segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Matemática com trava-língua

MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO J TRAVA LÍNGUA.
 O sabiá sabia somar cinco mais cinco assobiando.
Se o sabiá somasse seis mais seis assobiando? Quanto seria?
Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico, através de uma atividade lúdica.
Observar o som de S, C, SS, assim como o uso de M,N antes de outras letras.
Uso de acento: agudo.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Ø   Instigar os educando a assobiar imitando o sabiá.
Ø  Assobiar de acordo com o resultado da soma ;
Ø  Quantas vezes são necessárias assobiar?
Ø  Qual o acento usado na palavra sabiá?
Ø  Quantas vezes se encontram a palavra sabiá?
Ø  Quantas palavras usaram o acento agudo?
Ø  Retirem do texto as palavras com C.
Ø  Separe as sílabas.
Ø  Quantas letras foram usadas para escrever as palavras?
Ø   E se tirarmos uma ou duas seria uma palavra?
Ø  Por quê?
FLEXIBILIDADE
Solicitar aos alfabetizando  que formem  a palavra sabiá com o alfabeto móvel e observem a diferença entre sabiá e sabia.
PROBLEMATIZANDO
Cinco  sabiá assobiando, chegou mais cinco sabiá.
Quantos sabiás estão assobiando?
R:
Dois sabiás resolverão ir embora, quantos sabiás restaram?


R: