sábado, 11 de abril de 2015

sequência didática para o 4ºano

PERÍODO: 19/02 a 27/2/2015. SÉRIE/ANO: 4º. TURMA: II 
TURNO: vespertino.  PROFESSORA: Ana Maria de Jesus.
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
TEMA DO PROJETO: valorização da vida em busca de um mundo melhor.

SUBTEMA: leitura e escrita
EIXOS: oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações, Discursividade, textualidade e normatividade.
COMPONENTES CURRICULARES: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e artes.
 CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA:
Números na base 10.000, as quatro operações, história da matemática.
LÍNGUA PORTUGUÊS:
 Alfabeto, letras minúsculas e maiúsculas, pontuação, acentuação gráfica, leitura e escrita de texto.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
 CIÊNCIAS,
Estados físicos da matéria.
GEOGRAFIA,
O planeta onde vivemos
HISTÓRIA:
Navegar em busca de riquezas, Formação do povo brasileiro. Brasil, lugar de diferentes povos e culturas.
 ARTES:
Desenho de imaginação
OBJETIVO GERAL
No processo complexo de interação, bem como de reflexão interativa tende a investigar a construção de habilidades, assim como de conhecimentos de valores vivenciados , tanto no contexto social, como cultural contribuindo para a formação cidadã atrelado aos conhecimentos científicos próprios da comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA:
 Averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes;
LÍNGUA PORTUGUESA:
 Investigar os que os educando já aprenderam; o que foi ensinado para poder decidir se é preciso retomar conteúdos.
 CIÊNCIAS:
Inquirir os avanços e encorajá-los a continuar construindo conhecimentos nas diferentes áreas curriculares.
GEOGRAFIA:
 Pesquisar a adequação das estratégias oportunizando a aprendizagem contínua.
HISTÓRIA:
  Analisar o reconhecimento de diferentes conhecimentos.
 ARTES:
 Avaliar, tanto a personalidade, como o desenvolvimento cognitivo dos educando, bem como das educanda, assim como a personalidade individualmente.
RECURSOS
Materiais didáticos metodológicos: Alfabeto móvel, cartolina, pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor régua,.

MOMENTOS PLANEJADOS
1 º MOMENTO
Acolhida tanto aos pais como os estudantes, reconhecimento da sala, apresentação da professora.
2 º MOMENTO
A professora se apresenta aos alunos solicitando que cada um se apresente individualmente, logo após é colocada a identificação nos cadernos.
3º - MOMENTO
As crianças foram levadas para um momento de descontração em um pula-pula no pátio da escola, em seguida serviu o lanche.
4º MOMENTO
O gestor da escola conversou com os estudantes sobre o horário e a regras da instituição.
5- MOMENTO
 produção de frases, leitura e transcrição de texto “poesia”. Seguido do jogo de Rimas disponível na escola, destacar os encontros vocálicos ;
6- MOMENTO
Trabalho em grupo: dividir a sala em grupo distribuir papeis em branco solicitando aos estudantes que escreva uma palavra que rime com o nome do objeto  disposto na cartela do caça-rimas
AVALIAÇÃO
A avaliação será efetivada informalmente, mediante observação dos conhecimentos prévios, registrada de acordo com o tempo e o momento evidenciado pelas crianças com o objetivo de subsidiar a professora em ações pedagógicas futuras.





II
ESCOLA MUNICPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: 02/03 à13/03/2015.  SERIE/ANO: 4º   TURMA: II          TURNO: VESPERTINO
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
TEMA DO PROJETO: valorização da vida em busca de um mundo melhor.
SUBTEMA: Eu, família: respeito contínuo.
Eixos: oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações, Discursividade, textualidade e normatividade
Componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e artes.
 CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA: história da matemática; os números e a contagem, decomposição de números em dois dígitos
 LÍNGUA PORTUGUESA: registro formal e informal; produção de texto; classificação de antônimos iniciados com IM, IN. final de palavras com AL, OU AU.
 CIÊNCIAS: O AR, a atmosfera; a água e as misturas.
GEOGRAFIA: conhecendo os planetas.
 HISTÓRIA: O Brasil no Mundo.
ARTES: identificando as margens do caderno de artes.
OBJETIVO GERAL:
Tendo a família como referência da educação informação proporciona o repensar do direito ético referente às relações intrapessoais , bem como interpessoais respeitando a diversidade nas suas diferentes formas de pensar , bem como apreender conhecimentos levando-os a, bem como expor conhecimentos prévios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA: possibilitar ao educando, bem como a educanda, uma exploração por meios de questionamentos, acerca do uso dos números em todos os momentos da vida.
LÍNGUA PORTUGUESA:  desenvolver a competência comunicativa, interrelacionando  com a competência textual , bem como a lingüística.
 CIÊNCIAS:
Conhecer, bem como respeitar o ambiente em que se vive assumindo uma postura cidadã comprometida com as questões ambientais
GEOGRAFIA,
Compreender o espaço como parte da ciência geográfica entendendo que o que acontece interfere nas condições naturais da terra.
HISTÓRIA:
 Refletir sobre a interferência do homem do passado estabelecendo uma relação com o presente.
 ARTES:
Vencer desafios de acessibilidade aos trabalhos com artes diversas no contexto escolar.
RECURSOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS (MATERIAIS):
Alfabeto móvel, cartolina, pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor régua,.

MOMENTOS PLANEJADOS
1 - MOMENTO
Recontar fábulas agenciando aos estudantes que descubram a moral da história.
2 - MOMENTO
Destacar da fábula os encontros consonantais
3- MOMENTO
Para que serve os números, sua construção e desconstrução  de modo a identificar a ordem crescente e decrescente
FLEXIBILIZAÇÃO: jogo de silabas: alfabeto móvel para os alfabetizando identificados como tendo dificuldade para ler.
4- MOMENTO
Transcrever o trava língua, lendo com os estudantes logo após orientá-los para destacar os encontros consonantais, PL PR, TR, FR, BR, GR.
5- MOMENTO
De posse do livro de história, buscar o texto Brasil: lugar de diferentes povos e culturas, Após a leitura compartilhada  promover um debate entre professora/ estudante /professora.
FLEXIBILIZAÇÃO: solicitar aos estudantes que sublinhe as frases ditadas pela professora.
O aluno deverá ditar as letras e dizer a palavra sendo auxiliado pela professora caso ele (a) não consiga identificar a sílaba repetindo-as para a professora.
6- MOMENTO
Perguntar aos alunos quantos dias tem o mês? Pedir que feche as mãos  seguindo a orientação do cartaz previamente confeccionado.
Construir tabela com os meses de 31 dias e os meses com 30 dias, observando o mês de fevereiro.
Após identificar as peculiaridades que dificultam a alfabetização e letramentos dos educando reservou-se um momento para uma conversa individual, com o propósito de subsidiar a professora na práxis pedagógica interventiva.
SUGESTÃO DE LEITURA:
Leitura silenciosa;
Leitura em Grupo
Leitura Compartilhada
Texto recortado
Leitura Dividindo partes (professor/aluno)
Leitura Com estratégia de antecipação
Leitura Estratégia de interferência;
Leitura Leitura informativa;
Leitura De consulta; (revistas, jornal, painéis, etc.)
Leitura De ação (regras do jogo)
Leitura de reflexão (poemas, filmes, etc.)
Leitura de distração (piadas, charges, história em quadrinhos, etc.)
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Ø  Investigação
Ø  Roda de conversa
Ø  Dramatização;
Ø  Trabalho em grupo;
Ø  Reflexão do conteúdo;
Ø  Hora da leitura;
Ø  Hora da mímica
Ø  Hora do jogo;
Ø  Produção textual: poesia historia em quadrinhos, charges,
Ø  Confecção de murais ilustrativos
Ø  Ditado dinâmico de palavras
Ø  Ditado dinâmico de texto
Ø  Adivinhas
Ø  Último da fila
Ø  Pesquisa
Ø  Confecção de livro ilustrado.
AVALIAÇÃO
A avaliação terá como suporte estratégico os trabalhos em grupo, assim como individuais subsidiando tanto a professora, como os estudantes em ações futuras, visto acontecerá em um processo continuo , formativo de modo a facilitar a organização da aprendizagem formal mantendo o intercâmbio com a aprendizagem informal.



III
ESCOLA MUNICPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA
PERÍODO: 16/03à31/03.   SERIE/ANO: 4º   TURMA: II           TURNO: VESPERTINO
TEMA GERADOR: Gestão participativa no contexto da mudança: escola e sociedade juntas na construção de um mundo melhor.
Tema do projeto: valorização da vida em busca de um mundo melhor.
SUBTEMA: De olho na alimentação: comer bem é de lei
Eixos: oralidade, leitura, escrita e interpretação, números e operações, Discursividade, textualidade e normatividade
COMPONENTES CURRICULARES:
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e artes.
 CONTEÚ DOS:
 CIÊNCIAS ó
Alimentação e digestão; de olho nas embalagens dos alimentos; a tecnologia dos alimentos; A industrialização dos alimentos; Os conservantes e as embalagens.
GEOGRAFIA ó
o planeta onde vivemos; conhecendo a terra.
HISTÓRIAó
Navegar em busca de riquezas; chegar ao oriente; instrumentos e recursos para navegar.
MATEMÁTICA ó
 O número 10.000- a dezena de milhar- números de 5 (cinco ) e (6)seis  algarismos – números- ordens e classes; comparações- arredondamentos; Multiplicação e divisão; resolução de problemas.
PORTUGUÊS ó
 Divisão silábica dos encontros: GM, PC, PÇ, PN, OS, PT, TM; ortografia: divisão silábica dos dígrafos, comunicação escrita: discurso
ARTES ó Símbolos pascais.
 Pictograma, figuras geométricas planas, prisma, desenho de imaginação; diversificação musical.

OBJETIVO GERAL
No processo de reeducação alimentar dentro do contexto das desigualdades sociais harmonizar a desconstrução de mitos em torno dos variados hábitos de alimentação e suas práticas no  cotidiano  levando-os a implementação da igualdade, de modo a interpretar as políticas de intervenção, de modo que possa realizar a neutralização de conflitos alimentares resultantes de práticas alimentares erronias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
MATEMÁTICA
Facilitar a organização dos conhecimentos dos algoritmos .
 em torno das diferentes concepções da aprendizagem demonstrando diferentes visões sobre a atitude, bem como, da aplicação dos conhecimento  apreendidos.
 LÍNGUA PORTUGUESA
Ler em voz alta diferente gêneros textuais selecionando informações concisas;
Escrever  respeitando as características próprias do texto em questão( conteúdo, formato ,bem como aspectos gramaticais).
 CIÊNCIAS
Transmitir adequadamente as informações confrontando com os conhecimentos prévios revendo as explicações sobre o desenvolvimento de habilidades na formulação de hipóteses  sobre a valorização da vida mediantes as ações humanas.
GEOGRAFIA
Apreender conhecimentos diferenciados resultante de processos de transformação vista a consciência da espacialidade, aprofundando e articulando estudos aprofundados a respeito do espaço.
HISTÓRIA
Entender o sentido do tema abordado entrecruzando com os temas abordados em outras disciplinas compreendendo o mundo onde vive, bem como as mudanças ocorridas ao longo dos anos.
 ARTES
RECURSOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS (MATERIAIS):
Televisão, DVD.  Data show, Alfabeto móvel, cartolina, pincel vermelho, pincel azul, Papel metro, papel sulfite, lápis de cor, régua,.

MOMENTOS PLANEJADOS
1 ] MOMENTO
Assistir ao vídeo sobre a alimentação;
Ler o texto sobre alimentação saudável
2 }  MOMENTO
Dividir a sala em grupo  e promover um debate sobre alimentação, transcrever receita de suco de frutas. Aproveitando os mesmos grupos solicitar aos estudantes que tragam para a sala de aula figuras de alimentos considerados saudáveis.
3- momento
 Confeccionar um cartaz para cada grupo, sendo que cada um será premiado de acordo com a responsabilidade dentro do grupo, tendo como objetivo incentivar as atividades de casa.
4- momento
Produzir previamente um cartaz sobre as estações do ano, dando continuidade aos estudos sobre os meses do ano e o período em que determinadas frutas são encontradas em maior quantidade.
5- momento

FLEXIBILIZAÇÃO: digitar o texto solicitar aos estudantes que recorte o texto em frases. Sob a orientação da professora.
Qual a primeira frase?
Com que letra começa?
Quantas palavras têm a frase?
Leia palavra por palavra.
Devagar leia a frase.
Ler junto com os estudantes fazendo a relação oralidade /escrita/oralidade.
MEDIDA INTERVENTIVA: orientar a leitura individualmente, texto lacunado, leitura de palavras geradoras, assim como, leitura do Alfabeto seguida de formação de silabas, bem como de palavras, revisão de divisão silábica.
SUGESTÃO DE LEITURA:
Leitura silenciosa;
Leitura Grupo
Leitura Compartilhada
Texto recortado
Leitura Dividindo partes (professor (a)/aluno(a)/professor(a))
Leitura Com estratégia de antecipação
Leitura com Estratégia de interferência;
Leitura informativa;
Leitura De consulta; (revistas, jornal, etc.)
Leitura De ação (regras do jogo)
Leitura de reflexão (poemas, filmes, etc.)
Leitura de distração (piadas, charges, história em quadrinhos, etc.)
Texto lacunado
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Ø  Investigação
Ø  Roda de conversa
Ø  Dramatização;
Ø  Trabalho em grupo;
Ø  Reflexão do conteúdo;
Ø  Hora da leitura;
Ø  Hora da mímica
Ø  Hora do jogo;
Ø  Produção textual: poesia historia em quadrinhos, charges,
Ø  Confecção de murais ilustrativos

AVALIAÇÃO
A avaliação envolverá a legitimidade técnica na sua realização envolvendo os processos inerentes ao cotidiano da escola, através de atividades escritas, perceptivas, bem como orais.