quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

indisciplina na escola


ANA MARIA DE JESUS

 

 

 

 

 

 

PLANO DE FORMAÇÃO TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III

INDISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RIO REAL

 2012

 

 

ANA MARIA DE JESUS

 

 

 

 

 

 

PLANO DE FORMAÇÃO TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III

INDISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA

 

 

Trabalho apresentado à faculdade de tecnologia ciências Ftc ead com pré requisito de avaliação da disciplina tópicos especiais em educação III. Solicitado pela professora gestora Maria Luiza Ferreira dos Santos, e orientado pelo tutor Silvane dos Santos Souza

 

 

 

 

 

 

RIO REAL

 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As novas responsabilidades da escola eram, portanto, educar vez de instruir, formar homens livres em vez de homens dóceis; preparar par5a um futuro incerto em vez de transmitir um passado claro; e ensinar a viver com mais inteligência, mais tolerância e mais felicidade. Para isso, seria preciso, reformar a escola, começando por dar a ela uma nova visão da psicologia infantil (Anísio Teixeira, 1935)

 

 

Resumo

A educação perpassa a sala de aula e vai além dos muros da escola, portanto, também o educador precisa estar se aperfeiçoando a cada dia que passa e a formação contínua é parte relevante para se ter e uma educação holística e inclusiva., valorizando a identidade de cada  individuo, com a nova concepção de escola e currículo , que acompanha as transformações sociais , tendo como base as diretrizes e práticas educacionais voltadas para a intermediação de conflitos indisciplinares propondo práticas interventivas e identificação de fatores  que são agentes geradores de conflitos. Há, portanto muitas oportunidades de se promover a inserção de forma pacífica de educandos no contexto escolar. Mas para isso, é necessário que o educador esteja constantemente avaliando a práxis educativa e as diversas maneiras de intermediação possíveis capacitando-se, transformando-se, orientando-se dinamicamente.    

Palavra chave: formação, transformação, capacitação

summary
Education permeates the classroom and beyond the school walls, so also the educator must be getting better with each passing day and the training is relevant party to get an education and holistic and inclusive., Valuing identity each individual, with the new design of school curriculum and accompanying social changes, based on guidelines and educational practices aimed at brokering conflitos indisciplinares proposing interventional practices and identification of factors that are generating agents conflicts. There are so many opportunities to promote the inclusion of students peacefully in the school context. But for this it is necessary that the teacher is constantly assessing the educational praxis and the various possible ways of enabling intermediation up, turning, guiding them dynamically.
Keyword: training, transformation, empowerment

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

A formação contínua propõe uma obrigatoriedade de aquisição de habilidades e competências de procedimentos a serem adquiridas pelo profissional que toma para si a responsabilidade de atuar mediante uma educação formativa. De acordo com os pressupostos teóricos de Philippe Perrenoud (1992, p.307) apenas 50% dos professores em atividade estão envolvidos na formação contínua, enquanto que os demais não participam e quando participam 25% não encaram como encaram como requisito básico para a práxis educativa.

A formação continuada precisa ser encarada  como pré-requisito também para gestores escolares, conforme Perrenoud(1992, p. 207)a prática de gestão escolar o desenvolvimento da formação contínua na própria escola precisa abranger a administração e as associações profissionais e as grandes linhas de orientação.

Em consonância com Cipriano Carlos   Luckesi(apud CARNEIRO, 2010, p. 1) o educar exige que  se ponha a mão em todos os instrumentos disponíveis para uma transformação social conivente com os momento vivido .

“[...] processo educacional exige que olhemos para as ações humanas, as quais se explicam na relação com sua finalidade. As ações humanas que se caracterizam por ser ‘instrumentos’ para amanutenção ou transformação social.”

Gadotti (1984, p. 75), em seu livro Educação e Poder aponta a famosa afirmação: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. As pessoas se educam em comunidade”. Concomitante com Gadotti et al os homens precisam estar em grupo para se reconhecerem e reconhecerem o outro, sozinho não haverá conflito. A escola é o primeiro grupo em que a criança pode interagir fora do âmbito familiar.  Assim sendo, um momento que somente o professor é capaz de identificar determinadas características impossíveis de serem identificadas no convívio familiar, sabendo-se que as famílias estão cada vez menores e os pais menos presentes na vida dos filhos. É evidente que o professor não deve substituir a responsabilidades dos pais, mas saber fazer as inferências necessárias no momento oportuno. A abordagem de competências e habilidades dá ao educador a chance de avaliar com coerência a práxis educativa em todos os âmbitos da educação. Sendo uma via de mão dupla podendo constar de idas e voltas mudando de acordo com o momento vivido e a técnica utilizada. Oferece também ao educador a oportunidade de intercambio de técnicas para uma interpretação de objetivos da educação a ele ourtogado pelas instâncias superiores e pelos responsáveis pelos educandos. Por mais técnico que o profissional tente ser, somente com a aquisição de habilidades adquiridas ao longo de sua formação poderá intermediar conflitos no convívio escolar.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
                           PLANO DE FORMAÇÃO
Curso
Pedagogia
Circuito
11
Período
Up
Rio Real
 
Aluno
 
ANA MARIA DE JESUS
 
 
 Tutor
 
Silvane dos Santos Souza
Disciplina
Tópicos especiais em educação III
Gestor(r) da disciplina
Maria Luiza Ferreira dos Santos,
Tema
Formação
Indisciplina na escola e na sala de aula
 
Objetivos da formação
Possibilitar momentos de socialização viáveis para a formação cidadã ética e justa, refletindo sobre as mudanças de atitude que contribuam para a solução de situações problemas que porventura venham a surgir tanto em sala de aula como em âmbito escolar.
Oferecer aos professores suporte básico para que os professores possam intermediar situações para uma melhor convivência;
Indicar meios de inferências em conflitos;
Permitir ao educador uma reflexão particular e significativa em diversos segmentos sociais e culturais ;
Conteúdos
Estatuto da criança e do adolescente
Bulling e suas implicações
Regras de convivência
Diversidade cultural
Desigualdade social
 
 
 
 
 
 
 
 
Procedimentos
1º momento
Assinatura de ficha de presença e distribuição do material didático necessário.
2º momento
 Acolhida
Distribuição de uma mensagem previamente escolhida de acordo com o tema abordado.
Dinâmica de grupo
Serão distribuindo flores de papel com uma frase incompleta, cuja resposta estará na flor do (a) colega, o qual dará um abraço e haverá troca da flor.
Eu sou um jarro sem flor...
Eu sou a flor do seu jarro.
3º momento
 Música de reflexão (FAVELA) Leo Santana
 4º momento
Palestrante com abordagem sobre a temática
”Indisciplina na escola e na sala de aula”
“Bulling e suas implicações”
“Regras de convivência 
“Diversidade cultural”
Como intermediar conflitos
Principais fatores de indisciplina
Recursos
Bonecos de diversas cores, Vídeo; data show, not book; Charges, Fotos de época, Desenhos diversos, Papel metro, Cartolina, Cola, Tesoura, lápis, borracha, caneta  
 
Avaliação
A avaliação ocorrerá em um processo continuo.
Será avaliada tanto, a interação entre os participantes, assim como os formadores , através de fichas avaliativas preenchidas pelos curcistas.
Referências
 
http://www.livrosdepedagogia.com.br/CapaGrande.asp?CodigoLivro=61706
 
BRASIL. Ministério da Educação- MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. n.º 9.394,de 20 de dezembro 1996.(online)arquivo capturado em 02 de setembro de 2012. Disponível em: http//WWW.mec.gov.br.home/ttp/LDB.doc
PERRENOUD, petrangler Le drnier inspcteur? L.Educateur,n.4-5dez.1992
 disponível em www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/.../1/Artigo%2026.pdf
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa

Na presente formação se espera que o professor seja capaz de atuar dentro da sala de aula intermediando situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas, justificando respostas, compreendendo explicações, manifestando e acolhendo opiniões

De acordo com os pressupostos teóricos de Moacir Gadotti (1984, p. 75) profissional da educação precisa estar atento para a compreensão de que a formação contínua é requisito fundamental para o profissional que atua na área da educação, dando suporte para desenvolver competências e habilidades dentro de uma abordagem teórica indissociável da práxis pedagógica. É um momento propício para o professor repensar as suas necessidades de formação.

“[...] processo educacional exige que olhemos para as ações humanas, as quais se explicam na relação com sua finalidade. As ações humanas que se caracterizam por ser ‘instrumentos’ para a ‘manutenção ou transformação social.” Trabalhar com a formação continuada é relevante para a democratização da educação; voltando-se principalmente para professores que atuam nas séries finais do ensino fundamental I.

 

Por outro lado, é necessário acreditar no potencial que cada indivíduo possui, mesmo que esse potencial ainda precise ser desenvolvido e ouvir o que as pessoas têm a dizer é essencial quando se pratica a lideranças, pois se acredita ser impossível para um professor desenvolver trabalhos e conquistar sozinho seu objetivo. 

Brandão (1985, p. 7) “Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar, Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.”

Inicialmente Brandão faz análises coerentes com a atuação e vivências registradas no cotidiano do professor. Por isso suscitar abordagens inerentes a práxis requer cautela..

Suscitar situações de aprendizagem de acordo com as finalidades de cada um individualmente e com o seu campo de atuação e realidade social, histórica e cultural, assim como, do entorno da escola em que os mesmos atuam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sábado, 22 de dezembro de 2012

Relatório de estágio em gestão escolar


FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS EaD

ANA MARIA DE JESUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RIO REAL

2012

 
 
ANA MARIA DE JESUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR

 

Relatório final das atividades para fins de avaliação da disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, Curso de Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências.

 

 

 

 

 

RIO REAL

2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Apresentação

Trabalho foi elaborado em decorrência resultado do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão. Durante a narração referirei os aspectos notados durante o período que com a confiança, de que foi muito favorável para  minha graduação.

Ao achegar à escola fui muito bem acolhida pelo diretor e demais funcionários, pois já me conheciam de outros lugares, tais como: cursos de formação e da secretaria de educação. Apresentei a ele meus documentos e falei quais eram as minhas finalidades, dando início assim, ao estágio de gestão.

Gestão Escolar é um contexto de grande acuidade para que se tenha uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de informação, em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.

Apesar de ter  havido um grande avanço nas derradeiras décadas, o que poderia permitir uma vida digna para todos, ainda se vê boa parte da população mundial  excluída do crescimento científico e tecnológico. Geralmente esse conhecimento está sob o comando das grandes potências, que o oposto de acomodar todos, colabora para aguçar as altercações.

Em meio a todas as mudanças, a família também adquire novas configurações de coordenação e identidades, ainda não benquistas totalmente pela sociedade. A escola por sua vez acerba fracassos que tem levado a excetuar, grande parcela de alunos, pela impotência de sua práxis e também pela extensão que proporciona em relação as autênticas e indispensáveis indigências dos mesmos.

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

Apresentação

Caracterização da instituição- campo de estágio.....................................5

2.1- Aspectos físicos......................................................................................5

2.2-recursos humanos e pedagógicos...........................................................5

2.3-corpo discente.........................................................................................6.

3- Descrição das atividades desenvolvidas no estágio

3.1-Observação..............................................................................................6.

3.2- co-participação........................................................................................6

4-Apresentação dos resultados

4.1-dificuldades encontradas..........................................................................7

5-Conclusão e recomendações...................................................................8

7- Anexos.......................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caracterização da instituição de ensino-campo de estágio

2.1- Aspectos físicos

Escola municipal Ana Maria Baptista Lins. Recuperada pelo governador Paulo Gomes Souto, pelo secretário de educação Edilson Souto Freire, como diretor geral do CONESC. Obra executada pelo engenheiro Antonio Fernando Andrade Lima, financiada com recursos do Banco Mundial (BIRD) MEC governo do estado em outubro de 1996. A  principio era uma escola estadual, atualmente escola municipal. Comportam quatro salas, uma sala de professores, cantina, dois banheiros adaptados com corrimão, secretaria e diretoria, pátio, holl de entrada, murada, localizada no centro da cidade. Funcionam os três turnos: matutino e vespertino: ensino fundamental II, noturno: duas turmas EJA e três turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.na sala de professores também funciona o laboratório de informática.

As aulas de educação física são ministradas em sala quando teóricas e as aulas  praticas, na quadra municipal de esportes ou no colégio do estado que fica próximo, porque a escola não possui espaço físico para as atividades de educação física.   

2.2- Recursos humanos e pedagógicos

HUMANOS

3porteiro e 1 merendeira e 3 auxiliares de serviço, 4 com ensino fundamental 1 com formação geral e 1 com ensino fundamental imcompleto1 coordenador pedagógico para o ensino regular e outro para o projeto MAIS EDUCAÇÃO , uma secretária em cada turno, 1professor por matéria curricular, 4monitores do mais educação,uma Vice- diretora  e o diretor. 9 professores possuem licenciatura em magistério, 6 em pedagogia, 1 técnico em contabilidade 1 licenciatura em geografia ,4psicopedagogo 1 licenciatura em matemática . Destes apenas 2 são prestação de serviços os demais são efetivos do município.

 PEDAGÓGICOS

2 data show, dois computadores na diretoria mais 18 computadores a disposição dos alunos e dos professores,livros didáticos para todos os alunos uma grande variedade de literatura.  

 

  

2.3- corpo discente

A clientela é composta por alunos tanto da zona urbana como da zona rural, por esse motivo é muito variada. São jovens e adolescentes problemáticos que necessitam de atenção redobrada. Pois a comunidade do entorno da escola oferece todo tipo de perigo, tanto para os alunos, como para professores.

3- Descrição das atividades desenvolvidas no Estágio

. 

3.1- Observação

Durante o período da observação ficou constatado que todos trabalham em perfeita harmonia para o bom funcionamento da escola. Os funcionários sempre pontuais procurando cumprir cada um com a tarefa determinada para aquele dia.  

3.2- CO-PARTICIPAÇÃO

Reuniões com funcionários a cada dois meses e extraordinárias se uma necessidade maior. Reunião com os pais e professores, culminância de projeto realizada a cada seis meses. As aulas de reforço são feitas através do projeto mais educação.

Atualmente esta sendo executado um projeto Educação de qualidade se faz assim  que tem como tema, escola família e sociedade rio realense juntas, rumo a transformação e valorização do homem em uma perspectiva holística

Acompanhamento dos alunos no intervalo das aulas e o preenchimento de fichas de declaração para bolsa família;

Acompanhamento juntamente com o diretor de intervenções necessárias para amenizar a indisciplina dos alunos;

Emissão de transferência;

Revisão da planilha de compras com o dinheiro da escola;

Solicitação de afastamento determinado período com abono de faltas – alunos que vão para casa por motivo de saúde;

Reunião de diretor e professores tendo como pauta: a nota dos alunos; vetar dos treinos poliesportivos alunos com nota baixa.

Preenchimento de assinatura de transferência;

Acompanhamento de faltas sem a devida justificativa. Acompanhamento de elaboração de aviso para a seleção de monitores do projeto mais educação pra o próximo ano letivo.

4-  APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Legalidade, normatização, capacitação, organização, provimento, competência, formação são habilidades inerentes ao individuo participativo. Organizar as metas a ser alcançadas buscando significados atribuídos a essas metas, assim sendo, ter também uma compreensão de mundo inerente nas relações sociais e educativas. Na escola supracitada, a gestão democrática ocupa espaços articulados, fluentes, numa pluralidade de ideias elaboradas nos procedimentos  técnicos científicos articulados com o contexto cultural da comunidade escolar e do meio onde a mesma esta inserida. As características gerenciais possuem características próprias. Onde a prevalência de decisões tomada pelo grupo, a delegação de tarefas de acordo com as competências de cada membro do grupo; a prevalência de decisões tomada pelo grupo, onde o gestor escolar estar presente em todas as decisões tomadas pelo grupo

4.1- dificuldades encontradas

As dificuldades encontradas durante a execução do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, foram poucas devido a equipe gestora, professores e funcionários  dedicarem muito do seu tempo para apresentar as informações e possibilitar minha participação no decorrer da rotina escolar, ouvindo e absorvendo algumas das minhas sugestões para um bom funcionamento da unidade escolar

Foi formidável também apreciar a realidade da Instituição Escolar. A interação com os profissionais foi extremamente enriquecedora, idêntico as minhas expectativas pude vivenciar a rotina do cotidiano escolar e de uma realidade diferente daquela a qual estava acostumada e a realização de diversas atividades nos três turnos de funcionamento da escola.

5- conclusão e recomendações

Ao finalizar do Estágio exigido pela disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, permaneceu a veracidade da acuidade de unir a teoria e a práxis. Este conhecimento proporcionado pelo estágio expande o significado da composição de um profissional da área da educação, integra a formação acadêmica e afere subsídios para uma ação efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na área de gestão mostrou-me a seriedade da formação continuada e do constante aperfeiçoamento dos conhecimentos da área, das precisões sociais, da averiguação da própria práxis e a busca de questões atuais.

As recomendações é que prevaleça o espírito de equipe presente durante todo o período do estágio e que em nenhum momento deixou transparecer que eram atitudes premeditadas. E sim, que era a rotina da escola.

 

 

 

6- Referências

Disponivel em:

portal.mec.gov.br/index.php?option=com...id...estagio...Em cache

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7- Anexos.

8- Apêndices