sábado, 27 de agosto de 2016

Todos no combate as drogas lícitas e ilícitas

SEQUENCIA DIDATICA VIII
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: i semestre
TURMA: 5º ano v2
TURNO: vespertino
DOCENTE: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: construindo uma educação de qualidade.

TEMA DA SEQUÊNCIA: todos no combate as drogas lícitas e ilícitas
TEMPO ESTIMADO: 29/02 à 11/03/2016
EIXOS NORTEADORES:
Conhecimento linguístico/ oralidade;
Conhecimento linguístico/literatura e leitura;
 Produção textual;
Conhecimento Artístico/ artes visuais;
Conhecimento artístico-musical;
Os números e suas relações;
Espaço e forma; Medidas;
 Vida humana e saúde;
                    
COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDO A SEREM TRABALHADOS:
PORTUGUÊS
Discursos diretos e indiretos;
Produção de literatura de cordel;
Pronomes pessoais do caso reto;
Concordância nominal;

MATEMÁTICA:
Décimos; centésimos e milésimos;
Números na forma decimal;
Multiplicação e divisão.
CIÊNCIAS:
Parques nacionais e áreas verdes;
Exploradores da terra;
HISTÓRIA:
América muitas línguas diferentes;
Parque indígena do Xingu;
Estados e capitais brasileiras;
Rios: São Francisco ‘’ o rio da integração nacional’’

GEOGRAFIA:
O espaço natural;
Nós os brasileiros;
A construção do espaço brasileiro;
Leitura cartográfica.
ARTES
Maquetes: pra que produzir?
GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
PORTUGUÊS
Perceber a importância de marcadores na estruturação do texto.
Escrever textos com estrutura sequenciada com base em um modelo.

MATEMÁTICA:
Identificar estimativas, bem como o resultado de experiências opiniões para solucionar problemas.
 CIENCIAS
Conhecer a probabilidade do aumento na quantidade, bem como na variedade do uso de drogas
HISTÓRIA:
Expor os conceitos e as proposições fundamentais na disciplina de história.
GEOGRAFIA:
Tomar consciência da capacidade individual de construir na cabeça as realidades virtuais.
ARTES
Vivenciar experiências e informações acompanhando diversos saberes artísticos

MATERIAL DIDÁTICO (RECURSOS):
MOMENTOS PLANEJADOS (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS):
1-momento
Questionar o educandos
O que
É droga afinal?
O que são drogas psicotrópicas?
O que são substancias psicoativas?
2 momento
Problematizar sobre as substâncias permitidas por Lei;
1-    Momento
Vamos escrever!
Solicitar ao educando que registre o que ele entende sobre as drogas através de desenho. Em seguida escrever um texto.
2-    Momento
RESPONSABILIDADE E LIBERDADE
Convocar os educandos para fazer a leitura da fábula’’ A cigarra e a formiga’’ discutindo e mostrando a moral da história e o perigo das escolhas feitas.

AVALIAÇÃO

Em um processo que será envolvido a legitimidade política que abrange o coletivo da escola e as responsabilidade peculiares de cada indivíduo e o papel social da instituição escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário