segunda-feira, 25 de novembro de 2013

VIAJANDO NO MUNDO DA LITERATURA.


PACTO_ PLANO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

 

 

ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA

 

ANA MARIA DE JESUS 1

 

 

VIAJANDO NO MUNDO DA LITERATURA

 

 

 

 

 

 

 

                                        RIO REAL-BAHIA

2013

PACTO_ PLANO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ESCOLA MUNICIPAL DJALMA FARIA DE OLIVEIRA

TEMA: VIAJANDO NO MUNDO DA LITERATURA

PÚBLICO ALVO: ciclo da alfabetização 2º ano.

PROFESSORA ALFABETIZADORA: ANA MARIA DE JESUS

ORIENTADORA DE ESTUDO: Marivone Rodrigues dos Santos.

COORDENADOR LOCAL: Silvane Santos Souza

TEMPO ESTIMADO: 4 horas/aula.

PERÍODO: 15 dias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                     RIO REAL – BAHIA

2013

                                           JUSTIFICATIVA

Considerando o que a formação do leitor é um processo continuo em que as pessoas amadurecem suas capacidades, ao interagir com diversos tipos de textos, o projeto “viajando no mundo da literatura”, chega para levar as crianças a uma viagem por um mundo de descobertas. Essa viagem irá promover o desenvolvimento dos nossos pequenos leitores, despertando o gosto pela leitura.

Sabendo que a alfabetização e o letramento nas series iniciais do ensino fundamental, não se limita tão somente em ler e decodificar textos e sim compreender o texto lido, não é preciso esperar que o individuo aprenda a ler e a escrever para se traçar estratégias para a compreensão de textos lidos.A postura adotada para produção deste trabalho tem como principio básico alfabetizar com uma diversidade de textos que circulam socialmente ,bem como,literaturas que garantam ao educando o domínio técnico da compreensão e reconhecimento da função da linguagem escrita além da somatória de princípios  básicos específicos dos eixos que contemplam o 2º ano do ensino fundamental I. Para atender a esse nível de escolarização, de modo a propiciar uma alfabetização de qualidade com suas hipóteses a respeito da linguagem escrita, é importante a utilização em sala de aula de espaços que oportunize o acesso a um conjunto de situações propícias e de diferentes tipos e gêneros textuais bem como, a interpretação. Para que isso aconteça, a leitura precisa ser prazerosa e contextualizada.

 

 

 

 

 

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sabendo que a literatura infantil leva a criança a um universo onde a imaginação é aflorada e ela pode ser transportada de um mundo a outro vivenciando diferentes realidades e emoções.

De acordo com “Cagnet (1998, p.7):” Literatura infantil é antes de tudo literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida através da palavra. Funde os “sonhos e a vida prática, o imaginário e o real.” Nessa perspectiva entende-se que a literatura infantil tem de fato uma grande relevância na vida da criança, ela propicia trabalhos diversos com diferentes fatores que serão primordiais para seu desenvolvimento cognitivo, suas emoções e também aspectos de cidadania.

Abramovich (1997) pontua que: a partir do contato com um texto literário de qualidade a criança é capaz de pensar, perguntar questionar, ouvir opiniões, debater e reformular seus pensamentos. De um modo geral, ao realizar as leituras e ao inserir os educandos nesse ambiente, o educando poderá formar leitores, críticos e consciente de suas ações.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a análise dos diversos textos na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação do conhecimento.

ESPECÍFICOS

Ø  Compreender para que serve a leitura e a escrita;

Ø  Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade;

Ø  Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras;

Ø  Reconhecer palavras que rimam;

Ø  Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos;

Ø  Diferenciar substantivos comuns e próprios;

Ø  Corelacionar sua linguagem diária com a linguagem e os símbolos matemáticos;

Ø  Estabelecer relações entre os seres vivos e as condições do ambiente em que vivem valorizando a diversidade da vida;

Ø  Relacionar com a própria os contextos diversos apresentados na história.

EIXOS

1.     Leitura (interpretação);

2.     Escrita;

3.     Oralidade;

4.     Números e operações

 

DIREITOS DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS

LÍNGUA PORTUGUESA

 Ler textos com autonomia;

Apreciar e compreender textos do universo literário;

Pontuar textos favorecendo a compreensão do leitor;

Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

MATEMÁTICA

Associar a denominação do número à sua respectiva representação simbólica;

Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, utilizando estratégias próprias como: desenhos e palavras.

GEOGRAFIA

Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como, as mudanças ao longo do tempo;

HISTÓRIA

Formular e expressar uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade ao longo do tempo e em diferentes lugares.  

CIÊNCIAS

Aprender como a ciência constrói conhecimentos sobre fenômenos na natureza.

ARTES

Reconhecer a importância social da arte na sociedade  e na vida dos indivíduos.

COMPONENTES CURRICULARES

Língua portuguesa

Matemática

Ciências

História

Geografia

Artes

CONTEÚDOS

Rimas;

 Pontuação;

Ortografia;

Substantivo comum e próprio;

Números e formas;

Situação problemas;

Meio ambiente;

Fenômenos naturais;

 A vida em sociedade.

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

04/11 à 08/11/2013

Apresentação do projeto e da situação comunicativa que concluirá o mesmo;

Momento deleite;

Roda de leitura;

Produção coletiva: ( o escriba será o educador);

Reescrita de texto;

Leitura individual e coletiva;

Cruzadinha ortográfica;

Jogos diversos;

11/11à 14/11/2013

Momento deleite;

Leitura individual e coletiva;

 Confecção de cartazes;

Recorte e colagem;

Jogos diversos;

Ditado ilustrado;

Textos lacunado;

Confecção de dobradura;

Elaboração de mural ilustrado;

Dramatização da história “Tarsila e o Papagaio Juvenal”.

 ETAPAS

Segunda-feira

1º momento

Apresentação do projeto;

Momento deleite: dinâmica “ animais ao circulo”;

Exploração oral da capa do livro; que será o suporte que mediará o projeto;

2º momento

Leitura compartilhada da história: Társila e o papagaio Juvenal.

Reescrita coletiva da história na lousa;

3º momento

Leitura individual e coletiva da história que foi reescrita;

Jogo de memória “nomes e números”.

Terça- feira

05/11/2013

1º momento

Momento deleite: jogo do passatempo;

Criação de frases a partir da análise de figuras exposta em um cartaz.

2º momento

Jogo do boliche de silabas;

Formação de palavras com o uso do alfabeto móvel.

3º momento

Jogo da sequência numérica;

Recorte e colagem dos algarismos estudados e de seus respectivos nomes.

Quarta-feira

06/11/2013

1º momento

Momento deleite: exploração oral da música “aquarela” de toquinho;

Montagem do texto fatiado;

Criação de frases com palavras retiradas do texto trabalhado.

2º momento

Apresentação dos sinais de pontuação em cartaz;

Realização de atividades xerocopiada.

3º momento

Quinta-feira

07/11/2013

1º MOMENTO

Momento deleite: leitura do texto “surpresa”!

Jogo: ache a palavra.

2º momento

Produção de texto;

Leitura individual do texto produzido.

3º momento

Releitura de trechos da história: Tarsila e o papagaio Juvenal e ilustração do mesmo.

Sexta – feira

08/11/2013

1° momento

Momento deleite: dinâmica das palavras;

Realização de um poema em códigos.

2º momento

Jogo da memória com nomes e desenhos de frutas;

Formação desses nomes com o uso do alfabeto móvel.

3º momento

Resolução de situação – problema.

Segunda – feira

11/11/2013

1º momento

Momento deleite: vídeos infantis sobre o meio ambiente;

Realização de texto xerocopiado.

2º momento

Confecção de cartaz envolvendo o tema: meio ambiente;

Apresentação do cartaz na outra turma do 2º ano.

3º momento

Jogo de boliche numérico.

Terça-feira

12/11/2013

1º momento

Momento deleite: dinâmica- descrição geométrica;

Realização de tarefa xerocopiada.

2º momento

Dominó ortográfico;

Recorte e colagem de palavras que apresentem a ortografia estudada.

3º momento

Confecção de boneco usando as forma geométricas;

Apresentação do boneco e criação de um nome para ele.

Quarta-feira

13/11/2013

1º momento

Momento deleite: dinâmica da paz;

Jogo: loteca dos substantivos.

2º momento

Realização de atividade xerocopiada;

Confecção de dobradura e criação de história.

3º momento

Confecção de cartaz;

Bingo ortográfico.

Quinta-feira  14/11/2013

1° momento

Momento deleite: dinâmica do relógio matemático;

Jogo dominó numérico;

2º momento

Realização de um texto lacunado;

Elaboração de um mural ilustrado.

3º momento

Dramatização da história: Tarsila e o papagaio Juvenal.

Recursos humanos:

Educador educando

Materiais

Livro de literatura, cartolina cola branca, tesoura, papel laminado, papel camurça, fita adesiva, lápis papel crepom, papel A4, papel metro, aparelho de som, cd, hidrocor, tinta guache de cores diferentes, revistas, jornais, garrafas peti caixa de sapato.

Avaliação

Sabendo que a avaliação é processual e continuo alicerçada em uma concepção dialética, na qual a ação- reflexão – ação será um eixo norteador na construção e reconstrução de um mundo cheio de significação e apropriação dos conceitos elaborados, em face da mesma considerando a recepção, participação, socialização de informação e execução das atividades propostas, bem como, a postura adorada pelos aprendizes, diante das situações de aprendizagem.

Referências bibliográficas

ABRAMOVICH, f. literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scippcione, 1997.

AURÉLIO. Buarque de: dicionário da língua portuguesa. Século xxI.

BRASIL- Secretária de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

LEITÃO, Mércia Maria, e DUARTE, Neide. Tarsila e o papagaio Juvenal. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.

REVISTA – professor de educação infantil ”o prazer da leitura se ensina”. Ministério da educação Infantil- DPE/SEB, Brasília/DF, setembro, 2005.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário