FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS EaD
ANA MARIA DE JESUS
RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR
RIO REAL
2012
ANA MARIA DE JESUS
RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO
ESCOLAR
Relatório final
das atividades para fins de avaliação da disciplina: Estágio Supervisionado em
Gestão Escolar, Curso de Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências.
RIO
REAL
2012
Apresentação
Trabalho foi elaborado em decorrência resultado do Estágio Curricular
Supervisionado em Gestão. Durante a narração referirei os aspectos notados
durante o período que com a confiança, de que foi muito favorável para minha graduação.
Ao achegar à escola fui muito bem acolhida pelo diretor e demais
funcionários, pois já me conheciam de outros lugares, tais como: cursos de
formação e da secretaria de educação. Apresentei a ele meus documentos e falei
quais eram as minhas finalidades, dando início assim, ao estágio de gestão.
Gestão Escolar é um contexto de grande acuidade para que se tenha uma
escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída
em termos de informação, em que os progressos das telecomunicações, da
informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e
radicais, as quais a escola precisa acompanhar.
Apesar de ter havido um grande avanço nas derradeiras
décadas, o que poderia permitir uma vida digna para todos, ainda se vê boa
parte da população mundial excluída do
crescimento científico e tecnológico. Geralmente esse conhecimento está sob o comando
das grandes potências, que o oposto de acomodar todos, colabora para aguçar as altercações.
Em meio a todas as mudanças, a família
também adquire novas configurações de coordenação e identidades, ainda não benquistas
totalmente pela sociedade. A escola por sua vez acerba fracassos que tem levado
a excetuar, grande parcela de alunos, pela impotência de sua práxis e também
pela extensão que proporciona em relação as autênticas e indispensáveis
indigências dos mesmos.
Sumário
Apresentação
Caracterização
da instituição- campo de estágio.....................................5
2.1-
Aspectos
físicos......................................................................................5
2.2-recursos
humanos e pedagógicos...........................................................5
2.3-corpo
discente.........................................................................................6.
3-
Descrição das atividades desenvolvidas no estágio
3.1-Observação..............................................................................................6.
3.2-
co-participação........................................................................................6
4-Apresentação
dos resultados
4.1-dificuldades
encontradas..........................................................................7
5-Conclusão
e recomendações...................................................................8
7-
Anexos.......................................................................................................
Caracterização
da instituição de ensino-campo de estágio
2.1-
Aspectos físicos
Escola municipal Ana Maria Baptista Lins. Recuperada pelo
governador Paulo Gomes Souto, pelo secretário de educação Edilson Souto Freire,
como diretor geral do CONESC. Obra executada pelo engenheiro Antonio Fernando
Andrade Lima, financiada com recursos do Banco Mundial (BIRD) MEC governo do
estado em outubro de 1996. A principio
era uma escola estadual, atualmente escola municipal. Comportam quatro salas,
uma sala de professores, cantina, dois banheiros adaptados com corrimão,
secretaria e diretoria, pátio, holl de entrada, murada, localizada no centro da
cidade. Funcionam os três turnos: matutino e vespertino: ensino fundamental II,
noturno: duas turmas EJA e três turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
II.na sala de professores também funciona o laboratório de informática.
As aulas de educação física são ministradas em sala
quando teóricas e as aulas praticas, na
quadra municipal de esportes ou no colégio do estado que fica próximo, porque a
escola não possui espaço físico para as atividades de educação física.
2.2- Recursos
humanos e pedagógicos
HUMANOS
3porteiro
e 1 merendeira e 3 auxiliares de serviço, 4 com ensino fundamental 1 com
formação geral e 1 com ensino fundamental imcompleto1 coordenador pedagógico
para o ensino regular e outro para o projeto MAIS EDUCAÇÃO , uma secretária em
cada turno, 1professor por matéria curricular, 4monitores do mais educação,uma
Vice- diretora e o diretor. 9
professores possuem licenciatura em magistério, 6 em pedagogia, 1 técnico em
contabilidade 1 licenciatura em geografia ,4psicopedagogo 1 licenciatura em
matemática . Destes apenas 2 são prestação de serviços os demais são efetivos
do município.
PEDAGÓGICOS
2
data show, dois computadores na diretoria mais 18 computadores a disposição dos
alunos e dos professores,livros didáticos para todos os alunos uma grande
variedade de literatura.
2.3-
corpo discente
A
clientela é composta por alunos tanto da zona urbana como da zona rural, por
esse motivo é muito variada. São jovens e adolescentes problemáticos que
necessitam de atenção redobrada. Pois a comunidade do entorno da escola oferece
todo tipo de perigo, tanto para os alunos, como para professores.
3- Descrição
das atividades desenvolvidas no Estágio
.
3.1- Observação
Durante
o período da observação ficou constatado que todos trabalham em perfeita harmonia
para o bom funcionamento da escola. Os funcionários sempre pontuais procurando
cumprir cada um com a tarefa determinada para aquele dia.
3.2- CO-PARTICIPAÇÃO
Reuniões
com funcionários a cada dois meses e extraordinárias se uma necessidade maior.
Reunião com os pais e professores, culminância de projeto realizada a cada seis
meses. As aulas de reforço são feitas através do projeto mais educação.
Atualmente
esta sendo executado um projeto Educação de qualidade se faz assim que tem como tema, escola família e sociedade
rio realense juntas, rumo a transformação e valorização do homem em uma
perspectiva holística
Acompanhamento
dos alunos no intervalo das aulas e o preenchimento de fichas de declaração
para bolsa família;
Acompanhamento
juntamente com o diretor de intervenções necessárias para amenizar a
indisciplina dos alunos;
Emissão
de transferência;
Revisão
da planilha de compras com o dinheiro da escola;
Solicitação
de afastamento determinado período com abono de faltas – alunos que vão para
casa por motivo de saúde;
Reunião
de diretor e professores tendo como pauta: a nota dos alunos; vetar dos treinos
poliesportivos alunos com nota baixa.
Preenchimento
de assinatura de transferência;
Acompanhamento de faltas sem
a devida justificativa. Acompanhamento de elaboração de aviso para a seleção de
monitores do projeto mais educação pra o próximo ano letivo.
4- APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Legalidade,
normatização, capacitação, organização, provimento, competência, formação são
habilidades inerentes ao individuo participativo. Organizar as metas a ser
alcançadas buscando significados atribuídos a essas metas, assim sendo, ter
também uma compreensão de mundo inerente nas relações sociais e educativas. Na
escola supracitada, a gestão democrática ocupa espaços articulados, fluentes,
numa pluralidade de ideias elaboradas nos procedimentos técnicos científicos articulados com o
contexto cultural da comunidade escolar e do meio onde a mesma esta inserida.
As características gerenciais possuem características próprias. Onde a
prevalência de decisões tomada pelo grupo, a delegação de tarefas de acordo com
as competências de cada membro do grupo; a prevalência de decisões tomada pelo
grupo, onde o gestor escolar estar presente em todas as decisões tomadas pelo
grupo
4.1-
dificuldades encontradas
As dificuldades encontradas durante a execução do
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, foram poucas devido a equipe gestora,
professores e funcionários dedicarem
muito do seu tempo para apresentar as informações e possibilitar minha
participação no decorrer da rotina escolar, ouvindo e absorvendo algumas das
minhas sugestões para um bom funcionamento da unidade escolar
Foi formidável também apreciar a realidade da
Instituição Escolar. A interação com os profissionais foi extremamente
enriquecedora, idêntico as minhas expectativas pude vivenciar a rotina do
cotidiano escolar e de uma realidade diferente daquela a qual estava acostumada
e a realização de diversas atividades nos três turnos de funcionamento da
escola.
5- conclusão e recomendações
Ao finalizar do Estágio exigido pela
disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, permaneceu a veracidade da
acuidade de unir a teoria e a práxis. Este conhecimento proporcionado pelo
estágio expande o significado da composição de um profissional da área da
educação, integra a formação acadêmica e afere subsídios para uma ação
efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que
permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na área de gestão mostrou-me
a seriedade da formação continuada e do constante aperfeiçoamento dos
conhecimentos da área, das precisões sociais, da averiguação da própria práxis
e a busca de questões atuais.
As recomendações é que prevaleça o espírito
de equipe presente durante todo o período do estágio e que em nenhum momento
deixou transparecer que eram atitudes premeditadas. E sim, que era a rotina da
escola.
6- Referências
Disponivel
em:
7- Anexos.
8- Apêndices
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