segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Matemática com trava-língua

MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO J TRAVA LÍNGUA.
 O sabiá sabia somar cinco mais cinco assobiando.
Se o sabiá somasse seis mais seis assobiando? Quanto seria?
Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico, através de uma atividade lúdica.
Observar o som de S, C, SS, assim como o uso de M,N antes de outras letras.
Uso de acento: agudo.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Ø   Instigar os educando a assobiar imitando o sabiá.
Ø  Assobiar de acordo com o resultado da soma ;
Ø  Quantas vezes são necessárias assobiar?
Ø  Qual o acento usado na palavra sabiá?
Ø  Quantas vezes se encontram a palavra sabiá?
Ø  Quantas palavras usaram o acento agudo?
Ø  Retirem do texto as palavras com C.
Ø  Separe as sílabas.
Ø  Quantas letras foram usadas para escrever as palavras?
Ø   E se tirarmos uma ou duas seria uma palavra?
Ø  Por quê?
FLEXIBILIDADE
Solicitar aos alfabetizando  que formem  a palavra sabiá com o alfabeto móvel e observem a diferença entre sabiá e sabia.
PROBLEMATIZANDO
Cinco  sabiá assobiando, chegou mais cinco sabiá.
Quantos sabiás estão assobiando?
R:
Dois sabiás resolverão ir embora, quantos sabiás restaram?


R:

sexta-feira, 20 de junho de 2014

São João


substituir a brincadeira de quebra-pote por um balão de papel faz as crianças se divertirem com segurança.

o São João na roça é muito mais gostoso
tem milho verde assado, cozido e feito canjica. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

conto " A formiguinha e a neve" na prática de alfabetização tendo em vista os diferentes níveis de aprendizagem morte

pintura a guache 

2giz de cera 

giz de cera 

cachorro

homem
 CONTO  " A formiguinha e a neve" na prática de alfabetização tendo em vista os diferentes níveis de aprendizagem.
sequencia didática
tema gerador:
a amizade
tempo estimado: 48 horas/aula
Eixos:
oralidade, leitura e escrita números e operações
componente curriculares: ciências história, geografia, língua portuguesa e matemática.
conteúdos:
estações do ano, animais vertebrados e invertebrados, gráficos, animais domésticos e selvagens; numerais, adição, antecessor, sucessor, sequencia numérica, cidadania, bairro onde mora, ortografia.
garantias de aprendizagem;
refletir sobre as características do gênero textual
compreender a relação do homem com a natureza.
elaborar e resolver situações problemas
identificar a ordem dos eventos.
material necessário;
papel crepom, cola branca, tesoura sem ponta cola quente , lápis colorido, canete hidrocor, caixa amplificada,
suporte pedagógico: literatura " a formiguinha e a neve".

1º momento chamadinha lúdica
2º momento leitura feita pela professora;
3º momento  apresentação da capa do livro
quem escreveu o conto?
qual o titulo do conto?
qual a moral do conto?
4º momento letra inicial dos personagens do conto;
5º momento circular no texto palavras geradoras, bem como, trocar letras , assim como, palavras dentro de palavras.
6º momento desenhar em ordem em que aparece a ordem dos personagens
7º momento corrida das formigas-
8º momento lista de animais selvagens
9º momento animais domésticos
10º momento cartaz com animais vertebrados e invertebrados
11º momento
Dramatização do conto
AVALIAÇÃO:
A avaliação será voltada para a construção e sistematização do conhecimento e a aquisição do sistema de escrita alfabética em um processo continuo e formativo de modo a viabilizar o desempenho do alfabetizando, através de rotina construída em sala de aula, otimizando, os eixos curriculares interdisciplinares.


morte 

APRENDENDO AS HORAS

ANDOLETA   LÊ PETI PETI POLÁ

APRENDENDO AS HORAS
com os ponteiros giratórios as crianças poderão descobrir a que horas as aulas começa, a hora do lanche, e a hora que termina a aula.
A docente sorteará um dos alfabetizandos para ir até o relógio e marcar a hora que for sugerida pelos colegas.

PARTICIPAÇÃO ATIVA DO DISCENTE NA APRENDIZAGEM DAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO

A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO DISCENTE NA APRENDIZAGEM  DAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO 
situação didática
o cartaz deverá ficar preso a parede e o discente será induzido a descobrir qual a altura dele e a do colega registrará no caderno e vez ou outra ele deverá voltar lá para descobrir se cresceu e quanto cresceu.

Brincando de gangorra e aprendendo Medidas de massa

desenho pintado a guache  
Brincando de gangorra  e aprendendo Medidas de massa 
ao brincar de gangorra a criança percebe que ela pode ser mais leve ou mais pesada do que o coleguinha com quem ela esta brincando.

Formas geométricas e a brincadeira "amarelinha"

Formas geométricas e a brincadeira  amarelinha
ao brincar de amarelinha a criança desenvolve a psicomotricidade, assim como, a coordenação motora,tal qual, as regras de convivência necessárias ao convívio social.  Podendo se trabalhar as formas geométricas
e a ordem numérica, antes, depois ; lateralidade.