segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CONTO, NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Os conto infantis aguçam a imaginação da criança no processo de alfabetização. Durante a execução das aulas percebi que quanto mais se aprofundava na leitura mais as crianças se interessavam pela leitura. 
Tema: entendendo um conto

Subtema: um conto contado, um ponto aumentado.

DATA= 14/08/2013

Período: 3 aulas

Público alvo: ciclo de alfabetização (2º ano)

Componente curricular

Português, matemática, ciências, geografia e história.

Sequencia didática com literaturas infantis

Eixo

Números e operações; grandeza e medidas; tratamento da informação.

Leitura, oralidade e escrita.

Direitos de aprendizagem contemplados:

Participar de interações orais em sala de aula questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir;

Identificar as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e dos seus recursos.

Localizar informações explicita em textos de diferentes gêneros e temáticas lidas com autonomia;

Ajustar a pauta sonora à escrita;

Objetivos

Geral

v Apropriar-se do sistema de escrita alfabética, bem como, da leitura formal e informal, assim como,aprender a aprender através dos recursos disponíveis aprimorando a leitura labial e visual, escutando e construindo hipóteses bem como, apreciar gêneros textuais reconhecendo, ao mesmo tempo, desenhando e executando tarefas propostas, advindas do texto lido.

Específicos

Ø  Registrar por escrito o nome dos animais que aparecem na história;

Ø  Evidenciar diferentes pontos de vista;

Ø  Promover a Aprendizagem de convivência;

Ø  Correlacionar os textos escritos às praticas sociais de linguagem em diferentes contextos e situações;

Ø  Esboçar o conhecimento cientifico atrelado aos conhecimentos prévios.

Conteúdos

Leitura e escrita, relação oralidade escrita, alfabeto, silabas, ortografia construção de números, convivência, problemas e operações, profissões, animais domésticos, alimentação saudável, lugar.

Avaliação

Os critérios de avaliação serão unicamente no sentido de absorver informações através da oralidade e da escrita e as competências adquiridas na práxis de ensino/aprendizagem articulando, o espírito crítico, investigativo, e participativas, sistematizando a leitura e a escrita em um processo formativo continua. Ler de modo compreensivo e capacidade de opinar.

Instrumentos de avaliação:                                          

Tarefa xerocopiada;

Leitura individual;

Leitura coletiva.

 

 

AÇÕES METODOLÓGICAS

Momento de leite: telefone sem fio;

Leitura pelo aluno;

Leitura efetuada pela professora alfabetizadora do conto de Ricardo Azevedo (o gato e o burro);

Questionamentos orais;

Atividade transcrita da lousa;

Autocorreção;

Ditado;

Sugestão de atividade

Leitura individual;

Leitura jogralizada;

Texto lacunado;

Texto fatiado;

Caça palavras;

Lista de personagens;

Troca-letra;

Ilustração;

Leitura de imagens;

SITUAÇÃO DE ANTECIPAÇÃO

O que é um conto?

Para que serve o conto?

Como surgíramos contos?

Qual a importância de se conhecer os gêneros textuais?

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

I - Momento

Qual o titulo do livro?

Quais as imagens que estamos vendo?

Pelo titulo do livro e pelas imagens será que conseguimos saber do que será que o livro fala?

As imagens revelam o que está escrito no livro?

Qual o titulo do conto?

 II - Momento

A professora faz a leitura do conto fazendo pausas para que os educandos entendam a história.

Sobre o que o conto fala?

Quem escreveu o conto?

No conto aparecem só animais?

Os animais que aparecem no conto são domésticos ou selvagens?

Quais profissões exercem as pessoas do conto?

Qual a moral da história?

Moral da história: Rabo não se coloca no lugar, depois do mal feito é difícil voltar atrás e é hora de arcar com as consequências.

AÇÕES INTERVENTIVAS;

Só devemos dar algo a alguém se nos der alguma coisa em troca?

Quando alguém nos manda fazer alguma coisa deve-se refletir sobre o que se vai fazer e quais as consequências, tanto para quem faz como para quem recebe.

III - Momento

Escrita na lousa do nome dos personagens.

Qual a primeira silaba?

Qual a última silaba?

Quantas letras tem a palavra conto? 

EXPECTATIVAS:

Espera-se que ao final da aula os discentes consigam recontar a história e entender a função da leitura de gêneros textuais no cotidiano. É importante também que os alfabetizando compreendam que, quando se toma uma atitude o ser em questão deve pensar antes nas consequências e suas implicações.

Avaliação

A avaliação ocorrerá em um processo continuo no decorrer tanto, da leitura pela professora, como nas atividades de escrita e oralidade e será avaliada a interação, bem como as intervenções feitas pelos educandos.

Relato de caso

Comecei a aula com a oração do dia, a chamada, em seguida, cantou a música “astronautas de mármores” (nenhum de nós).o momento deleite começou com a leitura do livro – histórias que o povo conta de Ricardo de Azevedo - gato e o burro.p.46.

Ao termino da leitura do conto se pôde verificar que quatro dos educandos não consegue prestar atenção na leitura feita pela professora bem como de outro colega procuram outra coisa para prestar atenção, mesmo que a leitura seja feita de forma teatral. Apenas um educando conseguiu identificar os personagens do conto evidencia interesse apenas pelas figuras e passam por cima do texto escrito sem demonstrar curiosidade. Interfere a leitura constantemente com assuntos que não estão condizentes com o conteúdo do texto. Buscam sempre alguma coisa para se distrair. Dois alunos querem sempre impor a sua vontade como quem quer mostrar para a professora que quem manda é eles. Constantemente a professora precisa intervir com explicações sobre a necessidade de se aprender a prestar atenção na leitura. Durante a atividade na lousa um dos educandos transcreve como se estivesse copiando um texto sem deixar os espaços determinados pela professora. Apresentam dificuldade em separar silabas onde aparece dificuldade ortográfica. Dois dos alunos comumente não respeitam o turno de fala interpelando o colega tanto na leitura, como no momento da autocorreção na lousa.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia

Brasil. Secretaria da educação básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2; ministério da educação, Brasília, MEC. SEB, 2012. P.25-33.

AZEVEDO, Ricardo- Histórias que o povo conta. Volume 5, FNDE(Ministério da Educação),PNBE,2002. P.46-49.

 

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