sábado, 22 de dezembro de 2012

Relatório de estágio em gestão escolar


FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS EaD

ANA MARIA DE JESUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RIO REAL

2012

 
 
ANA MARIA DE JESUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR

 

Relatório final das atividades para fins de avaliação da disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, Curso de Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências.

 

 

 

 

 

RIO REAL

2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Apresentação

Trabalho foi elaborado em decorrência resultado do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão. Durante a narração referirei os aspectos notados durante o período que com a confiança, de que foi muito favorável para  minha graduação.

Ao achegar à escola fui muito bem acolhida pelo diretor e demais funcionários, pois já me conheciam de outros lugares, tais como: cursos de formação e da secretaria de educação. Apresentei a ele meus documentos e falei quais eram as minhas finalidades, dando início assim, ao estágio de gestão.

Gestão Escolar é um contexto de grande acuidade para que se tenha uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de informação, em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.

Apesar de ter  havido um grande avanço nas derradeiras décadas, o que poderia permitir uma vida digna para todos, ainda se vê boa parte da população mundial  excluída do crescimento científico e tecnológico. Geralmente esse conhecimento está sob o comando das grandes potências, que o oposto de acomodar todos, colabora para aguçar as altercações.

Em meio a todas as mudanças, a família também adquire novas configurações de coordenação e identidades, ainda não benquistas totalmente pela sociedade. A escola por sua vez acerba fracassos que tem levado a excetuar, grande parcela de alunos, pela impotência de sua práxis e também pela extensão que proporciona em relação as autênticas e indispensáveis indigências dos mesmos.

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

Apresentação

Caracterização da instituição- campo de estágio.....................................5

2.1- Aspectos físicos......................................................................................5

2.2-recursos humanos e pedagógicos...........................................................5

2.3-corpo discente.........................................................................................6.

3- Descrição das atividades desenvolvidas no estágio

3.1-Observação..............................................................................................6.

3.2- co-participação........................................................................................6

4-Apresentação dos resultados

4.1-dificuldades encontradas..........................................................................7

5-Conclusão e recomendações...................................................................8

7- Anexos.......................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caracterização da instituição de ensino-campo de estágio

2.1- Aspectos físicos

Escola municipal Ana Maria Baptista Lins. Recuperada pelo governador Paulo Gomes Souto, pelo secretário de educação Edilson Souto Freire, como diretor geral do CONESC. Obra executada pelo engenheiro Antonio Fernando Andrade Lima, financiada com recursos do Banco Mundial (BIRD) MEC governo do estado em outubro de 1996. A  principio era uma escola estadual, atualmente escola municipal. Comportam quatro salas, uma sala de professores, cantina, dois banheiros adaptados com corrimão, secretaria e diretoria, pátio, holl de entrada, murada, localizada no centro da cidade. Funcionam os três turnos: matutino e vespertino: ensino fundamental II, noturno: duas turmas EJA e três turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.na sala de professores também funciona o laboratório de informática.

As aulas de educação física são ministradas em sala quando teóricas e as aulas  praticas, na quadra municipal de esportes ou no colégio do estado que fica próximo, porque a escola não possui espaço físico para as atividades de educação física.   

2.2- Recursos humanos e pedagógicos

HUMANOS

3porteiro e 1 merendeira e 3 auxiliares de serviço, 4 com ensino fundamental 1 com formação geral e 1 com ensino fundamental imcompleto1 coordenador pedagógico para o ensino regular e outro para o projeto MAIS EDUCAÇÃO , uma secretária em cada turno, 1professor por matéria curricular, 4monitores do mais educação,uma Vice- diretora  e o diretor. 9 professores possuem licenciatura em magistério, 6 em pedagogia, 1 técnico em contabilidade 1 licenciatura em geografia ,4psicopedagogo 1 licenciatura em matemática . Destes apenas 2 são prestação de serviços os demais são efetivos do município.

 PEDAGÓGICOS

2 data show, dois computadores na diretoria mais 18 computadores a disposição dos alunos e dos professores,livros didáticos para todos os alunos uma grande variedade de literatura.  

 

  

2.3- corpo discente

A clientela é composta por alunos tanto da zona urbana como da zona rural, por esse motivo é muito variada. São jovens e adolescentes problemáticos que necessitam de atenção redobrada. Pois a comunidade do entorno da escola oferece todo tipo de perigo, tanto para os alunos, como para professores.

3- Descrição das atividades desenvolvidas no Estágio

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3.1- Observação

Durante o período da observação ficou constatado que todos trabalham em perfeita harmonia para o bom funcionamento da escola. Os funcionários sempre pontuais procurando cumprir cada um com a tarefa determinada para aquele dia.  

3.2- CO-PARTICIPAÇÃO

Reuniões com funcionários a cada dois meses e extraordinárias se uma necessidade maior. Reunião com os pais e professores, culminância de projeto realizada a cada seis meses. As aulas de reforço são feitas através do projeto mais educação.

Atualmente esta sendo executado um projeto Educação de qualidade se faz assim  que tem como tema, escola família e sociedade rio realense juntas, rumo a transformação e valorização do homem em uma perspectiva holística

Acompanhamento dos alunos no intervalo das aulas e o preenchimento de fichas de declaração para bolsa família;

Acompanhamento juntamente com o diretor de intervenções necessárias para amenizar a indisciplina dos alunos;

Emissão de transferência;

Revisão da planilha de compras com o dinheiro da escola;

Solicitação de afastamento determinado período com abono de faltas – alunos que vão para casa por motivo de saúde;

Reunião de diretor e professores tendo como pauta: a nota dos alunos; vetar dos treinos poliesportivos alunos com nota baixa.

Preenchimento de assinatura de transferência;

Acompanhamento de faltas sem a devida justificativa. Acompanhamento de elaboração de aviso para a seleção de monitores do projeto mais educação pra o próximo ano letivo.

4-  APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Legalidade, normatização, capacitação, organização, provimento, competência, formação são habilidades inerentes ao individuo participativo. Organizar as metas a ser alcançadas buscando significados atribuídos a essas metas, assim sendo, ter também uma compreensão de mundo inerente nas relações sociais e educativas. Na escola supracitada, a gestão democrática ocupa espaços articulados, fluentes, numa pluralidade de ideias elaboradas nos procedimentos  técnicos científicos articulados com o contexto cultural da comunidade escolar e do meio onde a mesma esta inserida. As características gerenciais possuem características próprias. Onde a prevalência de decisões tomada pelo grupo, a delegação de tarefas de acordo com as competências de cada membro do grupo; a prevalência de decisões tomada pelo grupo, onde o gestor escolar estar presente em todas as decisões tomadas pelo grupo

4.1- dificuldades encontradas

As dificuldades encontradas durante a execução do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, foram poucas devido a equipe gestora, professores e funcionários  dedicarem muito do seu tempo para apresentar as informações e possibilitar minha participação no decorrer da rotina escolar, ouvindo e absorvendo algumas das minhas sugestões para um bom funcionamento da unidade escolar

Foi formidável também apreciar a realidade da Instituição Escolar. A interação com os profissionais foi extremamente enriquecedora, idêntico as minhas expectativas pude vivenciar a rotina do cotidiano escolar e de uma realidade diferente daquela a qual estava acostumada e a realização de diversas atividades nos três turnos de funcionamento da escola.

5- conclusão e recomendações

Ao finalizar do Estágio exigido pela disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, permaneceu a veracidade da acuidade de unir a teoria e a práxis. Este conhecimento proporcionado pelo estágio expande o significado da composição de um profissional da área da educação, integra a formação acadêmica e afere subsídios para uma ação efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na área de gestão mostrou-me a seriedade da formação continuada e do constante aperfeiçoamento dos conhecimentos da área, das precisões sociais, da averiguação da própria práxis e a busca de questões atuais.

As recomendações é que prevaleça o espírito de equipe presente durante todo o período do estágio e que em nenhum momento deixou transparecer que eram atitudes premeditadas. E sim, que era a rotina da escola.

 

 

 

6- Referências

Disponivel em:

portal.mec.gov.br/index.php?option=com...id...estagio...Em cache

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7- Anexos.

8- Apêndices

 

 

 

 

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