que todos pudessem se sentar, quantas
cadeiras deveriam estar no círculo?
8º colocar o preço das
frutas e legumes e o nome.
Registrar no caderno.
Quanto custa:
Como é comprado o produto:
Se no metro , no quilo, ou
no litro.
No caso das bananas foram
confeccionadas apenas 7 .
Só há 7 bananas para 1 dúzia
quantas faltam?
E para meia ficar só meia
dúzia?
Meia dúzia mais meia dúzia é
ig
É um grande prazer ver a satisfação das crianças quando observam o resultado do trabalho deles.
ResponderExcluir