As bonecas de pano da vovó trás de volta a simplicidade das brincadeiras e a inocência.
Dá a criança a oportunidade do brincar por brincar. tira da criança a ideia de consumismo e de valor financeiro. Faz a criança demonstrar o afeto pelo que é simples.
sábado, 21 de setembro de 2013
boneca de pano
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
cinco marias
cinco marias ou simplesmente jogo com cinco pedrinhas!
neste jogo a criança desenvolve a coordenação motora fina, bem como o raciocínio lógico e o reflexo.
aprende a coordenar os movimentos e prestar mais atenção.
neste jogo a criança desenvolve a coordenação motora fina, bem como o raciocínio lógico e o reflexo.
aprende a coordenar os movimentos e prestar mais atenção.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
brincadeiras na educação
o brincar na educação infantil é um passo muito importante. Acriança que tem a oportunidade de brincar com diversas brincadeiras é mais feliz e bem mais tranquila.É importante dá a criança a oportunidade de construir seus próprios brinquedos. Existe crianças que todo brinquedo que pega ela desmancha , isso é sinal de curiosidade. posteriormente ela irá tentar construir o que ela desmanchou e nesse processo com certeza ela está ativando a imaginação.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
sequência didática de matemática para o 2º ano do ensino fundamental I envolvendo gênero textual.
ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE
OLIVEIRA.
Período: setembro de 2013.
Carga horária: 08h00minh00mn.
Turno: matutino
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus..
Componentes curriculares:
Língua portuguesa, ciências, geografia,
história e matemática.
Eixos
Números e
operações, tratamento da informação.
Apropriação do
sistema de escrita, leitura, localização da informação explicita em textos.
Compreensão
conceitual e procedimental.
Direitos de aprendizagem contemplados
Elaborar compreensão sobre o mundo
condizente com perspectiva atual. Identificar os números em diferentes
contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar
e comunicar quantidades de elementos de uma coleção nas brincadeiras e em
situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver
problema de estruturas aditivas e multiplicativa utilizando estratégias
próprias como desenhos, decomposição numérica e palavras.
Conteúdos
Ordenação e seriação; leitura de
números; peso e medidas; adição; cálculo mental e escrito; tabela. Escrita e
leitura de palavras; gênero textual;
Objetivos : Geral
Propor situações de reflexão intercalando
diferentes situações de ensino e aprendizagem dando continuidade as atividades
propostas de modo a ampliar os conhecimentos prévios e consolidar a leitura e a
escrita, garantindo assim, os direitos de aprendizagem condizentes com a série
e a idade propostos para as series iniciais do ensino fundamental, mais
especificamente para o segundo ano do ciclo de alfabetização.
Específicos
=>Associar a contagem de números e
objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades;
=>Associar a denominação de
números e sua respectivas representações
simbólicas;
=>Refletir
sobre pessoas com deficiência visual
articulando com as medidas a serem tomadas dentro e fora da escola;
=> comparar e
identificar cores;
=> explicitar
ou representar formalmente e informalmente a posição dos animais e das cores
bem como, dos dias da semana;
=> Descrever,
comparar e classificar as imagens e os dias da semana, com suas próprias
palavras;
=>
identificar e descrever a localização e a movimentação dos animais considerando
um referencial;
=> Descrever
as características da paisagem onde ocorre a historia;
=> Ler
interpretar assim como, socializar fábulas;
Recursos
didáticos:
Livro de
história, Cartolina, tesoura, cola, figura de animais.
=>Sequência didática<=
1º] momento:
Momento deleite: “música” cara de
rato. (Aline Barros)
Mostrar para as crianças a capa do
livro e questionar sobre o gênero textual apresentado. Quem escreveu a fábula? O que é uma fábula? Para que serve uma fábula.
Solicitar um voluntário para fazer a leitura.
2º) momento:
A professora fará uma releitura do
texto propondo um intercâmbio oral entre os educandos. Confeccionar o jogo
junto com as crianças.
Confeccionando o jogo
Distribuir entre os alunos retângulos
de cartolina eles irá recortar em livros e jornais imagens das figuras que
aparecem na história Em seguida colará de um lado a figura do outros escreverá
o nome da figura seguinte. Formando assim um dominó.
3º momento:
Dividir uma cartolina em quadrados
com o nome das figuras.
De posse das figuras o aluno irá
procurar o nome e colar a figura ao lado.
4º momento: Atividade xerografada
5º momento
Gincana: dividir a sala em grupo e
propor que formem o maior número de possível de palavras da história com o
alfabeto móvel e transcrever para uma cartolina. Ganha o grupo que conseguir o
maior número de palavras. Atividade xerografada
Escola:-
----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:-
------/-----/---------- Série/ano-----------------------
Professora
alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:-
------------------------------------------------------------------------------------------PARA
SABER MAIS
1º]Escreva nos quadrados os
objetos e os animais que aparecem na história. Em seguida escreva o que se
pede.
Objetos
|
|
Animais
|
|||
Nome
|
Quantidade
|
|
Nome
|
Quantidade
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A] Sobrou quantos
quadradinhos vazios?------------
2º] marque com um x a
quantidade de letras que tem a palavra CAMUNDONGO
( )
3 ( )
5 ( )
7 10( )
3º]Qual a 1ª silaba da palavra da palavra CAMUNDONGO.
[ ]
GO [ ]
DON [ ] MUN
[ ] CA
A)
Quantas silabas tem a palavra camundongo?
[ ] 2
[ ]3 [
] 4 [ ] 5
Escola:-
----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:-
----/-----/------ Série/ano--------------
Professora
alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:-
------------------------------------------------------------------------------------------PARA
SABER MAIS
1º] Pinte o quadradinho de acordo com e a
posição do camundongo.
1ª dia
|
2º dia
|
3º dia
|
4º dia
|
5º dia
|
6º dia
|
7º dia
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Vermelho
|
Verde
|
Amarelo
|
Roxo
|
Laranja
|
Azul
|
Branco
|
2º) Responda a adivinha.
Sete
irmãos, cinco vão a feira e dois não. Quem são?
R =--------------------------------------------------------------------------------------------------
Escreva
os nomes deles.
S-----------------------
------------------------T--------------------------
----------------------Q------------------------ ------------------------Q---------------------------
--------------------S-----------------------------
---------------------S------------------------------ -------------------
D------------------------------- -------------------------
Escola:-
----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:-
---------/--------/----------- Série/ano----------------------------
Professora
alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:-
------------------------------------------------------------------------------------------PARA
SABER MAIS
5º) desenhe figuras do texto, pinte e escreva o nome.
---------------------------------------- -------------------------------------------------
--------------------------------- ---------------------------------------
--------------------------------------------
-------------------------------------------------------------
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
domingo, 15 de setembro de 2013
sequência didática
Trabalho com literaturas infantis
sequência didática
1º MOMENTO
Apresentar
a capa do livro (sete camundongos cegos) de Ed Young. Editora: Wint Martins Fontes.
Solicitar aos discentes uma leitura prévia da gravura da capa do supracitado
livro.
Quem
escreveu o livro?
Quem
ilustrou?
Quem
aparece na capa?
Após
a leitura da capa; sortear um discente para fazer a leitura do conteúdo do
livro.
Quantos
camundongos aparecem na história?Bem como, os dias da semana e as cores, a ordem crescente e decrescente
em que aparece os camundongos.
As pessoas
que não enxergam direito precisam tocar nas coisas para poder saber o que é?
2º MOMENTO
A professora
alfabetizadora fará a releitura da história. Numa roda de conversa abordará a
respeito de entra em contato com as fezes e urina dos camundongos e o que é
camundongos. Em seguida desenhar os camundongos e pintar de acordo com as cores
que aparece na história; pesquisar no dicionário o que é camundongo. Escrevendo
a resposta no desenho.
3º MOMENTO
Confeccionar
um livro com recortes de animais que surge na história e escrever o nome dos
mesmos
4º MOMENTO
Reescrever
a história com as próprias palavras e com o auxilio da professora fazer a
correção ortográfica.
5º MOMENTO
Hora
do jogo
A professora
levará um dominó com palavras do texto confeccionado previamente.
6º
MOMENTO
Será
feita um ditado de frase.
Um educando
irá até a lousa e escreverá a frase com suas próprias letras.
A professora
questionará de acordo com os erros ortográficos.
7º
MOMENTO
Tarefa
xerografada.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
Trabalho com literaturas infantis
sequência didática
1º MOMENTO
Apresentar
a capa do livro (sete camundongos cegos) de Ed Young. Editora: Wint Martins Fontes.
Solicitar aos discentes uma leitura prévia da gravura da capa do supracitado
livro.
Quem
escreveu o livro?
Quem
ilustrou?
Quem
aparece na capa?
Após
a leitura da capa; sortear um discente para fazer a leitura do conteúdo do
livro.
Quantos
camundongos aparecem na história?Bem como, os dias da semana e as cores, a ordem crescente e decrescente
em que aparece os camundongos.
As pessoas
que não enxergam direito precisam tocar nas coisas para poder saber o que é?
2º MOMENTO
A professora
alfabetizadora fará a releitura da história. Numa roda de conversa abordará a
respeito de entra em contato com as fezes e urina dos camundongos e o que é
camundongos. Em seguida desenhar os camundongos e pintar de acordo com as cores
que aparece na história; pesquisar no dicionário o que é camundongo. Escrevendo
a resposta no desenho.
3º MOMENTO
Confeccionar
um livro com recortes de animais que surge na história e escrever o nome dos
mesmos
4º MOMENTO
Reescrever
a história com as próprias palavras e com o auxilio da professora fazer a
correção ortográfica.
5º MOMENTO
Hora
do jogo
A professora
levará um dominó com palavras do texto confeccionado previamente.
6º
MOMENTO
Será
feita um ditado de frase.
Um educando
irá até a lousa e escreverá a frase com suas próprias letras.
A professora
questionará de acordo com os erros ortográficos.
7º
MOMENTO
Tarefa
xerografada.
Só sabemos quantas batalhas vencemos quando reconstruímos cada passo que damos.
Assinar:
Postagens (Atom)