Subtema: Desvendando os símbolos nacionais
PERÍODO:
8hs.
Público alvo: 2º
ano do ensino fundamental I
Unidade de ensino:
Escola Municipal Djalma Faria Oliveira.
Professora:
Ana Maria de Jesus.
Programa:
Pacto: (programa nacional todos pela educação na idade certa)
Áreas de abrangência:
história, português e matemática e geografia.
Conteúdos:
leitura de palavras, frases e texto, localização de informação implícita no texto,
correspondência sonora, correspondência silábica, geometria, símbolos.
Objetivos:
Conceitual:
conhecer e reconhecer as bandeiras dos Estados Brasileiros e suas utilizações.
Procedimentais:
montar símbolos nacionais: ler, compreender texto;
Atitudinais:
interessar-se e respeitar os símbolos nacionais; enriquecer o vocabulário.
Recursos materiais:
cartolina, palito de picolé, colo branca, mapa do Brasil.
Procedimentos metodológicos:
1º
momento-
Leitura
feita pela professora do nome dos estados brasileiros promoverem junto aos
educandos o reconhecimento do estado onde moram:
Orientar
a pintura da bandeira nacional brasileira; recortar e forma um quebra cabeça.
2º
momento
Em
seguida apresentar o mapa do Brasil e dividir a sala em dois grupos aonde cada
grupo irá colar a bandeira no respectivo estado, ganha o grupo que terminar
primeiro.
3º
momento-
Posteriormente
atividade xerografada.
4º
momento-
Após este procedimento será utilizado o jogo
da forca, no qual serão utilizadas palavras como: bandeira, mapa, Bahia...
AVALIAÇÃO
Processual,
continua, formativa e cumulativa de modo a incentivar o educando na ação de construção do conhecimento e introduzi-lo no processo de construção e consolidação da escrita e a leitura.
REFERÊNCIA:
BONETO,
Cristiane- revista: ensine história e
geografia no ensino fundamental I, 1974(apud, nova leitura, 2011) p.54.
Nenhum comentário:
Postar um comentário