MATEMÁTICA NA
ALFABETIZAÇÃO J TRAVA LÍNGUA.
O sabiá sabia somar
cinco mais cinco assobiando.
Se o sabiá somasse seis mais seis assobiando? Quanto seria?
Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico, através de uma
atividade lúdica.
Observar o som de S, C, SS, assim como o uso de M,N antes de
outras letras.
Uso de acento: agudo.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Ø
Instigar
os educando a assobiar imitando o sabiá.
Ø
Assobiar de acordo com o resultado da soma ;
Ø
Quantas vezes são necessárias assobiar?
Ø
Qual o acento usado na palavra sabiá?
Ø
Quantas vezes se encontram a palavra sabiá?
Ø
Quantas palavras usaram o acento agudo?
Ø
Retirem do texto as palavras com C.
Ø
Separe as sílabas.
Ø
Quantas letras foram usadas para escrever as
palavras?
Ø
E se
tirarmos uma ou duas seria uma palavra?
Ø
Por quê?
FLEXIBILIDADE
Solicitar aos alfabetizando que
formem a palavra sabiá com o alfabeto
móvel e observem a diferença entre sabiá e sabia.
PROBLEMATIZANDO
Cinco sabiá assobiando, chegou
mais cinco sabiá.
Quantos sabiás estão assobiando?
R:
Dois sabiás resolverão ir embora, quantos sabiás restaram?
R: