terça-feira, 29 de outubro de 2013

tradições e cultura : familia e escola.

 As tradições culturais é um suporte pedagógico que auxilia o professor alfabetizador na avaliação dos conhecimentos prévios do aluno e em como ele se comporta na interação com os colegas e o seu comportamento no convívio com os pais. É o momento oportuno para o educador avaliar as suas  concepções pedagógicas, bem como, as diferentes formas de aprender do aluno em relação a práxis em sala de aula. É nas comemorações em sala de aula que o professor deve estar atento as atitudes do pais em relação a educação dos filhos para poder então, fazer as inferências na sala de aula. partindo da observação se pode elaborar meios para aproximar - se da família. É no convívio, ou seja, na interação : família /escola que se abre precedentes para outras ações que objetive essa interação. com efeito, escola é o principal meio pelo qual se efetua e promove o intercâmbio com a família e essa junção é o meio pelo qual se conscientiza a família de que educação se dar de duas maneiras: o conhecimento cientifico que é responsabilidade da escola e a educação que responsabilidade da família. É dentro dessa concepção que consiste, toda e qualquer comemoração dentro da escola. isso não significa que o aluno não fique a vontade para se divertir , assim como,  o professor não procure se divertir igualmente. A observação é intrínseca a educação formal e informal. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

constituição federal( LDB)

ART.210.SERÃO FIXADOS CONTEÚDOS MINIMO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, DE MANEIRA A ASSEGURAR FORMAÇÃO BÁSICA COMUM E RESPEITO AOS VALORES CULTURAIS E ARTÍSTICOS, NACIONAIS E REGIONAIS.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Sequência didática conto os três porquinhos

Sequência didática conto os três porquinhos  
1=  quem conhece a história dos três porquinhos?
Vamos ler juntos?
A professora leva para sala de aula a historia dos três porquinhos adaptadas para a series iniciais do ensino fundamental e seguida questiona os educandos sobre o que fazia os três porquinhos e porque eles construíram as casas. Após uma leitura feita pela professora; numerar as frases e propor a leitura jogralizada; após a conclusão da leitura jogralizada. Indicar a leitura individual para que os educandos possam aprender a importância de presta atenção e participar da leitura.
Quais os números ordinais que aparece na historia?
Qual a primeira letra qual a primeira silaba?   
Quantas letras te a primeira silaba?
Quais as letras que fora a última silaba?

Tem na sala algum coleguinha que o Nome começa com a sílaba da palavra que vimos na lousa? E importante que os discentes sejam convidados a circular palavras lousa.

adaptação da história dos três porquinhos para trabalhar matemática nas series iniciais!

História dos três porquinhos






Era uma vez três porquinhos que viva na floresta.
O lobo queria comê-los.
Um era preguiçoso.O segundo gostava de esperar pelos outros.
O terceiro era Trabalhador.
Eles viviam brigando.
Resolveram então se separar.
O primeiro construiu sua casa de palha, pois queria descansar e não estava a fim de perder tempo.
O segundo fez a casa de madeira, pois pensou: se fizer de palha vai pegar fogo mais fácil.
O terceiro , no entanto, preferiu construir de tijolos, pois era mais seguro.
O lobo disse: eles se separaram ficou mais fácil de pegá-los.
Soprou a casa do primeiro e como era de palha ela caiu.
O porquinho correu para a casa do segundo.O lobo soprou a casa do segundo e como era de madeira. Ela também caiu.
Os dois porquinhos saíram em disparada para a casa do terceiro porquinho.
Lá se esconderam e ficaram seguros e livres do lobo mau.
Moral da história: a união faz a força


terça-feira, 1 de outubro de 2013

brincadeiras antigas (gata pintada)

gata pintada
objetivo :
desenvolver a coordenação motora, a sensibilidade e o respeito mutuo.
faixa etária: a partir dos 4  anos. 
recursos: educador e educando.
Método: AS crianças ficam em circulo com a mão no chão, cantam a ciranda: gata pintada, quem te pintou? foi uma velhinha que por aqui passou! tempo de areia arrasta poeira estica essa lagarta pela ponta da orelha. enquanto vão cantando, um dos componentes do grupo belisca a mão do outro levemente.quando termina a música, a mão onde parou deve ser colocada nas costas.  Em seguida um pega na orelha do outro. retoma a ciranda. ao termino da música se puxará a orelha sem machucar.


PLANO DE AULA
CABEÇALHO: Escola Municipal Djalma Faria Oliveira
PÚBLICO ALVO: 2º ano do fundamental I
ÁREAS DE ABRANGÊNCIAS: português, matemática, estudo do meio e ciências.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURRICULARES  
OBJETIVO GERAL
Identificar a escrita de uma palavra transcrita ou ditada  com coesão e coerência e as suas finalidades dentro de um texto formulando hipótese  tomando como suporte básico: leitura de imagens bem como leitura de textos diversificados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Escrever de forma legível;
Organizar frases corretas;
Utilizar estratégias facilitadoras de calculo;
Assinalar as transformações que acontece nos seres vivos;
Manipular com expressiva autonomia, diferentes materiais na realização de diferentes tarefas.
Estabelecer correspondência grafofônica, percebendo a frequência do uso das vogais nas sílabas.
Segmentar palavra: tais como: Lado, Lobo, leite, livro e lupa.
O lobo levou o livro.

PROCEDIMENTOS
Acolhida, oração, chamada.
Exploração dos cartazes expostos na sala apresentação dos fantoches  da história, propor uma leitura coletiva;
Escrita coletiva de problemas elaborados em  sala junto com os educandos;
Reflexão sobre a escrita; propor ao educando a auto correção ortográfica.
RECURSOS: EVA. Tubo de cola quente, palito de picolé, marcadores coloridos  tesoura, desenho dos três porquinhos
AVALIAÇÃO: Avaliar-se-á a capacidade de distinguir animais através da leitura de imagem e resolver problemas explicando como chegou ao resultado.
OBSERVAÇÃO:
 Observar-se-á a compreensão da fala simbolizada, a distinção de letras e outros sinais gráficos, a consciência fonológica.  
MEDIDAS DE APOIO
A educadora fará a correção ortográfica junto com o educando, uma a uma. Elencado a resolução de problemas: tapas de garrafa peti, material dourado.
FLEXIBILIDADE:
Buscar texto xerografado, escritas do alfabeto e vogais.
INFERÊNCIA:
 Inferir palavras silaba e letras, suposições baseadas em pistas dadas pelo próprio texto,
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
 Quantos porquinhos têm a historia? Quantas cores e quais as cores usadas para confeccioná-los?
Quantos lobos?
Quantas e quais as cores foram usadas para confeccionar o lobo?
O lobo de (nome de um educando). Mais o lobo de (nome de um educando) quantos lobos são? (o mesmo se repete com os porquinhos) e com outras operações matemáticas.

REFERENCIAS
BRASIL. Governo do Estado da Bahia.  Universidade do Estado da Bahia. Pró-reitoria do Estado da Bahia. Módulo do professor capacitação para professores alfabetizadores.
Brasil. centro de alfabetização, leitura e escrita. Matriz de referência CEALE,: LEITURA E ESCRITA
LEMLE. Mirian. Guia Teórico do alfabetizador. 2006.