sábado, 27 de abril de 2013



Projeto de Estágio em Gestão Escolar



Gestão Democrática e Participativa

Trabalho apresentado como parte do requisito para aprovação da disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, solicitado pela professora Maria Luiza Santos e orientado pelo tutor Silvane Santos.

Rio Real

2012
Resumo

O estágio supervisionado em gestão escolar é parte relevante do curso de licenciatura em pedagogia da educação, pois compõe juntamente com os outros dois estágios, tanto educação infantil como ensino fundamental. o núcleo de estudos integrados e o eixo da atuação docente da Matriz curricular do referido curso. Combinar a ênfase sobre as relações humanas e sobre a participação das decisões com as ações é o modelo de gestão que melhor se aplica à gestão democrática e por isso a que melhor se adéquam as escolas atualmente. Por ser uma prática condizente com a metodologia voltada para a participação, o envolvimento e o trabalho associado de pessoas envolvidas com os quatro pilares da educação aprendendo a fazer fazendo.

Palavra chave: gestão educação escolar

Summary

The supervised training in school management is an important part of the degree course in pedagogy of education because composes together with the other two stages, both kindergarten and elementary school. the core axis and integrated studies of educational performance of the Matrix curriculum of this course. Combine the emphasis on human relations and on the participation of decisions with actions is the management model that best applies to the management and democratic so that the best fit schools today. Being a practice consistent with the methodology focused on participation, involvement and associated work of people involved with the four pillars of education learning to do by doing.

Keyword: management school education

Sumário


Apresentação ....................................................................................................... 06

Objetivos .............................................................................................................. 07

Justificativa ........................................................................................................... 08

Cronograma ......................................................................................................... 10

Recursos .............................................................................................................. 12

Avaliação .............................................................................................................. 13

Referências .......................................................................................................... 14

"A melhor maneira que a gente tem de fazer possível alguma coisa que não é possível ser feita hoje, é fazer hoje aquilo que hoje pode ser feita. Mas se eu não fizer hoje o que hoje pode ser feito e tentar fazer hoje o que não pode ser feito, dificilmente eu faço o que hoje também não pude fazer".

(Paulo Freire, 1996)

Apresentação


O presente projeto trás a mostra, a necessidade de caráter social, político e pedagógico da escola, em que será efetuado o estagio supervisionado em gestão escolar, parte relevante na formação do graduando em pedagogia da educação. Em consonância com John Dewer "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é preparação para a vida é a própria vida." Neste contexto, compreender a função gestor no contexto educacional brasileiro não ocorre de forma independente ou neutra. Essa função é decorrente do sistema social, econômico e político e está relacionada, a todos os ocasionadores que configuram as realidades brasileiras, ou por eles condicionadas. O educando aprendiz precisa ter habilidades e competências na educação escolar de construir um posicionamento Ético-Político. Sendo contraditórios e vivendo numa sociedade contraditória. Se não quiser cair em posturas moralistas em que a pobreza diante da riqueza, da complexidade da vida humana no mundo, precisou tornar nossos valores, comportamentos e normas de conduta, como temas constantes de reflexão. Não há soluções simples para a lógica existente entre o senhor e o escravo, o amor e o ódio, o individualismo e a solidariedade, a corrupção e a honestidade, e tantas outras. O ser crítico que se pretende formar terá necessariamente que tornar a dinâmica dessa realidade, abstrusa e incoerente como substância de sua compreensão. Embora não saibamos até que ponto seja possível à adesão afetiva em torno de uma ética coletiva de acordo o caráter extremamente individualista e das sociedades atuais, a escolha pelo bem coletivo precisa ser construída. Em consonância com Libânio (2001, p.349) o conjunto de todas as atividades de coordenação e de acompanhamento do trabalho das pessoas parte do ensejo do qual o estagiário irá realizar intercambio do conhecimento teórico e metodológico.

Objetivos


Geral

Despertar para um novo conhecimento das práticas da administração escolar integrada com os demais especialistas em educação (orientador escolar, secretário escolar e administrador escolar) que remetem o educando e ainda orienta os conceitos e práticas relacionadas à gestão e ao ensino e aprendizagem na educação na educação.

Específicos

 Possibilitar ao estudante estagiário o acesso ao processo da gestão escolar;

 Dar ao estagiário a oportunidade de saber opinar, expor seu modo de pensar e procurar direcionar o trabalho pedagógico para que se efetive a qualidade na educação;

 Demonstrar o quanto o supervisiona, coordenador e gestor escolar são importantes para o bom desempenho da educação escolar;

 Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade; Promover à integração escola a comunidade e a família; Atuar no sentido do desenvolvimento humano e social tendo em vista sua função maior de agente de desenvolvimento cultural e social na comunidade, a par de seus trabalhos educativos;

 Permitir ao estagiário exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir em sua transformação.

Justificativa


Tendo em vista atingir os resultados da ação educacional previsto na legislação em vigor e especificamente Lei de diretrizes e Base da Educação (LDA 9394/96).dessa maneira as atividades escolares tendem a ser objeto de reflexão por parte do coletivo da escola , incluindo a comunidade e os próprios alunos . Essa reflexão implica em identificar as medidas a serem tomadas dentro e fora da escola,para implementar a proposta pedagógica, plano de curso e o plano de gestão escolar . A heterogeneidade social e cultural exigiu a concepção de uma armação e coordenação que efetivamente atendam as características, amplidões e enredamentos essenciais a cada etapa e modalidade de ensino e a aprendizagem . Isto porque não basta objetivar apenas o aprimoramento da pessoa, mas o preparo desta para o engajamento nos mais variados campos da atividade humana: o econômico, o educacional, o social, o artístico, o científico e o tecnológico. Assim sendo, urge que as tomadas de decisões no âmbito da Gestão Escolar e Pedagógica.De acordo com Paulo Freire (1997,p.58-58)

"As crianças precisam crescer no exercício da capacidade de pensar, indagar-se e de indagar, de duvidar, de experimentar hipóteses de ação, de programar e de não apenas seguir os programas a elas, mais do que propostos, impostos. As crianças precisam de ter assegurado o direito de aprender a decidir, o que se faz decidindo. Se as liberdades não se constituem entregues a si mesmas, mas na sua assunção ética de necessários limites, não se faz sem riscos a serem corridos por elas e pela autoridade ou autoridades com que dialeticamente se relacionam." (FREIRE, 1997, p. 58-59).

Concomitante com os pressupostos de Freire A reorganização pedagógica e gestora da escola, embasada por um entendimento progressista, exige, respectivamente, sistematizar e estabelecer a diretriz pedagógica, que seja combinante e coesa com o momento histórico e com as concepções dos componentes estruturantes e definitivas do processo educacional e didático, que venham proporcionar um melhor entrosamento entre escola e comunidade, comunidade e escola.



Cronograma Data Atividade proposta Desenvolvimento Duração Recursos
Conhecer a realidade social e global da escola

Apreciar a legislação do regimento escolar
Planejar e organizar espaços e tempos da escola para projetos de recuperação de estudos;
Organizar a hora atividade e estudo, para reflexão do processo de ensino e aprendizagem;
Planejar e organizar atividades culturais;
Assessorar o professor no planejamento, quanto a seleção dos conteúdos e transposição didática em consonância com os objetivos expressos nos projetos político pedagógico (PPP)
Organizar e coordenar de forma a garantir5 um
Observação
Relações interpessoais (gestor, professor, aluno, funcionários em geral);
Estrutura física da instituição;
Recursos didáticos disponíveis (equipamentos e material de apoio);
Práticas de gestão e coordenação realizadas no ambiente escolar.
Entrevista com o coordenador/gestor da unidade escolar;
Análise da Proposta Pedagógica e Regimento escolar;
Coparticipação
Acompanhamento das rotinas organizacionais e administrativas:
Acompanhamento das atividades de secretaria
10h00min semanais
20h00min
Semanais
Diário de bordo

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