terça-feira, 6 de agosto de 2013

PLANO DE AULA COM TRAVA LINGUA

Como trabalhar alfabetização e letramento através de parlendas e trava línguas.
O trava língua ajuda a criança a formar a consciência fonológica.
Público alvo: 2º ano do ensino fundamental I

SEQUENCIA DIDÁTICA

1-      Leia em ritmo normal de leitura.
2-      Leitura feita pela educadora (a) pausadamente
3-       Desafie os educandos a repetir rapidamente.
4-      Analise o grau de dificuldade dos educandos em repetir o trava – língua
5-      Pedir para que eles reescrevam no caderno
6-      Qual a participação do sapo no equilíbrio do ecossistema?
7-      O que acontece se colocarmos o sapo dentro do saco?
8-      Por que diminuiu a população de sapo em algumas regiões do Brasil?
9-      Quais doenças podem ser transmitidas pelo sapo?
10-  Dobradura do sapo
11-  Transcrever palavras com S que aparecem no texto
12-  A partir das palavras geradoras criarem novas palavras
13-  Quantas letras?
14-  Quantas  silabas?
15-  Quantas palavras tem a primeira frase?
PARLENDA
O SAPO DENTRO DO SACO,
O SACO COM O SAPO DENTRO,
O SAPO DENTRO DO SACO,
E O SACO SOLTANDO VENTO.

APRENDENDO UM POUCO MAIS
1º] Marque com um X a resposta certa.

A] Quem esta dentro do saco?

 (   ) saco
(    )sapato
(    ) sapo
B] As palavras que começam com S.
(   ) sacola   (  ) caco (  ) soltando(  )  saco (  )  cebola
2º] Qual a primeira letra da palavra SACO ?
S (  )                            (  ) C

3º] Circule no texto as palavras que começam com a silaba  SA


4º] Complete com a letra s
-----ACO              --------ABÃO          ---------APATO          ----------ALADA    ---------ARADA    

-------ABADO     --------ACOLA         ---------APO

5º] Circule a silaba SA  das palavras .


Saco  - sacola – sábado -  sabão – sapato – salada -  sarado-  mesada-  mesa – coisa-